Dieta contra anemia: 10 alimentos que você deve consumir

· 13 de abril de 2019
Além de consumir alimentos ricos em ferro, a dieta para combater a anemia deve incluir a vitamina C, pois auxilia na assimilação do primeiro nutriente.

A anemia é uma das condições de saúde mais relacionadas à alimentação. Em muitos casos, é causada por uma ingestão de alimentos deficiente. No entanto, assim como uma dieta ruim pode influenciar a sua aparição, a dieta contra a anemia também pode ser usada.

Neste artigo vamos contar alguns detalhes que você deve saber sobre a anemia, assim como algumas diretrizes para combatê-la.

O que é a anemia?

Anemia é uma condição ou síndrome que é causada por uma diminuição no tamanho ou número de glóbulos vermelhos no sangue. Da mesma forma, pode ser caracterizada por um baixo nível de hemoglobina.

Em geral, a anemia ocorre como consequência de uma dieta deficiente em que há uma falta significativa de micronutrientes, como ferro, ácido fólico e vitamina B12.

Tipos de anemia

Tipos de anemia

A anemia mais frequente é aquela relacionada à falta de ferro. Isso pode ocorrer por não ingerir alimentos ricos nesse mineral, mas também pode ser devido ao mau funcionamento intestinal, o que impede a absorção desse nutriente.

Da mesma forma, pode ocorrer devido à perda excessiva de sangue causada por sangramento, cirurgia ou menstruação.

A falta de ferro impede a produção normal dos glóbulos vermelhos. Assim, nosso corpo gera menos glóbulos vermelhos do que precisamos. Além disso, os poucos que são produzidos tendem a ser muito pequenos e com valores muito baixos de hemoglobina.

Por outro lado, a anemia também pode ser causada pela falta de ácido fólico ou vitamina B12. No primeiro caso, caracteriza-se pela geração orgânica de glóbulos vermelhos grandes, mas muito frágeis.

Confira também: 5 bebidas saudáveis ​​para o tratamento da anemia

Sintomas

Os principais sintomas que uma pessoa com anemia apresenta são os seguintes:

  • Fadiga
  • Sensação de frio constante e intensa
  • Palpitações
  • Cefaleia (dores de cabeça)

Geralmente, o sinal mais perceptível é a palidez, mas também há evidência de uma perda acentuada de força e um estado anêmico debilitado.

Dieta contra a anemia

A anemia é causada pela carência ou falta absoluta de certos micronutrientes. Portanto, o consumo de alimentos com essas vitaminas e minerais pode ajudar a nos recuperar.

A primeira coisa que você precisa saber são as quantidades corretas que o seu corpo precisa diariamente. Uma pessoa saudável, exceto em casos excepcionais como gravidez, geralmente requer os seguintes valores diários:

  • Ferro: 8 mg para homens e 18 mg para mulheres
  • Ácido fólico: 400 mcg
  • Vitamina B12: 2,4 mcg

A seguir, apresentaremos alguns dos alimentos mais benéficos para evitar e combater a anemia.

1. Alfafa

A alfafa pode fornecer até 1 mg de ferro para cada 100 gramas que você consome. Além disso, ela também contém vitamina C, que beneficia a sua dieta contra a anemia, pois essa vitamina ajuda a melhorar a absorção do ferro.

2. Aveia

Farinha de aveia contra a anemia

Para cada 100 gramas de aveia ingerida, você estará proporcionando ao seu corpo cerca de 5 mg de ferro. Portanto, uma xícara de aveia pode proporcionar cerca de 50% das necessidades diárias de ferro.

3. Carne vermelha

A carne vermelha também contém ferro. Para cada 100 gramas de carne, você recebe 3 mg de ferro. Claro, certifique-se de que a carne que você come não tenha um alto teor de gordura.

4. Figos secos

Outro aliado da sua dieta contra a anemia é o figo seco, que contém 4,2 mg de ferro por cada 100 gramas. O figo fresco também proporciona ferro, mas em menor quantidade: 0,6 mg por 100 gramas.

5. Kiwi

Dieta contra anemia: kiwi

kiwi tem um alto teor de vitamina C: cerca de 98 mg por cada 100 gramas. Mesmo que você não consuma ferro adequadamente, ao oferecer vitamina C, seu corpo pode absorver melhor o mineral de outras fontes.

6. Lentilhas

As lentilhas têm 3,3 mg de ferro por cada 100 gramas que você consome. Além disso, fornece outros nutrientes importantes, como o ácido fólico e o cobre.

7. Levedura de cerveja

A levedura de cerveja é multivitamínica, uma vez que contém uma grande variedade e quantidade de minerais, oligoelementos e proteínas. Ela também fornece todas as vitaminas do complexo B.

8. Missô

O missô é um condimento à base de soja, cereais e sal marinho que pode ser encontrado em uma ampla variedade. Todas as formas de missô contribuem com ferro, mas o mais benéfico é o Hatcho, que contém um total de 7,1 mg por cada 100 gramas.

9. Pistache

Dieta contra anemia: pistaches

O pistache é uma excelente opção na sua dieta contra a anemia, já que ele tem 3,9 mg de ferro por cada 100 gramas.

Da mesma forma, ele proporciona cerca de 1,2 mg de cobre por cada 100 gramas. Este é outro mineral cuja deficiência pode causar anemia. Portanto, a combinação de ambos os nutrientes pode ter um efeito favorável no combate à anemia.

Não deixe de ler: Remédios infalíveis para combater a anemia em casa

10. Beterraba

A beterraba proporciona 0,80 mg de ferro a cada 100 gramas. Além disso, fornece vitamina C e ácido fólico.

Todos esses nutrientes combinados criam um tipo de barreira que pode protegê-lo da anemia. Em qualquer caso, lembre-se de que você deve procurar um profissional que assuma o controle total durante o processo de recuperação.

O especialista lhe dirá quais alimentos você deve ingerir, de acordo com as condições do seu corpo. A dieta contra anemia deve ser feita de maneira controlada.