Dieta cetogênica: seu objetivo e seus riscos

· 27 de maio de 2019
A dieta cetogênica baseia-se na restrição de carboidratos a 10% ou menos para induzir a um estado de cetose. Desta forma, se ativam as rotas metabólicas alternativas que queimam gorduras.  

A dieta cetogênica, ou dieta cetônica (da palavra ” Ketogenic ” em inglês), é uma dieta muito baixa em carboidratos que converte o corpo em uma máquina de queima de gordura. Dizem que tem potenciais benefícios para perda de peso, a saúde, e o desempenho atlético. E existem milhões de pessoas que já a experimentaram.

No entanto, este tipo de dieta pode comprometer seriamente a sua saúde. Continue lendo, pois aqui nós explicamos mais sobre o assunto.

Em que consiste a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica é aquela que reduz ou elimina completamente os carboidratos para forçar o corpo a entrar em cetose. Isso produz uma perda de peso ao utilizar a gordura como fonte de energia.

Cetose é um estado metabólico em que o organismo  é privado de carboidratos como fonte primária de glicose para produção de energia. Portanto, este se vê obrigado a obter energia a partir do metabolismo da gordura.

Quando privamos o organismo de carboidratos, este usa o glicogênio armazenado no fígado como primeiro recurso. Quando é consumido, o organismo começa a consumir os ácidos graxos, transformando-os em corpos cetônicos. No entanto, sua liberação em massa pode ser perigosa para alguns órgãos.

Dieta cetogênica: descrição

Alimentos da dieta cetogênica

A proporção de carboidratos em uma dieta cetogênica é geralmente bem menor a 50 a 60% do total de calorias. Geralmente, fornece cerca de 10% ou menos da energia na forma de hidratos.

Existem dietas cetogênicas em que a ingestão de frutas e vegetais é permitida, mas em quantidades muito controladas. Outras variantes dessa dieta eliminam completamente toda a fonte de carboidratos, proibindo a ingestão de cereais, farinhas, panificados e também frutas, verduras e legumes.

Além disso, existem dietas cetogênicas em que se recorre ao jejum para promover a formação inicial de corpos cetônicos, que posteriormente devem ser mantidos para alcançar a perda de peso às custas da grande oxidação das gorduras.

Como podemos ver, existem muitas dietas cetogênicas, e todas têm o propósito final de promover a queima de gorduras no organismo para dar origem depois a corpos cetônicos em nosso corpo.

Leia também: Quais são as proteínas magras e como elas contribuem para a dieta?

Riscos de seguir a dieta cetogênica

1. Redução do consumo de frutas e vegetais

Dieta cetogênica não inclui frutas e verduras

Como a maioria das dietas cetogênicas minimiza o consumo de vegetais e frutas, o corpo recebe uma quantidade mínima de vitaminas, minerais e fibras, que são tão abundantes nesses alimentos. Isso poderia ser resolvido tomando um suplemento vitamínico, se esse tipo de dieta for realizado.

2. Redução do consumo de fibras

Ao ingerir tão pouca fibra, outra consequência é que geralmente apareça a constipação, por isso é aconselhável tomar algum tipo de infusão que tenha efeitos laxativos, como a malva.

3. Mau hálito

Dieta cetogênica provoca mau hálito

Entre outras coisas, também é comum sofrer de mau hálito ou halitose, dada a alta produção de corpos cetônicos. Além disso, alguns estudos sugerem que este tipo de dieta aumentaria a sensação de cansaço ou fadiga, devido à falta de carboidratos na dieta.

4. Poderia reduzir o nível cognitivo

Como o cérebro precisa usar corpos cetônicos para substituir a glicose, seu combustível preferido, o desempenho cognitivo pode ser afetado, como demonstraram os cientistas americanos.

5. É mais difícil seguir

Os estudos mostram que a impossibilidade de consumir alimentos muito populares, como cereais, pão, legumes, frutas ou vegetais, reduz significativamente a adesão a essa dieta.

6. Pode causar cetoacidose

Em casos extremos pode causar cetoacidose, se os corpos cetônicos estiverem maciçamente aumentados no sangue, o que pode causar danos a alguns órgãos ou inclusive o coma.

Portanto, para submeter-se a este tipo de dieta é essencial ter um bom estado de saúde prévia e fazer consultas regulares com um profissional de saúde, pois se a pessoa tem insuficiência renal ou hepática pode ter sérios problemas ao fazê-la.

Leia também: O que é a dieta lipofílica e como segui-la de forma adequada

Cuidado!

Além dos inconvenientes próprios que são adicionadas a este tipo de dieta, alguns grupos de risco com maior vulnerabilidade são:

  • Pessoas com problemas no fígado ou no coração, já que em alguns casos há proporcionado o desenvolvimento de arritmias.
  • Mulheres grávidas ou em período de amamentação
  • Pessoas com insuficiência renal

A dieta cetogênica não é uma dieta que podemos realizar durante toda a vida ou que promova hábitos saudáveis ​​de vida. Sem dúvida alguma, não constitui uma dieta equilibrada, mas propõe uma alternativa ocasional e temporária para perder peso e gordura.

Finalmente, lembre-se de que para qualquer regime nutricional que você deseje seguir, é importante visitar um especialista que avalie seu estado de saúde atual e indique o melhor plano alimentar para você.

 

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