6 dicas para procurar um apartamento em casal

29 de agosto de 2019
Vocês decidiram encontrar um apartamento como casal e não sabem por onde começar? Aprenda as melhores dicas para escolher o lugar certo para as vocês dois.

Chegou o dia em que vocês decidiram morar juntos e fortalecer seu relacionamento, por isso, torna-se necessário sair para encontrar um apartamento para o casal. A ideia é romântica e feliz, embora ao longo do caminho, às vezes, tudo isso possa se tornar um pouco complicado.

Para não desistir da tentativa, é interessante conhecer com certeza e clareza algumas dicas. Começar com o planejamento da busca por moradias compartilhadas, facilitará a decisão. A casa dos seus sonhos está esperando por vocês, e com calma vocês vão encontrá-la.

6 dicas para encontrar um apartamento em casal

Encontrar um apartamento para o casal é algo que deve ser feito com consciência, tranquilidade e tempo o suficiente. Caso contrário, qualquer um pode se sentir ansioso e parar de ver as coisas com clareza.

A ideia de morar junto pode ser muito excitante, mas isso não significa que vocês não sentirão pressão ou preocupações em alguns momentos. Nesses casos, manter uma boa comunicação será a chave para superar os obstáculos.

Procurar por um apartamento é uma tarefa que deve ser desenvolvida em equipe, onde é essencial sentar, conversar com calma, ouvir, propor e saber como encontrar pontos de acordo mútuo.

1. Comprar ou alugar um apartamento?

A primeira decisão é o método pelo qual planejam adquirir o apartamento. É real que todo mundo sonha em ter sua própria casa, mas às vezes é preciso analisar muito bem as circunstâncias.

Para comprar, é preciso ter certeza de que a experiência de morar juntos será bem-sucedida, embora todos acreditem que será. Além disso, é preciso pensar se estarão nessa região para sempre ou apenas por alguns anos.

Dependendo das condições econômicas e trabalhistas atuais do casal, pode-se optar pela compra ou arrendamento. O aconselhável é não se apressar com uma hipoteca quando não têm certeza de poder pagar.

2. Localização do apartamento: a região favorável para ambos

Casinha no lago

A localização geográfica é um ponto muito importante na hora de procurar por um apartamento para o casal. Provavelmente todo mundo tem suas preferências, seja por gosto ou por experiências vividas. Agora, é preciso que negociem o melhor lugar para vocês dois.

É importante analisar a proximidade ou o conforto que o local oferece para suas rotinas diárias. A partir da mudança, todas as suas atividades começarão a partir dessa casa.

Alguns pilares fundamentais são: serviços disponíveis, meios de transporte, segurança, distância ao trabalho, lojas próximas, etc. Idealmente, procure um apartamento com a clareza do que ambos precisam para se sentir bem.

Leia também este artigo: Truques para gastar menos nas reformas

3. A quantidade de ambientes

No início, o casal pode supor que um pequeno apartamento é o melhor para desfrutarem um do outro. No entanto, eles têm que pensar no futuro e abrir suas mentes. Em algum momento, com certeza, eles precisarão de seus próprios espaços.

Viver juntos não significa ficar preso um ao outro o dia inteiro e, de fato, um quarto para ficar sozinho sempre ajuda. Também é preciso avaliar se receberão visitas ou se querem ter filhos mais tarde. Quanto mais analisarem as possibilidades com profundidade, menos erros cometerão.

4. Apartamento com mobília ou vazio

Há ofertas de apartamentos mobiliados e outros que não possuem móveis. A decoração é um assunto que parece menor, mas geralmente causa várias discussões.

Talvez seja melhor decidir antecipadamente o estilo preferido e fazer uma lista dos móveis que usarão. Então, podem optar por adaptar o que já existe ou ir às compras.

5. Planejar a distribuição de espaços

Planejar a distribuição dos espaços no novo apartamento

À medida em que vão morar juntos, começam a compartilhar muitos espaços que talvez antes tivessem para si mesmos. Neste ponto, devemos saber como organizar e ser equitativo na distribuição para não ter conflitos desnecessários.

Armários são um ponto alto para algumas pessoas, então é melhor ser prevenido antes que fiquem loucos depois. Visualizar antes a localização dos pertences previna minutos de estresse. Se escolhe melhor o apartamento e objetos inúteis também são descartados ao longo do caminho.

Descubra ademais: 10 truques curiosos para deixar seus sapatos como novos

6. A decoração do apartamento

Concordar em como darão vida ao apartamento do casal também é uma dica para que ambos sintam que o espaço lhes pertence. É preciso pensar sobre o que cada um quer ter e então negociar o que permanecerá.

Geralmente, os homens tendem a ser menos detalhistas neste momento, mas precisam participar. Provavelmente, eles cuidam da sala de estar com televisão e consoles ou um escritório próprio.

Encontrar um apartamento em casal: uma decisão pensada

Morar juntos é uma das decisões mais importantes na vida das pessoas. Por sua vez, escolher o local que irá testemunhar a aventura tem a mesma prioridade. Por isso, você tem que tomar todo o tempo que precisar e não deixar de fora nenhum detalhe, por menor que pareça.