O bebê é precioso e chegou na vida do casal para torná-los mais felizes. Mas a intimidade e o relacionamento podem ser afetados se não houver amor e maturidade para aceitar as mudanças.
“Não prece tão difícil”, pensam muitos casais quando finalmente vem o recém-nascido. Mas quem tem a oportunidade de saborear como é a vida em casal depois de ter um filho sabe que surgem mudanças que transformam a relação entre os dois.
Para muitos casais, a chegada dos filhos significa a consolidação do amor e do relacionamento; enquanto que para outros pode ser motivo de ruptura se não conseguem manusear e canalizar as mudanças que a maternidade/paternidade trazem para a vida do casal.
Bastará a primeira noite do bebê na casa para saber que a vida como pais será significativamente diferente. A vida em casal depois de ter uma criança vai exigir esforço dos dois.
A importância do apoio mútuo
Nas situações mais difíceis, há bebês que têm que ser alimentados a cada três horas ou menos e têm um sono frágil, acordando continuamente. As noites mal dormidas introduzem uma dose de tensão no relacionamento que os dois não conheciam antes.
Enquanto a mãe atende às necessidades do bebê, alguns pais se sentem deslocados. Certamente nos primeiros dias de vida do bebê ele estão tão unido à mãe que às vezes não há espaço para ninguém mais. A mulher é absorvida por suas responsabilidades como mãe e não sobra tempo para o casal.
Se o homem se envolve nas tarefas da casa, será chave para que a mulher possa desempenhar melhor seu trabalho de mãe. Algumas mulheres aprendem a delegar e outras a confiar.
Se, além disso, o homem intervém no cuidado do bebê, desenvolverá novas habilidades que redundarão em um maior bem estar para todos. As dificuldades da criação podem ser superadas com a paciência que ambos estejam dispostos a investir e o apoio que ofereçam um ao outro.
Ao se tornarem pais, o casal muda em cada etapa do crescimento do filho. Eles crescem junto com a criança. Serem pais de um bebê e de um adolescente não será a mesma coisa.
A renúncia de alguns hábitos é uma decisão necessária depois de ter um filho: se gostavam de sair para dançar às sextas ou ir acampar nos fins de semana, terão de esperar que o bebê fique maior. Não há porque se desesperar, ele crescerá e o dia vai chegar.
Com boa disposição, engenho e criatividade, o casal conseguirá integrar as grandes e inevitáveis mudanças que a chegada dos filhos impõe. Os planos para dois serão agora para três ou quatro.
Atentos com a paixão
Os que treinam como pais aproveitam cada oportunidade para se comparar com outros casais de pais e se nutrir de outras experiências. Ainda que não esteja mal compartilhar e até rir de si mesmos, não adormecer a vida em casal vai depender da vontade dos dois.
Em algumas ocasiões a chama da paixão será um pouco ou até totalmente apagada. Uma combinação de paciência, criatividade e amor serão o remédio para resolver as pequenas crises que surjam.
O prazer que a intimidade oferece, além disso, os ajudará a liberar as tensões próprias da criação. Ainda, se verão retroalimentados com a sensibilidade e a ternura que cuidar de um bebê nos desperta.
A vida em casal depois de ter um filho será enriquecida. A conexão entre o casal se expande quando enfrenta-se diariamente à vivência da criação. Um filho é a obra do amor entre o casal e, por sua vez, devolverá mais amor a ele.
Esta nova felicidade redundará em benefício para todos. Quando o vínculo afetivo com a criança cresce, o amor do casal se fortalece com o aumento da confiança entre ambos. Isso será muito valioso a medida em que a criança crescer e tiver novas demandas.
Talvez a chegada do primeiro filho seja mais desestabilizante que a chegada do segundo ou do terceiro. É uma experiência nova que por mais que o casal se prepare, sempre os pegará de surpresa de alguma forma.
Melhor reconhecer e aceitar do que fugir
A vida em casal depois de ter um filho se estremece. É preciso reconhecer e aceitar isso. Antes de fugir do relacionamento é preciso aceitar que as prioridades mudaram. Isso se trata de amadurecer individualmente e como casal.
Ambos vão sentir falta dos dias de romantismo e sonharão com o espaço para se reencontrar. Não percam a calma, é parte da adaptação. Os filhos crescerão e, com isso, aumentarão os momentos de vida em casal. Enquanto isso é preciso aproveitar as ocasiões que apareçam e também terão de criar as ocasiões!
A chegada dos filhos é a melhor de todas as oportunidades para se consolidar como casal. Não deixaram e nem deixarão de ser um casal se decidirem assim e trabalharem por isso diariamente. Só que agora, além de ser um casal são uma família.
Incentivar o bom hábito da leitura nas crianças traz muitos benefícios para o seu desenvolvimento. Embora atualmente existam muitas outras ferramentas de “entretenimento”, ensinar as crianças a amar os livros faz parte de sua formação intelectual, social e emocional. Quer conhecer…
Temos que escolher com cuidado os filmes para assistir com os avós. Precisa ser um filme bom para todas as idades, também para as crianças desfrutarem. Desta forma, somente ficarão as belas lembranças dos momentos de entretenimento com os seres…
A comunicação com nossos filhos deve fazer parte de nosso dia a dia. Em algum momento surgirão diferenças de opinião ou de critérios. É aí quando deve-se usar as ferramentas comunicativas para manter um diálogo assertivo. Além disso, dependendo do…
Se você teve um ou mais irmãos, você se lembra quem era o filho preferido de seu pai ou de sua mãe? Provavelmente tenha falado com seus pais sobre essa inquietude. Curiosamente, sua resposta era algo como: “não tenho um…
Você está avaliando possibilidades parar decidir ser mãe adotiva? Que grande desafio decidiu assumir! A adoção é, sem dúvidas, um processo complexo para todos. A família biológica, a criança em adoção e a família adotiva. Há toda uma gama de…
A fatiga escolar é um transtorno muito comum nas crianças. Consiste no esgotamento e cansaço que os alunos sentem devido às tarefas e matérias próprias da escola. A fatiga escolar tem diferentes causas, como o sono, o aborrecimento, o desgaste…