Como é a vida de casal depois de ter um filho?
“Não parece tão difícil”, pensam muitos casais quando vão conhecer um recém-nascido. Mas quem tem a oportunidade de saber como é a vida de casal depois de ter um filho sabe que surgem mudanças que transformam a relação entre os dois.
Para muitos casais, a chegada dos filhos significa a consolidação do amor e do relacionamento; enquanto para outros pode ser motivo de ruptura se não conseguem gerenciar e canalizar as mudanças que a maternidade/paternidade trazem para a vida do casal.
Bastará a primeira noite do bebê na casa para saber que a vida como pais será significativamente diferente. A vida em casal depois de ter uma criança vai exigir esforço dos dois.
A importância do apoio mútuo
Nas situações mais difíceis, há bebês que têm que ser alimentados a cada três horas ou menos e têm um sono frágil, acordando continuamente. As noites mal dormidas introduzem uma dose de tensão no relacionamento que os dois não conheciam antes.
Enquanto a mãe atende às necessidades do bebê, alguns pais se sentem deslocados. Certamente nos primeiros dias de vida do bebê, ele está tão unido à mãe que às vezes não há espaço para ninguém mais. A mulher é absorvida por suas responsabilidades como mãe e não sobra tempo para o casal.
Se o homem se envolve nas tarefas da casa, será a chave para que a mulher possa desempenhar melhor seu trabalho de mãe. Algumas mulheres aprendem a delegar e outras a confiar.
Se, além disso, o homem intervém no cuidado do bebê, desenvolverá novas habilidades que redundarão em um maior bem-estar para todos. As dificuldades da criação podem ser superadas com a paciência que ambos estejam dispostos a investir e o apoio que ofereçam um ao outro.
Talvez também te interesse ler: O que é uma família disfuncional e como ela pode afetar os filhos?
Mudanças no relacionamento depois de ter um filho
Ao se tornarem pais, o casal mudará em cada etapa do crescimento do filho. Eles crescem junto com a criança. Serem pais de um bebê e de um adolescente não será a mesma coisa.
A renúncia de alguns hábitos é uma decisão necessária depois de ter um filho: se gostavam de sair para dançar às sextas ou ir acampar nos fins de semana, terão de esperar que o bebê fique maior. Não há porque se desesperar, ele crescerá e esse dia vai chegar.
Com boa disposição, engenhosidade e criatividade, o casal conseguirá integrar as grandes e inevitáveis mudanças que a chegada dos filhos impõe. Os planos para dois serão agora para três ou quatro.
Atentos com a paixão
Os que treinam como pais aproveitam cada oportunidade para se comparar com outros casais de pais e se nutrir de outras experiências. Ainda que não esteja mal compartilhar e até rir de si mesmos, não adormecer a vida em casal vai depender da vontade dos dois.
Em algumas ocasiões a chama da paixão será um pouco ou até totalmente apagada. Uma combinação de paciência, criatividade e amor serão o remédio para resolver as pequenas crises que surjam.
O prazer que a intimidade oferece, além disso, os ajudará a liberar as tensões próprias da criação. Ainda, se verão retroalimentados com a sensibilidade e a ternura que cuidar de um bebê nos desperta.
Leia também: 7 ideias de presentes para a família
Crescer com os filhos
A vida em casal depois de ter um filho será enriquecida. A conexão entre o casal se expande quando enfrentam diariamente à vivência da criação. Um filho é a obra do amor entre o casal e, por sua vez, devolverá mais amor a ele.
Esta nova felicidade redundará em benefício para todos. Quando o vínculo afetivo com a criança cresce, o amor do casal se fortalece com o aumento da confiança entre ambos. Isso será muito valioso a medida em que a criança cresce e tem novas exigências.
Talvez a chegada do primeiro filho seja mais desestabilizante que a chegada do segundo ou do terceiro. É uma experiência nova que por mais que o casal se prepare, sempre os pegará de surpresa de alguma forma.
Melhor reconhecer e aceitar do que fugir
A vida em casal depois de ter um filho se estremece. É preciso reconhecer e aceitar isso. Antes de fugir do relacionamento é preciso aceitar que as prioridades mudaram. Isso se trata de amadurecer individualmente e como casal.
Ambos vão sentir falta dos dias de romantismo e sonharão com um espaço para se reencontrar. Não percam a calma, é parte da adaptação. Os filhos crescerão e, com isso, aumentarão os momentos de vida em casal. Enquanto isso é preciso aproveitar as ocasiões que apareçam e também terão de criar as ocasiões!
A chegada dos filhos é a melhor de todas as oportunidades para se consolidar como casal. Não deixaram e nem deixarão de ser um casal se decidirem assim e trabalharem por isso diariamente. Só que agora, além de ser um casal, são uma família.