5 dicas para preparar a lista de convidados de um casamento
Preparar a lista de convidados de um casamento não é algo fácil, principalmente se a festa planejada for grande. Hoje, vamos compartilhar algumas dicas para facilitar essa tarefa.
Geralmente, é melhor que apenas a noiva e o noivo cuidem disso. Embora eles possam confiar em uma assessoria de casamento, não é aconselhável que outras pessoas interfiram na lista de convidados. Veremos as razões mais tarde.
Dicas para preparar a lista de convidados de um casamento
Para preparar a lista de convidados do casamento, é preferível que a noiva e o noivo encontrem tempo para fazê-lo sem pressa. Vocês podem reservar um fim de semana ou algum tempo durante a semana. O que é importante ter em mente é que isso não deve ser postergado.
1. Rascunhe a lista de convidados do casamento
A primeira coisa que os noivos devem fazer é um rascunho. Para fazer isso, cada um pode pegar um papel e pensar nas pessoas que querem que estejam na lista. Após essa etapa, uma terceira lista será elaborada e os nomes que os dois escreveram serão anotados.
Até esse ponto, os noivos ainda não pararam para analisar quais convidados poderão ficar de fora da lista. Este é apenas o primeiro passo para preparar a lista de convidados, ajustando-a o máximo possível.
Você também pode se interessar: Músicas para casamento: confira as melhores!
2. Excluir convidados
Agora que os noivos têm uma primeira lista de convidados, é importante começar a triagem. Vamos ver algumas dicas que podem ajudá-los a fazer isso e entenderemos por que terceiros não devem estar envolvidos nesta tarefa:
- Convidados por compromisso: pessoas com quem os noivos podem não se dar bem, mas que convidam por educação. É preciso refletir muito sobre isso, pois o casamento pode se tornar um momento amargo se um convidado indesejado estiver presente.
- Convidados que não poderão comparecer: seja porque residem em outro país, por terem alguma responsabilidade que não lhes permite participar do evento ou qualquer outra circunstância. É necessário ligar para os convidados selecionados e confirmar se eles poderão comparecer.
3. Convite com acompanhante
Outro aspecto que é importante que os noivos tenham em mente ao preparar a lista de convidados é se eles trarão um acompanhante ou não. A razão pela qual isso é importante é simples: a escolha do buffet e o orçamento do casal.
Caso o orçamento dos noivos não consiga dar conta do grande número de convidados que virão, eles podem continuar a peneirar até que a lista fique mais alinhada com o valor disponível.
Não deixe de ler: Como organizar o dia do casamento?
4. Escolhendo a localização
A penúltima dica para preparar a lista de convidados do casamento é escolher o local da festa. Nesse ponto, é necessário levar em consideração onde cada convidado reside atualmente.
Em muitos casamentos, a noiva e o noivo pagam a viagem aos convidados se decidirem fazer a cerimônia em um local afastado. Se isso não for possível, vocês terão que escolher um local mais próximo. Lembre-se de que isso sempre deve ser feito com antecedência.
5. Dividindo os convidados nas mesas
Embora a preparação da lista de convidados do casamento já seja um procedimento tedioso, é ainda mais difícil colocá-los nas mesas. Para fazer isso, o casal também deve passar por outra fase da organização, na qual devem pensar em quem vai ficar ao lado de quem e na distribuição de todas as pessoas convidadas.
Como mencionamos no início, embora não seja conveniente ter a participação de terceiros, uma vez que eles podem acabar adicionando convidados desnecessários, pode ser interessante contar com a ajuda de um profissional.
De fato, ter uma pessoa especializada em planejamento de casamentos pode ser um grande alívio para os noivos. É importante que você avalie esta possibilidade, já que organizar um casamento pode causar muito estresse e desconforto.
Por esse motivo, se o dia a dia do casal já estiver cheio de responsabilidades, um profissional poderá tornar esta tarefa mais leve. Lembremos que esta cerimônia deve ser um momento de alegria para ambos, e isso inclui o seu planejamento.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Botton Beja, Flora. (2017). Tendencias actuales en el matrimonio en China. Estudios de Asia y África, 52(3), 535-566. https://dx.doi.org/10.24201/eaa.v52i3.2301
- Glantz, M. (1982). El día de tu boda (Vol. 6). Martín Casillas Editores.
- Vivallos Espinoza, Carlos, & Mazzei de Grazia, Leonardo. (2007). La arquitectura del buen amar: Matrimonio, normas y transgresión en testamentos de mujeres. Concepción 1754-1809. Universum (Talca), 22(1), 236-250. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-23762007000100015
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.