7 dicas para eliminar as moscas-das-frutas
Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto
É comum esquecer uma pedaço de fruta pela metade na geladeira ou em cima da mesa. Se isso acontecer e não for limpo em alguns dias, permite que apareçam as moscas-das-frutas.
São pequenos insetos que voam sobre espaços onde há matéria orgânica em decomposição, apodrecendo ou fermentando. No entanto, não são apenas um incômodo. Elas podem contaminar os alimentos, pois carregam germes.
Para evitar seu aparecimento, deve-se manter a higiene, principalmente nos setores onde se acumulam restos de alimentos. Uma vez instaladas as moscas-das-frutas, existem diversas formas de repeli-las.
Por que as moscas-das-frutas aparecem?
Esse tipo de mosca procura comida em decomposição para colocar seus ovos e se alimentar; especialmente frutas e vegetais ricos em frutose. Por exemplo, banana, uva, melão ou abóbora.
O processo de aparecimento delas é bastante rápido, já que as fêmeas são capazes de botar cerca de 500 ovos ao mesmo tempo.
Esses ovos eclodem em 24 horas e, apenas um dia depois, já atingem a idade adulta, portanto, são capazes de se reproduzir novamente. Dessa forma, se essa incômoda praga não for tratada, é muito difícil que desapareça.
Também em espaços mal higienizados onde se acumulam restos de comida. Ou seja, pias, pratos sujos ou latas de lixo.
Embora possam aparecer o ano todo, sua época favorita é o verão e o início do outono. Elas preferem ambientes quentes e úmidos.
Riscos de saúde
As moscas-das-frutas não representam um grande risco para a saúde, mas são responsáveis por transportar germes. Passando por diferentes alimentos e superfícies da casa, é possível que depositem microrganismos que, se ingeridos, podem transmitir doenças digestivas. Algumas muito graves, como a salmonela.
Por isso, é importante desinfetar as áreas onde elas apareceram, higienizar as frutas e verduras e, claro, descartar as que estão contaminadas. As moscas-das-frutas são muitas vezes confundidas com outras pragas semelhantes, como fungos ou mosquitos de plantas.
Elas são identificados por terem uma cor marrom, do escuro ao claro, e olhos avermelhados.
As melhores maneiras de matar moscas-das-frutas
Existem várias maneiras de lidar com a praga; algumas delas podem conter substâncias tóxicas e químicas, por isso é importante que estejam fora do alcance das crianças. Além disso, recomenda-se o uso de luvas e a higienização imediata das mãos.
1. Armadilhas com vinagre
Esse é um método altamente recomendado de tratamento de moscas-das-frutas. O vinagre de maçã é um dos seus maiores inimigos.
Misture um pouco em um copo, com algumas gotas de detergente ou detergente, e coloque perto de onde estão os insetos. Elas serão atraídos pelo cheiro do vinagre e ficarão presas pelo sabão.
Uma alternativa para esse truque caseiro é pegar um recipiente e despejar um pouco de vinagre de maçã nele. Em seguida, coloque um filme plástico ou insufilm por cima, ajuste-o e faça pequenos orifícios.
Devem ser feitas com palito ou garfo para que fiquem bem pequeninas. Os insetos poderão entrar, mas não sair. Se a praga for grande, vários desses frascos podem ser colocados simultaneamente.
2. Armadilhas com álcool
As moscas-das-frutas são atraídas pelo álcool, então é possível usar uma garrafa de cerveja ou vinho como armadilha. Deixá-la aberta e com um pouco de líquido onde a praga está localizada é o ideal.
Opcionalmente, adicione algumas gotas de detergente. O gargalo fino do recipiente funciona como uma armadilha, dificultando a saída dos insetos.
As mesmas frutas ou vegetais que causaram a praga podem ser usadas para combatê-la. Antes de descartar e desinfetar, coloque alguns pedaços em um copo, junto com algumas gotas de vinho ou vinagre.
Forme um cone com um pedaço de papel e deposite em cima. Deve ter uma abertura grande na parte superior e uma pequena na outra extremidade. Dessa forma, as moscas entram, mas não conseguem escapar.
3. Levedura
Em um recipiente com um pouco de água, coloque um pacote de fermento ativo e uma colher de sopa de açúcar para atrair insetos. Assim que grudarem na mistura, descarte-a e, se necessário, volte a montá-la.
4. Água sanitária ou alvejante
Se o problema teve origem no ralo, é possível usar água sanitária ou alvejante para eliminar algumas moscas. Despeje um pouco, sempre diluído em água, conforme as instruções do fabricante.
Esse método não é o melhor, pois pode matar certas espécies adultas, mas não todas as larvas ou ovos encontrados. Existem produtos comerciais específicos para a desinfecção de tubulações.
5. Armadilhas adesivas para moscas-das-frutas
Se nenhuma das dicas caseiras funcionou, é possível adquirir armadilhas adesivas feitas para insetos. Funcionam para várias espécies, incluindo moscas-das-frutas.
São obtidas em locais como lojas de ferragens e são colocadas em áreas infestadas. Uma vez preenchidas, devem ser trocadas e colocadas novas armadilhas.
É importante acompanhar o processo com uma higienização imediata do espaço.
6. Produtos comerciais
Esses sprays devem ser usados apenas como último recurso, pois muitos têm efeitos colaterais e não são ecologicamente corretos. Leia as instruções do produto e use com cuidado em áreas infestadas.
É possível que se eliminem alguns insetos, mas não dão conta das larvas em formação. Portanto, a praga não desaparece completamente.
7. No jardim
Não é apenas um problema na cozinha. No caso de ter horta ou pomar, também podem estar presentes moscas-das-frutas para atacar grande parte da colheita.
Para combatê-las, use os métodos caseiros já mencionados, mas coloque os recipientes próximos às áreas afetadas. Se possível, à sombra.
Ao ficar do lado de fora, é importante ficar atento às chuvas e à entrada de água nos recipientes. Também é possível repeli-las com uma cebola cortada ao meio. Seu cheiro forte funciona como repelente.
Como prevenir o aparecimento de moscas-das-frutas?
É mais fácil prevenir a geração dessa praga do que eliminá-la. Por isso, é fundamental adotar algumas medidas regulares de higiene na cozinha, no jardim e nos espaços onde se acumulam restos de comida.
- Pia e balcão: área muito comum onde essa praga é gerada. Evite deixar frutas picadas ou cortadas ao meio. Também alimentos perecíveis por muitos dias. Remova os restos de comida da pia regularmente.
- Lixeiras: é importante que tenham uma tampa que encaixe bem, para que não fique nenhum espaço aberto. Limpe-as com frequência e troque o saco antes que se acumule muita comida em decomposição.
- Reciclagem: não se esqueça dos caixotes de reciclagem. Latas, garrafas e potes precisam ser lavados antes do descarte.
- Gavetas: revise-as e limpe-as de vez em quando, junto com os demais móveis da cozinha. Cuide também de áreas difíceis, como atrás e embaixo da geladeira e outros eletrodomésticos, onde os alimentos tendem a cair e se acumular.
- Guarde as frutas: se preferir ter frutas ou legumes expostos, é aconselhável cobri-los e que fiquem em locais frescos. Principalmente as com muito açúcar, pois amadurecem mais rápido.
- Atenção na hora de fazer compras: se vir moscas na loja, evite escolher produtos que estejam próximos. Ao chegar em casa, limpe bem as frutas e verduras, pois podem trazer larvas e ovos que eclodem em casa.
- Líquidos: em caso de derramamento de líquidos, principalmente sucos e álcool, a área deve ser limpa e desinfetada imediatamente. Em pomares ou jardins, retire as frutas caídas antes que apodreçam no chão e retire as que já estão maduras das árvores.
Não perca a paciência
Embora seja uma praga irritante e insalubre, provavelmente não resistirá a temperaturas frias. Portanto, se for muito caro removê-las, elas podem desaparecer sozinhas no inverno. Além disso, a vida útil desses insetos é de cerca de duas semanas.
Ainda assim, é importante cuidar do problema. Adicionalmente e preventivamente, instale redes mosquiteiras nas janelas e apague as luzes à noite, pois as atrai. Você também pode colocar uma vela, quando os outros cômodos estiverem escuros, junto com água e detergente. Quando se aproximam, o fogo queima suas asas e o sabão as afoga.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- DÍAZ, Leonardo M., MURÚA, Fernando A., ACOSTA, Juan. C., ESCOBAR, Jorge M., Capacidad dispersiva de Ceratitis capitata (Diptera: Tephritidae) entre valles agrícolas en San Juan, Argentina. Revista de la Sociedad Entomológica Argentina [Internet]. 2008;67(1-2):155-161. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=322028482014
- Nolasco, Norma, Lannacone, José, Fluctuación estacional de moscas de la fruta anastrepha spp. y ceratitis capitata (wiedemann, 1824) (diptera: tephritidae)en trampas mcphail en Piura y en Ica, Perú. Acta Zoológica Mexicana (nueva serie) [Internet]. 2008;24(3):33-44. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=57524303
- Porras, Luis, Lecuona, Roberto, Estudios de laboratorio para el control de Ceratitis capitata (Wiedmann) (Diptera: Tephritidae) (Mosca del Mediterráneo) con Beauveria bassiana. Agronomía Costarricense [Internet]. 2008;32(2):119-128. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=43632207
- Rivera, Henrry. “Identificación Preliminar de Las Principales Especies de Mosca de La Fruta y Sus Hospederos En Ongón, Pataz, La Libertad.” Universidad Nacional de Trujillo (2017): 1–34. Disponible en: https://www.midagri.gob.pe/portal/download/pdf/herramientas/cendoc/videoconferencias/2011/moscas_fruta_proy_sanitario_17nov11.pdf
- Vanegas-Carrillo R, Ramírez-Dávila JF, Rivera-Martínez R. Spatial distribution of the Mexican fruit fly complex (Anastrepha spp.) (Diptera: Tephritidae) in Michoacán, México. Rev. Colomb. Entomol. [Internet]. 2021Apr.29 [cited 2021Oct.1];47(1):1-8. Available from: https://revistacolombianaentomologia.univalle.edu.co/index.php/SOCOLEN/article/view/7715
- Ros, J P., Olivero, J., Castillo, E., (2002). Mejora de mosqueros atrayentes y sistemas de retención contra la mosca Mediterránea de la fruta Ceratitis capitata Wied. Cómo hacer de la buena técnica del trampeo masivo una herramienta para controlar esta plaga. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/28160468_Mejora_de_mosqueros_atrayentes_y_sistemas_de_retencion_contra_la_mosca_Mediterranea_de_la_fruta_Ceratitis_capitata_Wied_Como_hacer_de_la_tecnica_del_trampeo_masivo_una_buena_herramienta_para_controlar
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.