Dicas para criar um mini jardim

7 de novembro de 2019
Ter um jardim ajuda a deixar para trás o estresse e a desfrutar de momentos de paz e tranquilidade. Ainda, é uma boa maneira de melhorar a qualidade do ar da sua casa.

Um mini jardim é um exercício de criatividade, organização e relaxamento. É um pequeno pedaço de natureza dentro de casa que deve ser usado em nossa decoração.

Apesar da simplicidade de sua estruturação, termos um momento para focar a nossa atenção única e exclusivamente no design e na colocação de cada um de seus elementos, obteremos grandes benefícios no nível psicoemocional. Em poucas palavras: é uma atividade muito simples, mas eficaz no momento de nos proporcionar bem-estar.

Foi demonstrado que a jardinagem, além de trazer beleza ao nosso ambiente, contribui para o nosso bem-estar mental. E vale a pena mencionar um benefício ainda mais importante: as plantas ajudam a purificar o ar da casa, fazendo com que o ar flua mais limpo e mais benéfico para a nossa saúde.

Começando devagar

Geralmente, as pessoas que ousam ter um mini jardim em casa costumam fazê-lo por um ou mais dos seguintes motivos:

  • Gostariam de ter um jardim, mas não têm espaço suficiente ou uma casa com espaço ao ar livre.
  • Estão curiosos sobre a elaboração de bonsai e afins.
  • Não sabem cuidar das plantas, mas querem tentar.
  • Estão curiosos sobre o reino vegetal.
  • Precisam relaxar. 

Quer saber mais? Leia: Como germinar sementes de limão para ter uma bela árvore em seu jardim

Primeiros passos

Ao criar um mini jardim, é necessário levar em consideração o tempo que você deseja gastar, porque nem todas as plantas podem ser tratadas da mesma maneira; alguns precisam de atenção frequente e outras, quanto menos atenção recebem, melhor.

Primeiros passos

Uma vez claro o que foi dito acima, podemos passar para a parte mais divertida: escolher as plantas que você mais gosta. Em seguida, devemos considerar o local onde vamos colocá-las e se queremos deixá-las ou não no contêiner onde as compramos.

Se quisermos trocar o recipiente por um mais bonito, será necessário prestar atenção às necessidades da planta. Por exemplo, existem espécies que precisam ter boa ventilação e, portanto, são abertos buracos no vaso. Outras podem precisar de mais luz e, portanto, um recipiente transparente deve ser escolhido, e assim por diante.

Obviamente, o tipo de mini jardim será determinado pelas espécies das nossas plantas. No entanto, as espécies de plantas mais apropriadas para um primeiro mini jardim são aquelas que não precisam de muita luz, irrigação e toleram altas temperaturas; como as suculentas e os cactos.

Visite esse artigo: Como germinar sementes de limão para ter uma bela árvore em seu jardim

Criação do mini jardim

Para criar um mini jardim, é necessário ter os seguintes materiais: 

  • Terra ou manta para o solo.
  • Cascalho ou pedras pequenas.
  • Carvão vegetal ou carvão ativado.
  • Musgo, areia e pedras decorativas (opcional).

Primeiro, encha o vaso com cerca de 2 a 3 cm de cascalho. Isso impedirá que a água estagnada entre em contato com as raízes. Podemos adicionar uma camada de musgo no fundo para servir como esponja e impedir que a terra penetre no cascalho.

Em seguida, misture o solo ou o fertilizante com o carvão: esse material orgânico facilitará a drenagem e ajudará o bom crescimento das raízes. Colocaremos uma camada com essa mistura, que ocupará um quarto ou um terço da capacidade do vaso.

Agora vamos pegar as plantas e colocá-las dentro da panela. Faremos buracos no substrato para introduzir bem as raízes. Devemos deixar um espaço de no mínimo 10 cm entre a planta e planta.

Criação do mini jardim

É preciso notar que é muito importante prestar atenção ao tipo de substrato que as plantas escolhidas precisarão para fazer nosso projeto prosperar e ter uma boa aparência.

Decoração e manutenção

Quando as plantas estiverem localizadas, cobriremos a superfície com musgo ou, se preferirmos, com pedras decorativas. Isso ajudará a impedir o crescimento de ervas daninhas. Em seguida, regaremos o mini jardim com um pouco de água, até vermos que o cascalho do fundo ficar molhado.

A propósito, você deve tentar regar as plantas no início da manhã e à noite. Finalmente, colocaremos o mini jardim em uma área bem iluminada, onde os raios do sol incidam indiretamente.

Mini jardim ou horta?

Mini jardim ou horta?

Se quisermos que o nosso mini jardim tenha uma dupla função, podemos criá-lo como se fosse uma pequena horta, com plantas como coentro, salsa e hortelã, por exemplo.

Também podemos combinar plantas decorativas com ervas medicinais ou aromáticas. E, se desejarmos, podemos adicionar acessórios como figuras, casas, pontes e outras estruturas em miniatura. Apenas deixe a sua imaginação voar solta! Hoje podemos ter um mini jardim e amanhã, talvez, um jardim suspenso.