7 dicas para purificar o ar de casa

· 2 de maio de 2019
Embora não possamos notar em um primeiro momento, o ar da casa se torna contaminado. Portanto, é essencial adotar algumas medidas para melhorar sua qualidade e proteger a família.

Purificar o ar de casa é um hábito que pode promover o bem-estar de toda a família. Embora muitos ignorem, em ambientes internos também se acumulam partículas poluidoras que podem afetar o desenvolvimento de algumas doenças.

No entanto, muitos desses riscos podem ser minimizados pela aplicação de medidas simples para melhorar a qualidade do ar interno. Este tema te interessa? Abaixo, compartilhamos em detalhes alguns dados relevantes e 7 recomendações. Confira.

Por que é importante purificar o ar de casa?

A importância de purificar o ar de casa está basicamente no bem-estar de todos os membros da família. Uma casa contaminada pode representar um risco para a saúde respiratória e da pele. De fato, muitas alergias e infecções frequentes têm a ver com o acúmulo de partículas nocivas para a saúde.

Além disso, os contaminantes aumentam o risco de bronquite, dores de cabeça ou distúrbios do ritmo cardíaco, entre outros. Em suma, não purificar o ar afeta o sistema imunológico e pode incidir no aparecimento ou agravamento de doenças.

Os mais expostos a seus efeitos negativos são:

  • Pessoas com doenças cardíacas e respiratórias
  • Bebês e crianças pequenas
  • Adultos mais velhos
  • Pessoas com doenças imunes
  • Mulheres grávidas
  • Pacientes com diabetes

Descubra ademais: 8 plantas que purificam o ar da sua casa

Dicas que ajudam a purificar o ar da casa

Cumprir as tarefas regulares de limpeza não é o suficiente para purificar o ar de casa. Embora os espaços possam parecer impecáveis ​​a olho nu, eles geralmente mantêm um certo nível de partículas poluentes. Assim, para garantir uma boa renovação do ar na casa, é bom atender às seguintes dicas.

1. Adquirir um purificador de ar

A primeira alternativa para purificar o ar de casa é usar um purificador

Para atender à necessidade de purificar o ar em casa, muitas empresas desenvolveram purificadores de ar. São dispositivos com a capacidade de eliminar a maior quantidade de poluentes presentes dentro da casa. O que você acha de considerar a instalação de um?

2. Para purificar o ar, evite o uso de ambientadores e velas

Velas perfumadas convencionais e ambientadores contêm compostos químicos que podem desencadear alergias, especialmente em pessoas cujas defesas estão enfraquecidas. Embora não possamos negar que o cheiro é agradável, eles não são a melhor opção para uma casa com ar puro.

3. Limpe os filtros do ar condicionado ou dos aquecedores

Embora a maioria das pessoas o ignore, os filtros do ar-condicionado e dos aquecedores acumulam resíduos de poeira ou outros poluentes. Eles poderiam, com o tempo, ser prejudiciais à saúde respiratória. Portanto, você deve certificar-se de limpá-los regularmente.

Você vai gostar de ler: 6 efeitos do ar-condicionado na sua saúde

4. Limpe a casa com um aspirador

Aspirar ajuda a purificar o ar da casa

Os aspiradores reduzem com mais eficácia as partículas contidas nos móveis e superfícies.

O aspirador é um bom aliado para purificar a casa quando se trata de tarefas de limpeza. Esta ferramenta tem a capacidade de remover os restos de tecidos, poeira e pelos de animais que se acumulam nas superfícies. É fácil de usar e pode ser usado diariamente.

5. Para purificar o ar da casa, lave os lençóis e os brinquedos de pelúcia

Lençóis e roupas de cama, bem como brinquedos de pelúcia, acumulam poeira e ácaros que podem piorar problemas respiratórios e de pele. Se chegou a hora de fazer uma limpeza profunda e purificar o ar de casa, o melhor é lavá-los com produtos desinfetantes.

6. Limpe o mofo

Muitos espaços úmidos em casa, como o banheiro ou a cozinha, por exemplo, podem apresentar problemas devido ao crescimento do mofo. Esses fungos não apenas produzem manchas escuras e odores desagradáveis, mas também atuam negativamente na saúde respiratória.

7. Abra portas e janelas

Abrir as janelas ajuda a purificar o ar da casa

A última recomendação para melhorar a qualidade do ar interior é abrir portas e janelas pelo menos 30 minutos por dia. Esta medida simples permite que o ar circule mais facilmente, ajudando a “desintoxicar” o ambiente interno. O ideal é fazê-lo em horas com menos tráfego ou cargas de pólen.

Resumindo…

Por fim, a poluição do ar nos espaços internos pode ter repercussões na saúde da pele e no sistema respiratório. Embora nem sempre seja visível a olho nu, as partículas nocivas estão no ambiente. Portanto, é conveniente adotar algumas estratégias para purificar o ar.

  • Bernstein, J. A., Alexis, N., Barnes, C., Bernstein, I. L., Bernstein, J. A., Nel, A., … Williams, P. B. (2004). Health effects of air pollution. Journal of Allergy and Clinical Immunology. https://doi.org/10.1016/j.jaci.2004.08.030
  • Brunekreef, B., & Holgate, S. T. (2002). Air pollution and health. Lancet. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(02)11274-8
  • Perez-Padilla, R., Schilmann, A., & Riojas-Rodriguez, H. (2010). Respiratory health effects of indoor air pollution. International Journal of Tuberculosis and Lung Disease.
  • E., P. (2017). Presence of Household Mold, Children’s Respiratory Health, and School Absenteeism: Cause for Concern. Journal of Environmental Health.
  • Anderson, J. O., Thundiyil, J. G., & Stolbach, A. (2012). Clearing the Air: A Review of the Effects of Particulate Matter Air Pollution on Human Health. Journal of Medical Toxicology. https://doi.org/10.1007/s13181-011-0203-1