12 truques para eliminar a poeira do seu lar

· 19 de outubro de 2016
Na hora de limpar a poeira, podemos levar em conta alguns truques caseiros que nos facilitarão muito a tarefa. Além disso, poderemos evitar os produtos químicos que podem ser prejudiciais para nossa saúde.

É uma substância volátil que está presente no ambiente e que pode chegar ao interior dos lares através de portas e sapatos. Neste artigo, iremos compartilhar truques para eliminar a poeira do seu lar.

A presença da poeira não apenas dá um mau aspecto à decoração da casa, como também, a longo prazo, pode representar um problema para a saúde respiratória.

Embora nem todas as pessoas apresentem reações alérgicas diante da poeira, com o passar do tempo ela pode deixar sequelas na saúde pulmonar e, inclusive, enfraquecer o sistema imunológico.

O mais preocupante é que é inevitável que se acumule nos espaços do lar, e é necessário retirá-la de maneira contínua através de vários métodos de limpeza.

A boa notícia é que existem vários truques caseiros para removê-la com facilidade e, além disso, sem a necessidade de usar produtos químicos caros.

A seguir, vamos compartilhar os 12 truques mais interessantes para eliminar a poeira. Assim, não hesite em colocá-los em prática.

Truques para eliminar a poeira

1. Lencinhos umedecidos de bebê para remover a poeira

Lenços umedecidos para eliminar a poeira

O primeiro truque para eliminar a poeira são as toalhinhas úmidas para bebês. Elas são excelentes aliadas para se desfazer dos resíduos de poeira, pois eles ficam grudados entre as teclas do computador, os móveis de madeira e também de outros elementos do lar.

Por isso, use-as para remover manchas secas e pegajosas.

2. Vinagre branco

Uma solução de vinagre branco com água é uma das melhores alternativas para eliminar a poeira e, além disso, desinfetar as superfícies.

Este produto é conhecido como um poderoso antibacteriano natural que, após sua aplicação, altera os ambientes que os germes necessitam para se proliferar.

Não esqueça de ler: 8 usos do vinagre branco que você não vai acreditar: Descubra-os!

3. Bicarbonato de sódio

Solução de bicarbonato para eliminar a poeira

Se você colocar uma colher de bicarbonato de sódio na água morna, poderá criar uma solução de limpeza ecológica para eliminar a sujeira, as manchas e, além disso, as bactérias.

Dessa forma, você pode usá-lo com um borrifador e retirar os excessos com uma flanela.

4. Luvas de flanela

Luvas de flanela são benéficas para desempoeirar artigos delicados, como luminárias, lâmpadas, peças de vidro e também outros elementos que usamos para decorar nosso lar.

Assim, a poeira fica aderida com mais facilidade a este material do que numa flanela comum de limpeza.

A poeira está presente em todos os lares e precisa de atenção constante. No entanto, existem alguns truques para ajudar a eliminá-la.

5. Pincéis

Você acha difícil eliminar a poeira dos cantos e espaços pequenos? Então, pegue um pincel de maquiagem ou de pintura e use-o para limpar os locais de difícil alcance.

6. Meias

meias-remover-poeira

Você pode experimentar colocar algumas meias velhas num rodo. Dessa forma, poderá retirar a poeira acumulada sob móveis de madeira, geladeira e outros objetos.

7. Pedaço de microfibra

Um pedaço de microfibra é a melhor opção para limpar as telas da TV e de computadores, que emitem muita eletricidade estática.

Leve em conta que elas não podem ser limpas com nenhum produto de limpeza, por isso você deve aplicar o produto primeiro sobre o pano.

8. Utensílios de cozinha

Os utensílios usados na cozinha para pegar alimentos, como macarrão e vegetais, podem servir para eliminar a poeira das persianas e de espaços pequenos. 

Envolva-as com tecidos macios, fixe com elásticos e então esfregue sobre as áreas que deseja limpar.

9. Escova de dentes

escova-de-dentes-para-remover-poeira

Uma escova de dentes que você não utiliza pode ajudar a eliminar a poeira de espaços pequenos, como janelas, cantos dos móveis ou chaves, entre outros.

10. Cotonetes

Se você tem cotonetes em seu banheiro, não deixe de dar a eles um uso alternativo como aliado para tirar a sujeira dos cantinhos e outros lugares de difícil acesso.

11. Bicarbonato de sódio e limão

Prepare uma pasta espessa com bicarbonato de sódio e limão para limpar e dar brilho ao box do chuveiro.

Quer saber mais? Leia: Mais de 30 formas maravilhosas de usar o bicarbonato de sódio

12. Limpador caseiro para móveis de madeira

limao-para-remover-poeira

Os móveis de madeira podem ser os que mais acumulam poeira e resíduos dentro de casa.

Considerando que seu material é mais delicado e tende a ficar opaco, recomendamos uma solução de limpeza especial para então desinfetá-lo e deixá-lo impecável:

Ingredientes

  • 1 colher de azeite de oliva (16 g)
  • ½ colher de óleo essencial de limão (3 g)
  • ¼ de xícara de vinagre branco (62 ml)
  • 1 ¼ de xícara de água (312 ml)
  • 1 frasco com borrifador

Como fazer?

  • Primeiramente, coloque o azeite de oliva num recipiente e misture-o com uma colher de chá de óleo essencial de limão e vinagre branco.
  • Mexa bem durante alguns segundos e então coloque num borrifador juntamente com a água e comece a utilizar.
  • Use a quantidade que achar necessária, espere uns dois minutos e após passe um pano suave para remover a sujeira.
  • Repita o mesmo procedimento se notar que os móveis continuam sujos.

Você já conhecia essas formas de limpeza? Deixe de se complicar em suas tarefas domésticas e não hesite em utilizá-las da próxima vez.

  • PEREIRA, C. C. ., MARIANO, Z. D. F., & SCOPEL, I. (2012). O Clima E As Doenças Respiratórias Em Patrocínio/Mg. Revista Eletrônica de Geografia.