Dicas para começar o dia com energia

· 30 de janeiro de 2019
Além de promover a produção de endorfinas e fazer com que nos sintamos melhor, os exercícios físicos nos ajudam a aumentar o ritmo cardíaco, melhorar a circulação e obter mais energia.

Você costuma se sentir fraco em algum momento do dia? Sente que lhe falta energia?

Geralmente em algum momento do dia sentimos um cansaço incômodo. Isso nos tira a motivação para continuar com nossas tarefas diárias da melhor maneira. Mesmo que sejamos entusiasmados, nos falta energia e nosso ritmo cai.

Ao falarmos de cansaço, devemos saber que episódios persistentes podem aparecer sem escolher a idade. Em um caso mais complexo, há pessoas que têm esse problema e percebem que nem após uma longa noite de sono melhoram.

Mas, tendo em vista esse quadro, o importante é saber que pode haver uma solução. Entretanto, a única maneira de encontrá-la é começar por provar uma série de alimentos que podem ajudar de uma forma muito eficiente. Que tal tentar?

Então, confira!

Recomendações para incrementar sua energia

Comece por um café da manhã saudável

Não descuide da primeira refeição do dia de maneira alguma. Que não seja um café da manhã cheio de calorias “vazias”, já que isso pode desencadear sono e desânimo. Isso, portanto, tomará metade do seu dia.

Ao contrário, tome um café da manhã saudável, que contribuirá para aquecer seu metabolismo e mantê-lo ativo o resto do dia.

Coma cereais integrais

Cereais para ter mais energia

Substitua seus alimentos favoritos com muito açúcar ou que sejam muito pesados ou ricos em amido. Escolha cereais integrais ou vegetais, pois é importante manter um equilíbrio de açúcar no sangue. Assim, a energia no organismo será constante.

Ao consumir cerais integrais você conseguirá aumentar a sensibilidade de seu organismo à insulina. Isso dará a você mais energia ao longo de um dia.

Não deixe de ler: 6 cereais integrais saudáveis que vale a pena incluir na dieta

Tome muita água

Água é importante para não perder a energia

Tomar boas quantidades de água por dia é muito importante. Então, a recomendação é que você mantenha sempre o corpo hidratado e refrescado através do consumo de água. Isso ajudará amplamente a nutrir o organismo e manter a energia por tempo prolongado.

Tente manter distância de refrigerantes e bebidas que contenham altas porcentagens de açúcar, e mais ainda, de bebidas energéticas. Muitas pesquisas afirmam que o corpo humano se sente mais sonolento quando processa os altos teores de açúcar contidos nos refrigerantes.

Tente nunca comer no meio da noite

Coloque limite no que diz respeito à hora das refeições. O ideal é que a última refeição ocorra três horas antes de que você se deite para dormir.

Comer e se deitar logo depois pode causar tensão em todo o corpo enquanto o processo de digestão ocorre. Portanto, no dia seguinte, você se sentirá mais cansado.

Antes de deitar é recomendável comer vegetais, porque são de fácil digestão para o organismo e contêm menos calorias do que outros alimentos.

Aumente o consumo diário de magnésio

Magnésio para ter mais energia

O magnésio é um elemento indispensável par ao corpo, pois oferece altos níveis de energia. Para obter esses níveis é preciso consumir pelo menos 300 miligramas de magnésio por dia.

É recomendável consumir o magnésio através da ingestão de peixes ou cereais de farelo. As amêndoas e as nozes também contêm teores de magnésio, porém em menores quantidades.

Consuma chocolate amargo

O chocolate amargo contém flavonoides que ajudam a melhorar o rendimento mental e inclusive o humor, por produzir um aumento no fluxo sanguíneo dirigido ao cérebro. Isso te ajudará a se sentir mais enérgico durante o dia.

Você gosta de chocolate? Então, não deixe de ler: 5 razões para consumir chocolate amargo

Pratique exercícios

Exercícios para ter mais energia

Tudo que esteja relacionado com nossa dieta alimentar também envolve as atividades físicas que praticamos. Exercitar-se diariamente não contribuirá apenas para a produção de endorfinas (que aumenta nossos níveis de felicidade), como também nos ajudará a impulsionar o sangue e aumentar a energia tanto quanto for necessário.

As dicas foram úteis pra você? Então, continue antenado na nossa página, porque temos muitas sugestões para a sua saúde, beleza e bem-estar.

  • Werneck, F. Z., Filho, M. G. B., & Ribeiro, L. C. S. (2005). Mecanismos de Melhoria do Humor após o Exercício: Revisitando a Hipótese das Endorfinas. Rev Bras Cienc e Mov.
  • Dunningham, W. A., & Filho, A. D. S. A. (2016). Saúde mental. Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria. https://doi.org/10.1080/00221309.2012.686462
  • Suhail Velazquez Cortes. (2009). Hábitos y estilos de vida saludable. PROGRAMA INSTITUCIONAL ACTIVIDADES DE EDUCACION PARA UNA VIDA SALUDABLES.
  • Slavin, J. (2003). Los Cereales Integrales y la Salud. Universidad de Minnesota. https://doi.org/10.1038/sj.tpj.6500245r6500245 [pii]