5 dicas para passar mais tempo de qualidade em casal

As obrigações diárias tornam difícil passar um tempo de qualidade com seu parceiro. No entanto, fazer isso é a melhor garantia de felicidade a longo prazo. Nós dizemos-lhe como alcançá-lo!
5 dicas para passar mais tempo de qualidade em casal
Elena Sanz

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz.

Última atualização: 11 setembro, 2022

Quando começamos a conhecer alguém que nos emociona, fazemos todo o possível para encontrar momentos para compartilhar. No entanto, depois relaxamos e negligenciamos o vínculo. Por esse motivo, queremos propor algumas chaves para passar mais tempo de qualidade em casal.

Este é um elemento fundamental para que o vínculo prospere e ambos os membros fiquem satisfeitos. E é que é graças ao tempo compartilhado que a proximidade emocional é criada, a intimidade é aprimorada e cresce ao mesmo tempo. Esses momentos servem para conectar e poder resolver problemas e discrepâncias.

É possível que as obrigações pessoais de cada um tornem difícil encontrar momentos a sós no dia a dia. Mesmo se vocês moram juntos, seu tempo juntos provavelmente não é da qualidade que deveria ser. No entanto, existem algumas dicas que queremos compartilhar com você.

1. Decidir passar mais tempo de qualidade juntos

Este é um primeiro passo crítico que negligenciamos. E é que trabalhar no relacionamento é uma decisão diária.

Se nos deixarmos levar pela inércia, é possível que nunca encontremos um furo na agenda para aquele momento especial. Portanto, o principal é se conscientizar da importância e da necessidade de passar tempo juntos.

Uma vez que você coloque seu parceiro e seu relacionamento como prioridade e perceba que precisa nutrir esse amor diariamente, será mais fácil encontrar momentos para fazê-lo. Não espere que a rotina deteriore tanto o vínculo que já seja tarde demais.

Momento para compartilhar em casal.
O momento de compartilhar em casal deve ser criado e buscado a partir da firme decisão de ambos.

2. Estabelecer rotinas

As rotinas podem se tornar grandes aliadas em relação ao objetivo anterior. Dessa forma, se determinados planos ou atividades forem integrados ao cotidiano, não será necessário fazer um esforço para encontrar aquele momento compartilhado.

Tenha em mente que, embora estejamos procurando passar um tempo de qualidade juntos, a quantidade também é importante. Compartilhar o cotidiano cria e fortalece laços, e é muito positivo saber aproveitar essa possibilidade.

Você pode, por exemplo, decidir jantar juntos todos os dias ou ter uma conversa descontraída por um tempo antes de ir para a cama. Mesmo que sejam alguns minutos, você os está dedicando apenas a vocês e isso fará a diferença.

Além disso, é importante sair ou planejar compromissos pelo menos uma ou duas vezes por mês. Esses espaços serão destinados a interromper a rotina, desconectar-se das obrigações e conectar-se com o parceiro. Mesmo que tenha filhos, procure cumprir esse objetivo, pois é muito comum que a paternidade afete e aliene o casal.

3. Oferecer atenção

Se você quer passar mais tempo de qualidade em casal, existe uma máxima que você deve seguir: livre-se das distrações. Quando estiverem juntos, desligue a televisão, silencie o celular e concentre toda a sua atenção no outro. É triste ver tantos casais jantando juntos e grudados nas telas, sem dizer uma palavra.

Nessas circunstâncias, o tempo compartilhado é de pouca utilidade, pois precisamos nos sentir vistos e ouvidos pelo outro. Mesmo que não haja nada a dizer, oferecer presença e atenção a esse momento compartilhado faz a diferença. Um olhar, um sorriso, uma carícia valem muito mais do que várias horas juntos em total distância emocional.

4. Ter conversas de qualidade

Há muitos casais que, embora passem o dia inteiro juntos, não sentem que conseguiram se conectar com o outro. E isso se deve às conversas ruins que eles mantêm.

Falar sobre o tempo, filhos, o que comer no dia seguinte, não é significativo quando se trata de criar intimidade. Para conseguir isso, deve haver vulnerabilidade, autorevelação e profundidade.

Se você quer se aproximar do seu parceiro, compartilhe seus sonhos e desejos, seus medos e preocupações, compartilhe suas expectativas e opiniões. Mostre-se como você é; seu verdadeiro “eu”. Mesmo que isso te assuste.

Esteja disposto a conhecer, compreender e abraçar a essência do outro. Ouça com atenção, faça perguntas relevantes, ofereça apoio e validação às suas emoções.

É essa dinâmica que reforça o amor e permite que nos entendamos, negociemos e tenhamos empatia. Portanto, evite assuntos triviais e não tenha medo de aprofundar.

5. Escolha atividades apropriadas para passar mais tempo de qualidade em casal

Por fim, é aconselhável não descuidar as atividades nas quais esse tempo compartilhado vai ser investido. Qualquer momento do cotidiano (um jantar, uma conversa ou simplesmente fazer compras juntos), se vivido com presença, pode tornar-se num espaço de qualidade. No entanto, é aconselhável que os planos sejam diversificados e estimulantes.

Assim, podem fazer uma pequena viagem, inscrever-se num curso ou aula do seu interesse, ir ouvir um grupo de música ou praticar certo esporte ao ar livre. Tudo vai depender dos gostos de ambos; sim, deve haver espaço para as preferências de ambos.

Quando o casal se interessa por nossos hobbies e é incentivado a compartilhá-los, isso nos faz sentir especiais, valorizados e considerados. Da mesma forma, quando fazemos o mesmo um pelo outro, estamos mostrando ao parceiro quanto nos importamos.

Ao fazer atividades divertidas e prazerosas com seu parceiro, você está associando sua pessoa a esses sentimentos positivos. Portanto, a afinidade aumentará.

Correndo em pares
Compartilhar atividades que sejam prazerosas para ambos é uma forma de fortalecer o vínculo.

Em resumo

Em suma, passar mais tempo de qualidade como casal é uma decisão e um objetivo que ambos devem trabalhar. Nem sempre será fácil e às vezes será tentador deixar a inércia tomar conta.

Continuar a cultivar paixão e intimidade é a melhor garantia de satisfação a longo prazo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Contreras, A. U., García, M. T. I., & González, R. A. M. (2019). Diseño y validación de la Escala del Tiempo Compartido en la Pareja (TCP). Psychology, Society & Education11(2), 165-175.
  • Domínguez Folgueras, M. (2012). La división del trabajo doméstico en las parejas españolas. Un
    análisis de uso del tiempo. Revista internacional de sociología, 70(1), 153-179. doi:
    10.3989/ris.2009.08.26
  • Sánchez, R. (2017). Auto-divulgación: Medición en la pareja mexicana. Revista Iberoamericana de Psicología: Ciencia y Tecnología10(2), 11-24. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6642553

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.