Dicas para aliviar a dor de varizes

· 21 de junho de 2014
As varizes atacam aproximadamento 50% das mulheres. Por serem muito incômodas e doloridas, as mulheres acabam recorrendo à cirurgias para tratá-las, mas não é preciso, você pode aliviar a dor de forma natural.

Pernas cansadas, sensação de pressão, câimbra, coceira, dor… as varizes não são qualquer coisa, pois trata-se de uma realidade que pode muito bem limitar nossa qualidade de vida. A dor de varizes é, sem dúvida, muito incômoda, mas pode ser aliviada.

Quase 50% das mulheres padecem delas, sejam na forma de leves marcas que pintam as pernas, ou na forma mais chamativa e dilatada, em que as varizes acabam se sobressaindo de maneira tão incômoda e dolorosa. Então, como aliviar a dor de varizes nessa condição?

A forma mais habitual de resolver as varizes, na realidade, quase sempre é a sala de cirurgia. Ultimamente, o laser tem se lançado como a opção mais recorrida, só que infelizmente ele não garante que as varizes não voltarão a aparecer.

Isso porque, quando existe um problema de circulação de base, é muito provável que voltemos a vê-las aparecer. Nossos antecedentes genéticos, uma vida sedentária e nossa alimentação são os fatores chaves para que soframos delas.

No entanto, eexplicaremos aqui como você pode aliviar a dor das varizes e ter uma melhor qualidade de vida de forma simples e econômica.

1. Comece mudando sua alimentação

Frutas como as maçãs podem aliviar a dor de varizes

  • Para ter alívio em suas pernas e deixar a sensação de peso para trás, o melhor é começar mudando seus hábitos alimentícios. Sendo assim, elimine o sal, as conservas, as salmouras, picles, embutidos, carnes vermelhas… tudo aquilo que provoque aretenção de líquido e agrave a dor.
  • As fibras são indispensáveis para reduzir a incidência das varizes. De acordo com vários estudiosos, a falta de fibras aumenta a pressão no nível abdominal e provoca insuficiência venosa, favorecendo a aparição de varizes ou hemorroidas.
  • Sendo assim, o mais indicado é que você comece a seguir uma nutrição rica em frutas, verduras e cereais integrais; tudo o que favoreça o trato intestinal. São especialmente indicadas todas aquelas frutas que contenham flavonoides: laranjas, limões, maçãs, cereais, mirtilo, amoras, etc.
  • Além disso, beba pelo menos dois litros de água por dia.

Leia também: Usos do pepino contra a retenção de líquidos.

2. Plantas medicinais para aliviar a dor de varizes

Plantas para aliviar a dor de varizes

Em primeiro lugar, o Ginkgo Biloba é muito indicado para reduzir a inflamação das varizes.

Contudo, um outro remédio muito eficaz para aliviar a sensação de dor e de peso nas pernas é recorrer às chamadas plantas medicinais “venotônicas”. Trata-se de um recurso natural que nos ajuda a evitar que os capilares se dilatem, melhorando sua resistência.

Além disso, são plantas anti-inflamatórias que reduzem o inchaço e tem um efeito antioxidante.

As plantas que você pode recorrer são as folhas de Hamamélis, as folhas de videira vermelha e o Ginkgo Biloba. Todas elas podem ser encontradas em farmácias homeopáticas ou lojas de produtos naturais.

É recomendável que você consuma pelo menos duas vezes ao dia e que seja constante. Indicamos que você use estas mesmas plantas em cremes ou géis, já que assim é possível aliviar o peso mediante uma massagem. Com toda a certeza são muito efetivas.

Leia também: Como preparar 4 remédios com ginkgo biloba.

3. Os benefícios da castanha-da-índia

 

Castanha das índias para aliviar a dor de varizes

A Castanha-da-Índia se lança como um dos remédios mais efetivos para tratar as varizes.

Em suas sementes, encontra-se um componente chamado escina, que favorece a fluência do sangue com normalidade. São muitos os estudiosos que garantem esta realidade, afirmando que reduz os edemas, evitando, assim, a retenção de líquidos.

Reduz a dor, o peso e as cãimbras. É muito adequada para tratar as manchinhas nas pernas, assim como as úlceras e, inclusive, as hemorroidas. Você pode encontrar a Castanha-das-Índias em lojas naturais ou farmácias homeopáticas em forma de cápsulas.

O mais indicado é tomar aproximadamente 400mg ao dia em 2 doses, uma no café da manhã e outra antes do jantar, para evitar as câimbras e as dores noturnas das varizes. Ou, em vez de consumi-las como no exemplo anterior, pode ser entre as refeições (mas, cuidado com a quantidade).

4. Outros conselhos básicos para reduzir a dor de varizes

Andar de bicicleta pode aliviar a dor de varizes

Quando você chegar em casa, tente relaxar durante dez minutos deitando no sofá com as pernas para o alto. Basta colocar as pernas sobre uma almofada e apoiá-las na parede. Desse modo, o inchaço vai reduzir um pouco.

A aloe vera também é muito indicada para aliviar a pressão das varizes. Sendo assim, você pode fazer uma massagem com a polpa. Você vai obter uma sensação fresca e relaxante.

Quando se deitar, lembre-se de que é muito indicado dormir com as pernas levemente mais elevadas que o corpo. Para isso, coloque algum objeto debaixo do colchão ou uma almofada para conseguir esta posição mais cômoda.

As meias de pressão também são, às vezes, muito adequadas, já que aliviam a dor de um modo bastante efetivo.

Evite o sedentarismo. Mexa-se sempre que puder, se seu trabalho te obrigar a ficar sentada, aproveite todos os instantes que puder para se mover, para andar. Ao chegar em casa, tente dar um passeio de 20 minutos. Andar de bicicleta também é muito efetivo.

Além disso, tente não usar roupas muito justas, já que com elas dificultamos a circulação das pernas e aumentamos a incidência da dor de varizes.

A aplicação de frio e calor também é muito efetiva. Comece com um pano quente, fazendo pressão sobre as varizes. Depois, faça o mesmo, mas com um pano de água fria. Esta mudança de temperatura é muito relaxante, efetiva e facilita uma correta circulação do sangue em nossas pernas.