9 dicas para desintoxicar o organismo de maneira natural

Embora possamos desintoxicar o corpo ocasionalmente, o ideal seria adotar hábitos saudáveis como um modo de vida, a fim de desfrutar de uma melhor saúde.
9 dicas para desintoxicar o organismo de maneira natural

Última atualização: 18 Outubro, 2020

Com o aumento da corrente detox, muitas pessoas se perguntam o que podem fazer para desintoxicar o organismo de maneira natural, já que sua intenção é evitar planos elaborados ou métodos que possam representar um risco para a saúde.

Alguns métodos são mais simples que outros, mas a verdade é que vários deles podem ajudá-lo a adotar um estilo de vida mais saudável e consistente.

A seguir, falaremos mais sobre este tópico e, claro, sobre o que fazer para desintoxicar o organismo naturalmente.

Por que você deve desintoxicar o organismo?

Embora esteja mais do que claro que o objetivo principal de uma desintoxicação seja gozar de boa saúde, isso pode parecer tão generalista que pode passar despercebido o fato de proporcionar outros benefícios.

Ao desintoxicar o organismo, você pode melhorar sua saúde, assim como seu estado de ânimo e nível de energia. O cabelo, a pele, as unhas, refletirão as mudanças. Como resultado, você se verá e se sentirá melhor. Simplificando, haverá uma melhora tanto interna como externa.

Se você mantiver bons hábitos ao longo da sua vida, poderá desfrutar de uma boa qualidade de vida e de bem-estar. Portanto, procure manter em mente os benefícios para não deixar de lado a continuidade.

Dicas para desintoxicar o organismo de maneira natural

1. Mantenha uma boa hidratação

Para desintoxicar o organismo de maneira natural, é recomendável que você beba uma quantidade suficiente de água diariamente.

Não é necessário beber 1 ou 2 litros e meio de água todos os dias. Você deve beber com base na sua sede e nas suas necessidades.

Lembre-se de que o consumo de água de que cada pessoa precisa é determinado de acordo com vários aspectos, como:

  • Gênero
  • Idade
  • Estado de saúde
  • Atividade física que realiza diariamente e, em geral, o estilo de vida

Nota: se quiser saber mais sobre algumas propriedades da água e soluções aquosas, os fatores que influenciam o conteúdo da água corporal e outros aspectos relacionados, você pode consultar este documento da Fundação Espanhola da Nutrição (FEN).

2. Consuma mais alimentos frescos

Dê prioridade ao consumo de alimentos frescos, como legumes, verduras e frutas

Dê prioridade ao consumo de alimentos frescos, como legumes, verduras e frutas, pois fornecem vitaminas, minerais, antioxidantes, além de fibras.

Optar por alimentos saudáveis, frescos e naturais contribuirá muito para a sua saúde e seu bem-estar em geral. Além disso, te ajudará a manter um peso saudável. 

Também é recomendável que você tente incorporar à sua dieta uma quantidade maior de grãos integrais do que de farinhas refinadas. Outras opções recomendadas que você pode apreciar são o milho, a quinoa, o trigo sarraceno e a aveia, também chamada de “rainha dos cereais”.

3. Elimine da sua alimentação as frituras, os açúcares refinados e as farinhas

Evite, tanto quanto possível, os alimentos industriais. Alimentos ultraprocessados e congelados, frituras, guloseimas, lanches rápidos, bebidas industriais (incluindo sucos, chás e águas saborizadas), além de café, bebidas alcoólicas e tabaco são alguns exemplos.

Atualmente, o movimento realfooding tem sido uma inspiração para as pessoas que querem começar a melhorar seus hábitos alimentares e tomar melhores decisões em seu dia a dia.

4. Troque as bebidas industriais por bebidas naturais

Em vez de consumir refrigerantes, águas saborizadas, chás, sucos e outras bebidas industriais, procure incluir em sua alimentação bebidas naturais, caseiras, sem açúcar ou adoçantes adicionados.

Algumas das opções pelas quais você pode optar são sucos e vitaminas de frutas, chás e infusões caseiras. Aproveite os benefícios de uma infusão de dente de leão, hortelã, camomila e do chá verde. 

5. Faça exercícios diariamente

Para gozar de boa saúde e bem-estar diariamente, é essencial estar ativo.

Para desintoxicar o organismo de maneira natural, também é necessário mover o corpo e manter-se ativo todos os dias. Portanto, comece a se programar para abandonar o estilo de vida sedentário. Encontre uma atividade que você goste e comece a praticá-la.

À medida que você se acostuma a se exercitar diariamente, por pelo menos 30 minutos, você pode passar a realizar várias práticas.

Isso quer dizer que, além de caminhar 30 minutos, por exemplo, você pode fazer alguns exercícios cardiovasculares em casa ou complementar seu treino com a prática de algum esporte ou uma atividade divertida, como a zumba.

6. Esfregue seu corpo

Dizem que esfregar a pele suavemente, após um banho relaxante, pode ajudar a remover a camada de células mortas, a sujeira e, ao mesmo tempo, reativar o fluxo sanguíneo. Também considera-se que essa ação estimula o sistema linfático.

Esfregue o corpo ocasionalmente com uma bucha macia, de preferência natural, e dê um cuidado extra à sua pele.

7. Desestresse!

Se você manter bons hábitos ao longo da sua vida, poderá desfrutar de uma boa qualidade de vida e de bem-estar

Tenha em mente que também é importante cuidar da sua saúde mental. Para isso, não é necessário procurar um método específico. Basta aprender a dedicar tempo à prática de atividades que você gosta ou te interessam para, assim, liberar a tensão.

Dançar, ouvir música, tocar um instrumento, pintar, fazer artesanato, meditar, escrever um poema, assistir a um episódio da sua série favorita, e comer uma sobremesa feita por você mesmo são coisas que podem ajudá-lo a experimentar prazer e a relaxar.

Lembre-se de que, diariamente, nem tudo deve se resumir às responsabilidades. Você também precisa reservar tempo para lazer, diversão e relaxamento. 

8. Durma o suficiente

Desfrutar de um sono reparador todos os dias também é uma maneira muito simples de manter uma boa saúde. Então, faça o seu melhor para dormir cerca de 7 horas por dia. 

9. Reduza a quantidade de produtos com fragrância

As velas perfumadas, os purificadores de ar, os detergentes e produtos de limpeza com fragrâncias artificiais, assim como vários cosméticos que possuem fragrâncias artificiais, podem sobrecarregar o ambiente.

Tente moderar um pouco seu uso e evite colocar tantos elementos com fragrâncias em um mesmo espaço. Além disso, também é recomendável que você ventile sua casa diariamente, principalmente seu quarto, por pelo menos de 10 a 15 minutos.

Coloque todas essas dicas em prática e comece a adicionar bem-estar!

Pode interessar a você...
Você sabe quando seu corpo precisa se desintoxicar?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Você sabe quando seu corpo precisa se desintoxicar?

Embora muito se fale sobre este hábito, você provavelmente não sabe quando seu corpo precisa se desintoxicar. Aprenda a identificar os sinais!



  • Liska, D. J. (1998). The detoxification enzyme systems. Alternative Medicine Review.
  • Letarov, A., & Kulikov, E. (2009). The bacteriophages in human- and animal body-associated microbial communities. Journal of Applied Microbiology. https://doi.org/10.1111/j.1365-2672.2009.04143.x
  • Harrison, C., Ramamurthy, S., & Hudson, S. E. (2012). On-body interaction: armed and dangerous. In Proceedings of the Sixth International Conference on Tangible, Embedded and Embodied Interaction (TEI ’12), Stephen N. Spencer (Ed.). ACM, New York, NY, USA. https://doi.org/10.1145/2148131.2148148