Como se desintoxicar depois de um fim de semana de excessos

· 29 de março de 2017
Se tivermos cometido excessos e quisermos ajudar nosso corpo a se desintoxicar para nos sentirmos melhor, é importante nos mantermos bem hidratados para favorecer a eliminação de toxinas.

Acontece com todos nós de, às vezes, ter fins de semana intensos: refeições em família, festas, celebrações… para todas essas situações você depurar as toxinas. A seguir, dizemos como se desintoxicar depois de fazer excessos.

Comer muito traz más consequências

Isso também inclui beber demais. Em algumas épocas do ano, ou durante os fins de semana, muitas pessoas aproveitam para comer qualquer coisa. Comemos tudo o que encontramos pela frente.

O excesso de comida, álcool e gorduras gera uma grande quantidade dos chamados “radicais livres” em nosso organismo que, obviamente, devem ser eliminados.Consumir álcool em grandes quantidades traz más consequências

Os sintomas mais comuns que podem surgir depois de comer ou beber compulsivamente são:

  • Dor de cabeça
  • Inchaço do estômago
  • Acidez
  • Sensação de peso
  • Falta de energia
  • Náusea
  • Ressaca

Os alimentos pesados não só podem provocar obesidade, como também ataques cardiovasculares e um aumento no colesterol. Além disso, aumenta a probabilidade de sofrer de diabetes ou de reter líquidos.

Se você passou um fim de semana de loucura e no dia seguinte não consegue sair da cama, ou se uma grande festa está chegando, preste atenção em algumas dicas para se desintoxicar depois de fazer excessos com comida e bebida.

Como se desintoxicar depois de fazer excessos?

Estas são as técnicas mais eficazes para se desintoxicar depois de um fim de semana de festa, álcool ou compulsão alimentar:

Vinagre de maçã para se desintoxicar

Ao acordar e sentir que sua cabeça está girando, consuma uma colher de chá de vinagre de maçã.

Isso mesmo, em jejum e mesmo que você não goste do sabor. Está comprovado que o vinagre tem propriedades diuréticas e também depurativas.

Aqueles que sofrem de gastrite leve ou acreditam que o sabor é muito forte, podem misturar uma colher de chá de vinagre com uma colher de sopa de água morna. Aqueles que sofrem de gastrite aguda ou úlceras crônicas não devem optar por este remédio.

Leia também: 11 benefícios espetaculares que podemos obter do vinagre de maçã

Sucos de frutas

Tem que ser espremido na hora e natural. Um suco em pó ou aqueles que são comprados já preparados não valem. Também não é recomendado deixá-lo preparado na noite anterior porque perde muitas de suas propriedades.

Os sucos mais recomendados para se desintoxicar depois de fazer excessos são os de toranja, abacaxi e mamão. Por sua vez, é importante não adicionar nenhum adoçante, como açúcar ou mel, e beber pelo menos 15 minutos antes do café da manhã ou do almoço.

Hidratação

Beber muita água te ajudará a eliminar todas as toxinas acumuladas pelos excessos do seu fim de semana, sejam de comida ou de bebida.

A água contém tudo o que seu corpo precisa para ser saudável e limpo. Seu efeito depurativo não se compara a nada.

Aprenda mais sobre a água:  Água na dieta

Beber água para ajudar a se desintoxicar

Você também pode consumir chá de ervas naturais, frio ou quente. Se o seu estômago dói, experimente chá de boldo, camomila ou hortelã. Você pode, inclusive, ter as plantas pequenas em casa, pois elas são muito fáceis de manter.

Frutas e verduras

Além dos sucos naturais indicados anteriormente, é necessário deixar de comer coisas muito pesadas durante alguns dias como, por exemplo, carne vermelha, farinha branca, refrigerantes, café, leite integral, gema de ovo, embutidos, frituras, etc..

Pelo contrário, tente consumir frutas e verduras cruas, especialmente em saladas multicoloridas. O tomate pode não ser uma boa ideia, ao contrário do aipo, da cenoura ou da alface.

Quanto às verduras cozidas, você pode escolher acelga, espinafre ou abóbora. São verduras muito leves, ideais para se desintoxicar depois de fazer excessos.

Pode te interessar: 6 vantagens de consumir verduras e frutas todos os dias

Exercício físico

Outra boa ideia para depurar o organismo depois de um fim de semana de festa é praticar esportes. Claro, porque através da transpiração você estará liberando toxinas.

Se você não gosta muito de ser fitness, tente pelo menos mover o corpo um pouco. Como? Subindo as escadas em vez de usar o elevador, descendo uma estação antes no metrô, limpando a casa, fazendo compras a pé ou de bicicleta, andando em um ritmo mais rápido, etc..

Tranquilidade

Às vezes nos esquecemos de algo muito importante: devemos comer devagar, mastigando bem os alimentos. Lembre-se que o estômago está um pouco danificado pelos excessos das últimas noites, portanto, não quer mais problemas.

As frutas e verduras podem te ajudar a se desintoxicar

É necessário, além de fazer as quatro refeições principais (café da manhã, almoço, lanche e jantar), adicionar mais duas (no meio da manhã e no meio da tarde).

Tente seguir um cronograma para se alimentar e não esperar para se encher. Coma porções menores e tente não repetir.

Você já sabe: a fórmula para se desintoxicar depois de fazer excessos não é diferente de seguir uma dieta equilibrada e saudável, além de fazer exercício físico e estar bem hidratado. Transforme esses truques em hábitos e você se sentirá muito melhor.