Deliciosa receita de espaguete à carbonara

· 22 de janeiro de 2019
O espaguete à carbonara é uma das comidas mais requisitadas pelos amantes de massas. Se você for um deles, deve saber como prepará-la perfeitamente.

O espaguete à carbonara é um prato típico da culinária italiana. Especialmente da região central do Lácio, onde a capital está localizada: Roma. E embora haja várias hipóteses sobre a origem de seu nome, o mais comum tem a ver com a cor preta da pimenta. Considera-se que a pimenta do reino tem a mesma cor do carvão e que, portanto, é como se adicionasse carvão vegetal ao prato.

Embora hoje haja um grande número de receitas de espaguete à carbonara, a grande maioria está longe da versão tradicional, que não contém nata (ou creme de leite), nem alho, nem cebola. As preparações que geralmente incluem esses ingredientes são espanholas ou americanas. Aqui apresentamos a receita tradicional, cujo ingrediente principal é o bacon.

Espaguete à carbonara

Espaguete à carbonara com salsinha

Ingredientes (para 2 pessoas)

  • Água
  • 2 ovos médios
  • Condimentos: sal e pimenta do reino
  • ½ pacote de espaguete (250 g)
  • Azeite (quantidade necessária)
  • ½ xícara de queijo pecorino ralado (75 g)
  • ½ xícara de queijo parmesão ralado (75 g)
  • Opcional: salsa fresca (para decorar)

Não perca: Mitos e verdades sobre as massas que ajudam a perder peso

Preparo

  1. Unte levemente uma panela com um pouco de azeite, e coloque-a para pré-aquecer em fogo médio.
  2. Coloque uma panela com água para ferver com 1 ou 2 colheres de chá de sal (de acordo com o seu gosto).
  3. Quando a água atingir o seu ponto de ebulição, adicione a massa. Deixe cozinhar até ficar al dente. Lembre-se de que é conveniente mexer a massa de vez em quando, para evitar que grude.
  4. Enquanto isso, remova a gordura do bacon e corte em pequenos cubos.
  5. Frite o bacon na panela por 2 ou 3 minutos, coloque em um prato, e reserve.
  6. Descasque e separe as gemas das claras. Para preparar a carbonara você só usará as gemas batidas, e as misturará com o queijo. Vamos obter uma mistura densa, o que é importante, para que não coalhe.
  7. Escorra o espaguete e reserve uma parte do caldo onde foram cozidos (com um quarto de xícara será suficiente).
  8. Adicione o bacon ao espaguete, e mexa para integrar ambos os ingredientes.
  9. Em seguida, despeje um pouco de caldo e a mistura de ovos e queijo. Mexa e misture tudo de novo.
  10. Moa um pouco de pimenta do reino, e polvilhe suavemente por cima da superfície da mistura. Quanto mais pimenta adicionarmos ao prato, mais autêntico será o sabor.

A variante hispanoamericana

A variante hispanoamericana do espaguete à carbonara

Ingredientes (para 2 pessoas)

  • 1 bandeja de bacon (100 g)
  • 2 ovos médios
  • 4 colheres de creme (60 ml)
  • 1/2 pacote de espaguete (250 g)
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (45 g)
  • Azeite (quantidade necessária)
  • Condimentos: sal, pimenta do reino (moída na hora)

Preparação

  1. Em primeiro lugar cozinhe o espaguete. Mexa ocasionalmente para evitar que grude.
  2. Logo depois, retire a gordura do bacon, e corte em cubos pequenos. Em seguida, frite os cubos em bastante azeite por 2 ou 3 minutos, aproximadamente.
  3. Posteriormente, coloque os ovos em uma tigela, e bata-os com um garfo até incorporar completamente as gemas e as claras. Misture com o creme, e reserve.
  4. Finalmente, escorra o espaguete e, ao servi-los no prato, misture-os imediatamente com os ovos batidos com creme de leite e queijo parmesão. Desta forma, os três ingredientes serão integrados, e formarão uma massa mais ou menos compacta.

Sabia? Adicione estes ingredientes aos seus ovos mexidos e surpreenda a todos

Recomendações finais

Se você não tem as duas variedades de queijo mencionadas na receita tradicional (parmesão e pecorino), pode simplesmente usar queijo parmesão, ou qualquer outro tipo de queijo semicurado. Desta forma, o prato não sofrerá mudanças muito drásticas no que diz respeito ao sabor.

Por outro lado, há pessoas que optam por usar ovos inteiros para preparar o molho; portanto, não é obrigatório descartar as claras. Cada um seguirá uma técnica ou outra, de acordo com suas preferências. O importante é tentar fazer sem os ingredientes lácteos em combinação com o ovo cru, para evitar que o prato fique pesado demais para o estômago. Além disso, para evitar intoxicação, este prato deve ser consumido no mesmo dia em que é preparado.

Finalmente, é necessário lembrar que o esparguete à carbonara tradicional é preparado com bacon (carne de porco curada) em vez de toucinho, que se tornou um ingrediente muito mais comum. Além disso, é desencorajado usar o bacon em fatias, que normalmente é comprado no supermercado. Embora forneça um bom sabor, não tem a mesma densidade que alguns cubos de bacon cortados em casa.