Por que meus dedos estão sempre frios?

Para afastar problemas graves, devemos monitorar as ocasiões em que ficamos com os dedos frios e, no caso de apresentarmos vários sintomas, consultar um médico para obter um diagnóstico adequado.
Por que meus dedos estão sempre frios?

Última atualização: 12 Setembro, 2021

Os dedos frios não costumam ser um problema sério, já que cada pessoa sente frio ou calor de forma diferente.

No entanto, ter os dedos frios também pode ser um sintoma de várias doenças. Portanto, na dúvida, o ideal é ir ao médico, principalmente se você tiver outros sintomas, como cansaço excessivo.

A seguir, iremos explicar as razões mais comuns pelas quais você pode ficar com os dedos frios.

Motivos pelos quais os seus dedos podem estar frios

Hipotireoidismo

A glândula tireóide é, essencialmente, o termostato do corpo.

Quando você sofre de uma alteração dessa glândula, como hipotireoidismo, seu hormônio é secretado no corpo em quantidades muito baixas. Desta forma, ele desacelera o seu metabolismo.

Isso causa vários efeitos:

Um detalhe importante é que você percebe esse frio nas mãos e nos pés de forma constante. É essencial que você vá ao médico para obter um diagnóstico e tratamento oportunos.

Enquanto isso, lembre-se de observar sua dieta e aumentar um pouco a ingestão de iodo. A deficiência de iodo é a principal causa de hipotireoidismo.

Síndrome de Raynaud

Pessoa com os dedos frios

Essa síndrome não é muito comum e causa frio nas mãos e nos dedos. É muito peculiar porque o que ela faz é estreitar os vasos sanguíneos (principalmente quando a temperatura cai e também quando você está sofrendo de estresse ou ansiedade).

Este é um problema muito perceptível porque as pontas dos dedos ficam azuis. Também é muito incômodo, pois causa sensações de formigamento.

Quando o fluxo sanguíneo retorna, os dedos ficam mais vermelhos e o formigamento é maior, às vezes até quente.

Embora não seja um problema muito comum, lembre-se de que, quando suas mãos estão frias, para descartar essa doença é preciso prestar atenção nos dedos e ver se eles também ficam azuis. Se isso acontecer, vá ao médico.

A anemia é outra possível causa dos dedos frios

Uma das razões pelas quais você pode sentir mãos e dedos frios em certos momentos é um baixo nível de ferro no organismo.

Você pode se sentir cansado, sofrer de uma forte queda de cabelo e ter unhas muito fracas. Estes são sinais muito comuns em caso de anemia.

Um exame de sangue é suficiente para saber se você sofre disso. Nesse caso, o médico lhe dará o melhor tratamento de acordo com o seu tipo de anemia.

Você pode aumentar a ingestão de ferro diretamente com alimentos ricos nesse mineral. É importante lembrar que existem causas para a anemia que não necessariamente têm a ver com dieta alimentar.

Alguns dos problemas que a causam são:

  • A perda de sangue, especialmente a menstruação na mulher.
  • Úlceras.
  • Alguns tipos de câncer.
  • Transtornos digestivos.

Problemas circulatórios

Circulação sanguínea

Se você for uma pessoa muito magra, sua temperatura interna não ficará alta constantemente. Isso ocorre porque você tem baixa gordura corporal, o que pode manter seus dedos frios o tempo todo. Afinal, a gordura é o principal isolante do corpo.

Embora o exposto acima seja uma possibilidade, você deve ter em mente que esse sintoma também está relacionado a problemas circulatórios.

São aquelas ocasiões em que você sente um formigamento nas mãos e é obrigado a esfregá-las uma na outra, fazendo pequenas massagens para promover uma boa circulação.

Normalmente, além de ter as mãos frias, os pés também costumam estar frios. O motivo é que leva mais tempo para o sangue chegar às quatro extremidades, o que causa alguns problemas.

Deficiência de vitamina B12

A vitamina B12 pode ser encontrada na carne, ovos, leite e outros alimentos de consumo diário.

Esta vitamina é importante porque ajuda na produção de glóbulos vermelhos, e uma deficiência dela pode levar à anemia no futuro.

Em geral, a deficiência de vitamina B12 não é tão comum. A exceção geralmente são aqueles que seguem uma dieta estritamente vegetariana ou vegana.

Nos casos mais extremos, podem ser encontrados casos em que a capacidade de absorver nutrientes dos alimentos é perdida, como o transtorno de Crohn.

O bom é que você pode detectá-la com um simples exame de sangue e, se seus dedos estiverem constantemente gelados, você pode resolver o problema com um suplemento vitamínico.

Pressão sanguínea baixa

Pressão baixa

Também é conhecida como hipotensão e pode ocorrer por uma infinidade de razões, incluindo:

  • Desidratação
  • Perda de sangue.
  • Certos medicamentos
  • Problemas endócrinos.

Quando a pressão arterial está baixa, o sangue não chega às extremidades, chega apenas aos órgãos vitais do corpo. É por isso que você pode ter as mãos e os dedos frios.

Diante de sintomas de hipotensão, como visão turva, fadiga, náuseas, fraqueza e confusão, você deve consultar um médico.

Estresse e ansiedade

Saiba que o estresse e a ansiedade podem afetar a parte física do corpo, incluindo as mãos.

Mulher nervosa

Quando você está passando por um episódio de estresse ou ansiedade, seu corpo entra em modo de luta. Isso faz com que o corpo não leve o sangue necessário às extremidades porque elas se contraem devido à adrenalina.

Esse processo é o que faz com que suas mãos e dedos fiquem frios. É conveniente que você tente controlar seu estresse, porque os sintomas aumentam na mesma proporção em que seu estado emocional piora.

Você deve tomar cuidado quando sentir que suas mãos e dedos estão frios. Como você pode ver, isso pode ser um sintoma de várias doenças e complexos que afetam o funcionamento normal do seu corpo.

É importante que você vá ao médico para obter o diagnóstico e o tratamento correspondentes.

Pode interessar a você...
Hipotensão, como aumentar os valores de maneira saudável?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Hipotensão, como aumentar os valores de maneira saudável?

A hipotensão pode ser vista como um sinal de alarme. Dizemos como você pode aumentar os valores da hipotensão de maneira saudável.