Cuidar do fígado e purificar o sangue com a beterraba

10 Janeiro, 2020
A beterraba é um alimento leve, mas rico em fibras. Podemos prepará-la de várias formas, incluí-la em saladas e até em batidas.
 

A beterraba é muito mais do que um simples vegetal. Em seu interior de cor roxa intensa e atrativa se concentra uma alta quantidade de antioxidantes e vitaminas muito benéficas para seu organismo. Podemos prepará-la de diversas maneiras, consumi-la sozinha ou acompanhada de outros alimentos, como a maçã.

A beterraba, um alimento leve e muito saudável

Segundo a Fundación Española de la Nutrición (Fundação Espanhola da Nutrição), a beterraba é um alimento que contém muita água e fibras, o que faz com que seja leve e baixo em calorias. Além disso, quando consumido com frequência em uma dieta equilibrada, contribui para o correto trânsito intestinal e ajuda a prevenir a prisão de ventre.

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Ademais, a beterraba é uma ótima fonte de potássio e folatos, que são substâncias que ajudam a manter a saúde do organismo, incluindo a do fígado.

  • Potássio: é uma substância indispensável para o correto funcionamento das células nervosas e musculares. Ajuda a manter a pressão arterial sob controle e participa na regulação de processos, como a síntese proteica ou de glicogênio. É o determinante principal do potencial de repouso da membrana celular, a partir do qual é gerado o potencial de ação responsável pelo normal funcionamento dos neurônios e dos músculos. Ademais, contribui para o equilíbrio hídrico e ácido-base.
 
  • Folatos: é o nome genérico para uma classe de compostos relacionados ao ácido fólico (ácido pteroilglutâmico ou PGA), que estão envolvidos na transferência de carbono. Os folatos, na forma de coenzimas, participam da reação de aceitação de elétrons, redox e transferência de carbono, incluindo nucleótidos e determinados aminoácidos.

Então, você gosta de beterraba? Desfruta do seu marcante sabor a terra? Você a prefere crua ou cozida com um pouco de azeite e uma pisca de sal? Se esse for o seu caso, deve saber que está ingerindo um alimento muito saudável, inclusive para o seu fígado!

Fonte de antioxidantes

A beterraba é rica em betacaroteno, carotenoides e flavonoides, que são poderosos antioxidantes que lhe conferem essa cor característica, tão intensa e atrativa.

Os profissionais da Fundación Española del Corazón (Fundação Espanhola do Coração) destacam que a presença de antioxidantes nos alimentos é fundamental «não apenas porque ativam as propriedades organolépticas naturais, favorecendo sua preservação, mas porque quando ingeridos, protegem eficazmente a saúde geral do consumidor».

Em 2012 foi publicado um interessante estudo clínico em grande escala na revista New England Journal of Medicine, onde se explicava que ao submeter os pacientes com fígado gorduroso a dietas com antioxidantes, mostravam uma melhora significativa ao reduzir os níveis de gordura no fígado e a própria inflamação. Isto se devia principalmente a um tipo de antioxidante: as betalaínas.

 

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Como devemos consumir a beterraba para cuidar do fígado?

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Costuma-se dizer que para curar o fígado e purificar o sangue, o ideal seria consumir a beterraba crua com frequência. Portanto uma boa dica é ralá-la e incluí-la em saladas, acompanhada por cenouras, por exemplo.

Sempre que você preparar a beterraba de uma forma saudável, a combinar com ingredientes sadios e respeitar suas proporções, poderá usufruir de todos os seus benefícios para o organismo. Encorajamos você a preparar essa receita fácil da batida de beterraba. Confira a seguir!

Ingredientes

  • 1 copo de água (250 ml)
  • 1 beterraba média
  • 2 cenouras pequenas
  • 1 maçã (verde ou vermelha)

Preparo

  • Em primeiro lugar lave e escorra bem todos os ingredientes.
  • Descasque e corte as cenouras em cubos pequenos (ou rodelas finas).
  • Por outro lado, corte a beterraba também em cubos pequenos.
  • Logo, tire o miolo da maçã e jogue as sementes fora.
  • Corte a maçã em cubos. Se quiser, pode deixar a casca.
  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador junto com a água e processe até obter uma mistura homogênea.
  • Verifique o sabor e a textura (adicione mais ingredientes sólidos para uma mistura mais grossa, e mais água para uma consistência mais leve).
 
  • Sirva e desfrute com moderação no café da manhã ou como lanche da manhã.

Recomendações finais

Leve em conta que mesmo que essa bebida complemente a dieta de uma forma saudável, sozinha não fornece todos os nutrientes que o organismo precisa para funcionar adequadamente. Por isso, é recomendável incluí-la como acompanhamento de uma alimentação equilibrada e adotar bons hábitos de vida.

  • Clifford T, Howatson G, West DJ, Stevenson EJ. The potential benefits of red beetroot supplementation in health and disease. Nutrients. 2015 Apr 14;7(4):2801-22. doi: 10.3390/nu7042801. PMID: 25875121; PMCID: PMC4425174.
  • Khan, M. (2016). Plant Betalains: Safety, Antioxidant Activity, Clinical Efficacy, and Bioavailability. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, 15(2), 316–330. https://doi.org/10.1111/1541-4337.12185