Sintomas de uma deficiência de vitaminas

Você quer saber quais sinais seu corpo envia para indicar uma falta de vitaminas? Alguns deles são muito comuns. Contaremos quais são e como você pode eliminá-los.
Sintomas de uma deficiência de vitaminas

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

A deficiência de vitaminas pode causar certos sintomas que demonstram que temos um nível muito baixo de vitaminas. Este tipo de sintoma pode ser mais evidente em mulheres grávidas, atletas ou pessoas com condições de saúde muito precárias.

Por isso, falaremos aqui sobre os principais sintomas que podem surgir quando nosso organismo sofre uma deficiência de vitaminas que são indispensáveis para seu correto funcionamento.

Fendas nos lábios

Quando esta condição aparece com muita frequência, é possível que nosso organismo tenha uma deficiência de vitaminas do grupo B. Estas podem ser a riboflavina B2 ou a niacina B3. Assim, sintomas como este se apresentam, especialmente, em pessoas com um pobre consumo de alimentos ricos em ferro, zinco e vitamina B12.

Recomenda-se aumentar o consumo de, por exemplo, carnes, peixe, ovos, ostras, acelga e legumes como as lentilhas.

Quando, além dos sintomas que foram mencionados, se sente também o excesso de cansaço e palidez, é muito possível que a deficiência mais forte seja de ferro.

Por isso é muito apropriado consumir também grandes proporções de brócolis, pimentões vermelhos e tomates. Afinal, esses possuem a vitamina C necessária para a correta absorção de ferro.

Queda de cabelo abundante e erupções em diferentes partes do corpo

A queda excessiva de cabelos é um dos sintomas de uma deficiência de vitaminas

É muito possível que a vitamina que esteja faltando no organismo seja a B8 ou biotina.

O organismo pode armazenar algumas quantidades de vitaminas lipossolúveis com a A, D, E e a K. Mas, as vitaminas hidrossolúveis, como a biotina, devem ser consumidas diariamente. Pra isso, incluímos na alimentação os alimentos que as contenham em boas quantidades.

Estes alimentos podem ser, por exemplo, o salmão, o abacate, os champignons, a couve-flor, os frutos secos e as bananas, entre outros.

Formigamentos e adormecimentos nas mãos e nos pés 

É possível que nosso organismo esteja apresentando baixas quantidades de vitaminas do complexo B (por exemplo B9, B6 e B12). Estas vitaminas podem ser encontradas em excelentes quantidades no espinafre, no aspargo, na beterraba, ovos, fígado, entre outros.

Cãibras nas pernas e nos pés

Calambre

 

Estes sintomas são muito frequentes nas pessoas que apresentam grande deficiência de cálcio e potássio. Além disso, elas parecem ser muito recorrentes. Se as cãibras apresentam-se em pessoas que realizam exercícios com certa frequência, é possível que seja devido a efeitos da excessiva transpiração, a qual produz um desequilíbrio eletrolítico.

Por fim, os alimentos que podem ser consumidos para evitar as cãibras por falta de cálcio e potássio são: bananas, abacate, amêndoas e todos os demais frutos secos, cerejas, maçã e todas as verduras de folha verde.

Pode interessar a você...
6 vitaminas que não podem faltar em sua dieta
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 vitaminas que não podem faltar em sua dieta

Ter uma dieta saudável e equilibrada é essencial para manter um corpo saudável. Dentre os nutrientes que devemos ingerir com frequência estão as vitaminas, que são essenciais para muitos processos químicos de nosso organismo.



  • Serin HM, Arslan EA. Neurological symptoms of vitamin B12 deficiency: analysis of pediatric patients. Acta Clin Croat. 2019 Jun;58(2):295-302. doi: 10.20471/acc.2019.58.02.13. PMID: 31819326; PMCID: PMC6884369.
  • Garrison SR, Korownyk CS, Kolber MR, Allan GM, Musini VM, Sekhon RK, Dugré N. Magnesium for skeletal muscle cramps. Cochrane Database Syst Rev. 2020 Sep 21;9:CD009402. doi: 10.1002/14651858.CD009402.pub3. PMID: 32956536.
  • Aspell N, Laird E, Healy M, Lawlor B, O’Sullivan M. Vitamin D Deficiency Is Associated With Impaired Muscle Strength And Physical Performance In Community-Dwelling Older Adults: Findings From The English Longitudinal Study Of Ageing. Clin Interv Aging. 2019 Oct 15;14:1751-1761. doi: 10.2147/CIA.S222143. PMID: 31686797; PMCID: PMC6800555.