6 sinais de um fígado inflamado

O fígado inflamado, condição também conhecida como hepatomegalia ou inflamação hepática. É um quadro de saúde que se desenvolve quando o órgão aumenta de tamanho e apresenta uma grande diversidade de sintomas.
Essa patologia se tornou muito comum na atualidade. Para saber como detectá-la, recomendamos que você continue a leitura deste artigo.
O fígado, um órgão chave
O fígado é o órgão responsável por cumprir as funções de depuração do organismo. Atua do seguinte modo:
- Desintoxica.
- Limpa o sangue.
- Luta contra diferentes doenças.
- Armazena vitaminas e energia.
- Secreta a bile, substância necessária para cumprir as atividades digestivas.
A hepatomegalia
A hepatomegalia é definida como o aumento patológico do tamanho do fígado. Não se trata de uma doença como tal, mas de um sinal de um problema subjacente, isto é, uma manifestação de uma doença.
A hepatomegalia não envolve apenas o aumento, ou inchaço, do fígado. Também significa que esse órgão excederá os limites considerados normais para si, o que pode causar muitos desconfortos.
Por sua vez, os órgãos ao seu redor deixarão de funcionar como deveriam. Assim, quando o fígado está em más condições, o resto do organismo começa a falhar.
Como saber se meu fígado está inflamado?
Saber se o fígado está inflamado não é uma tarefa fácil. No entanto, há alguns sintomas que podem nos indicar que deveríamos consultar um médico.
1. Dor
Embora no começo a dor possa ser silenciosa, sua intensidade aumenta com o passar dos dias. O característico dessa dor é sua localização: sempre afeta o lado superior direito do nosso abdômen.
Ao mesmo tempo, é possível apresentar inchaço no abdômen. Essa inflamação aumentará gradualmente com tempo.
2. Febre
A febre é um sinal de alteração na saúde de nosso corpo devido à infecções, vírus ou bactérias. No entanto, também pode estar relacionada ao fígado.
Se houver febre contínua, significa que algo não está indo bem com o nosso corpo. Em caso de fígado inflamado, é comum ter febre com regularidade.
Pode te interessar: Conheça a planta que ajuda o fígado a se regenerar
3. Icterícia
Esse sintoma é causado por um aumento da bilirrubina no sangue. Sempre nos remete a algum tipo de doença hepática.
4. Náuseas
Lembre-se de que o fígado é responsável por eliminar toxinas e substâncias que nosso corpo não consegue processar. Isso nos leva a outro sintoma característico: as náuseas
Quando esse órgão falha, apresenta dificuldade para digerir alguns alimentos, causando náuseas e mal-estar geral. Por exemplo, entre eles estão aqueles que contêm excesso de gordura, sal, farinhas e inclusive aqueles muito temperados.
5. Fezes
Sempre podemos ver o resultado da saúde do nosso organismo através das fezes e da urina. Embora não seja agradável prestar atenção nisso, é benéfico parar e observar por alguns segundos.
Quando esse órgão falha, pode fazer com que as fezes fiquem claras, e inclusive brancas. Por sua vez, a urina adquire uma tonalidade muito escura e uma consistência ácida.
6. Gosto ruim na boca
O gosto ruim na boca também é um sintoma comum da inflamação do fígado. No entanto, existem outras patologias que podem apresentar essa característica.
Esse gosto ruim na boca se deve ao acúmulo de toxinas e substâncias que o fígado deveria eliminar. Isso produz maus odores que são redirecionados para a boca, causando gostos ruins.
Quais são as causas do fígado inflamado?
Como o fígado é um órgão conectado a todos os processos do nosso corpo, muitos fatores podem afetá-lo, como:
- Sobrepeso.
- Obesidade.
- Alcoolismo.
- Infecções bacterianas.
- Intoxicação por medicamentos.
- Infecção pelo vírus da hepatite.
Aspectos a considerar
Caso você sinta incômodos e esteja preocupado, consulte um médico para uma avaliação. Você não deve recorrer à automedicação ou a remédios naturais sob nenhuma circunstância, já que podem ser contraproducentes.
- Tilg, H., & Moschen, A. R. (2010). Evolution of inflammation in nonalcoholic fatty liver disease: The multiple parallel hits hypothesis. Hepatology. https://doi.org/10.1002/hep.24001
- González-Molina, E., Domínguez-Perles, R., Moreno, D. A., & García-Viguera, C. (2010). Natural bioactive compounds of Citrus limon for food and health. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis. https://doi.org/10.1016/j.jpba.2009.07.027
- Kuru, P. (2014). Tamarindus indica and its health related effects. Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine. https://doi.org/10.12980/APJTB.4.2014APJTB-2014-0173