Cuide do seu fígado aumentando o consumo destes 8 alimentos

· 4 de setembro de 2017
Para cuidar da saúde de seu fígado é fundamental incluir na dieta alimentos que ajudem a eliminar o excesso de toxinas e que facilitem o trabalho deste órgão.

O fígado é um dos órgãos excretores e desempenha um papel muito importante na saúde de todo o organismo.

Junto com a vesícula biliar, trabalha para auxiliar os processos digestivos e, assim, remover as toxinas que viajam através da corrente sanguínea.

Além disso, ele interfere na produção de alguns hormônios e é chave para o armazenamento e utilização de alguns nutrientes essenciais.

No entanto, como os outros sistemas do corpo, pode apresentar problemas e doenças que o impedem de cumprir da melhor forma possível suas funções.

Como consequência, são produzidas uma série de reações negativas que, se não forem controladas, podem afetar a qualidade de vida.

Por sorte, muitos destes problemas podem ser evitados apenas modificando os hábitos diários e melhorando a dieta.

De fato, há vários alimentos cujas propriedades auxiliam em seu funcionamento para evitar o desenvolvimento de doenças graves.

Neste artigo queremos compartilhar em detalhe os 8 melhores alimentos para que você não tenha dúvidas em relação ao aumento de seu consumo.

1. Alho para cuidar do fígado

Alho para cuidar do fígado

O alho é um dos condimentos que podem ajudar a melhorar as funções hepáticas quando existe um acúmulo excessivo de toxinas.

  • Contém substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam no processo de desintoxicação do sangue por reduzir a sobrecarga do fígado.
  • Conta com um aminoácido essencial chamado arginina cujos efeitos relaxam os vasos sanguíneos e diminuem a pressão deste órgão.
  • Além disso, é fonte de quantidades significativas de vitamina B6 e vitamina C, dois nutrientes essenciais que reduzem os danos celulares e o acúmulo de colesterol.

Leia também: Combata a hipertensão e o colesterol alto com este remédio caseiro de gengibre e alho

2. Azeite de oliva

O azeite de oliva é conhecido como um dos “superalimentos” que contribuem para melhorar muitos aspectos relacionados à saúde.

  • Contém ácidos graxos ômega 3 e vitamina E, ambos necessários para remover os resíduos retidos no fígado e inibir a oxidação celular.
  • Sua ingestão de maneira moderada facilita o controle do colesterol e melhora o ritmo metabólico ao reduzir o excesso de gordura.

3. Chá verde

Chá verde para cuidar do fígado

O chá verde é uma bebida saudável que promove o bom funcionamento do fígado graças ao seu alto conteúdo de alguns antioxidantes chamados catequinas.

Estas substâncias fazem parte do grupo dos flavonoides e, ao serem assimiladas, ajudam a proteger os tecidos perante os efeitos nocivos dos radicais livres e das toxinas.

4. Toranja

A toranja não se destaca somente por ser fonte significativa de vitamina C, mas também por seu teor de glutationa.

Esta substância é produzida de forma natural no fígado e participa em vários processos importantes do organismo, como na reparação dos tecidos.

  • Cada toranja chega a fornecer até 70mg de glutationa. Graças a isto, acaba sendo muito útil ao estimular as enzimas durante o processo de desintoxicação.

5. Maçã

Maçã para cuidar do fígado

Esta fruta deliciosa contém altos níveis de pectina, um tipo natural de fibra que ajuda na digestão e na eliminação de toxinas.

  • Seu consumo facilita o ajuste do pH sanguíneo.
  • Além disso, exerce um efeito protetor contra os resíduos tóxicos que tendem a se acumular no fígado.

6. Limão

O alto teor de vitamina C do limão faz com que ele seja um grande aliado para cuidar e melhorar a saúde hepática.

  • Esta substância antioxidante ajuda a converter as toxinas em compostos que se dissolvem com facilidade na água, o que facilita sua posterior eliminação.
  • Também ajuda no processo de decomposição das gorduras e no controle do colesterol.

7. Abacate

Abacate para cuidar do fígado

O abacate é uma fruta maravilhosa que, devido ao seu alto valor nutricional, pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, digestiva e hepática.

  • Contém altos níveis de glutationa.
  • Contém doses importantes de vitamina C e E, dois antioxidantes poderosos que impedem a ação negativa dos radicais livres.
  • Se isso não fosse suficiente, ainda contém ácidos graxos essenciais, que são necessários para regular os níveis de inflamações e o colesterol.

Visite este artigo: 7 ideias para aproveitar todos os benefícios do abacate

8. Oleaginosas

As nozes e outras variedades de oleaginosas são uma fonte saudável de L-arginina, um aminoácido essencial que ajuda a decompor os resíduos tóxicos retidos no fígado.

  • Esta substância, somada à fibra dietética e ácidos graxos ômega 3 das oleaginosas, promove o controle das inflamações excessivas dos tecidos, e estimula o processo de purificação.
  • Seu consumo frequente ajuda a controlar a ansiedade por comida e ajuda no controle do colesterol ruim (LDL).

Você se preocupa com a sua saúde hepática? Procure aumentar o consumo dos alimentos mencionados acima, e lembre-se de complementá-los com uma dieta balanceada, água e exercício físico.