Cuide do seu fígado aumentando o consumo destes 8 alimentos

· 4 de setembro de 2017
Para cuidar da saúde do seu fígado é fundamental incluir na dieta alimentos que ajudem a eliminar o excesso de toxinas e que facilitem o trabalho deste órgão.

O fígado é um dos órgãos excretores e desempenha um papel muito importante na saúde de todo o organismo. Veja neste artigo alimentos para cuidar do fígado.

Junto com a vesícula biliar, o fígado trabalha para auxiliar os processos digestivos e, assim, remover as toxinas que viajam através da corrente sanguínea.

Além disso, ele interfere na produção de alguns hormônios e é a chave para o armazenamento e utilização de alguns nutrientes essenciais.

No entanto, como os outros sistemas do corpo, pode apresentar problemas e doenças que o impedem de cumprir da melhor forma possível suas funções.

Como consequência, são produzidas uma série de reações negativas que, se não forem controladas, podem afetar a qualidade de vida.

Por sorte, muitos destes problemas podem ser evitados apenas modificando os hábitos diários e melhorando a dieta.

De fato, há vários alimentos cujas propriedades auxiliam em seu funcionamento para evitar o desenvolvimento de doenças graves.

Neste artigo queremos compartilhar em detalhe os 8 melhores alimentos para que você não tenha dúvidas em relação ao aumento de seu consumo.

1. Alho para cuidar do fígado

Alho para cuidar do fígado

O alho é um dos condimentos que podem ajudar a melhorar as funções hepáticas quando existe um acúmulo excessivo de toxinas.

  • Contém substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam no processo de desintoxicação do sangue por reduzir a sobrecarga do fígado.
  • Conta com um aminoácido essencial chamado arginina cujos efeitos relaxam os vasos sanguíneos e diminuem a pressão deste órgão.
  • Além disso, é fonte de quantidades significativas de vitamina B6 e vitamina C, dois nutrientes essenciais que reduzem os danos celulares e o acúmulo de colesterol.

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2. Azeite de oliva para cuidar do fígado

O azeite de oliva é conhecido como um dos “superalimentos” que contribuem para melhorar muitos aspectos relacionados à saúde.

  • Contém ácidos graxos ômega 3 e vitamina E, ambos necessários para remover os resíduos retidos no fígado e inibir a oxidação celular.
  • Sua ingestão de maneira moderada facilita o controle do colesterol e melhora o ritmo metabólico ao reduzir o excesso de gordura.

3. Chá verde para cuidar do fígado

Chá verde para cuidar do fígado

O chá verde é uma bebida saudável que promove o bom funcionamento do fígado graças ao seu alto conteúdo de alguns antioxidantes chamados catequinas.

Estas substâncias fazem parte do grupo dos flavonoides e, ao serem assimiladas, ajudam a proteger os tecidos perante os efeitos nocivos dos radicais livres e das toxinas.

4. Toranja para cuidar do fígado

A toranja não se destaca somente por ser uma fonte significativa de vitamina C, mas também por seu teor de glutationa.

Esta substância é produzida de forma natural no fígado e participa em vários processos importantes do organismo, como na reparação dos tecidos.

  • Cada toranja chega a fornecer até 70 mg de glutationa. Graças a isto, acaba sendo muito útil ao estimular as enzimas durante o processo de desintoxicação.

5. Maçã para cuidar do fígado

Maçã para cuidar do fígado

Esta fruta deliciosa contém altos níveis de pectina, um tipo natural de fibra que ajuda na digestão e na eliminação de toxinas.

  • Seu consumo facilita o ajuste do pH sanguíneo.
  • Além disso, exerce um efeito protetor contra os resíduos tóxicos que tendem a se acumular no fígado.

6. Limão para cuidar do fígado

O alto teor de vitamina C do limão faz com que ele seja um grande aliado para cuidar e melhorar a saúde hepática.

  • Esta substância antioxidante ajuda a converter as toxinas em compostos que se dissolvem com facilidade na água, o que facilita sua posterior eliminação.
  • Também ajuda no processo de decomposição das gorduras e no controle do colesterol.

7. Abacate para cuidar do fígado

Abacate para cuidar do fígado

O abacate é uma fruta maravilhosa que, devido ao seu alto valor nutricional, pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, digestiva e hepática.

  • Contém altos níveis de glutationa.
  • Contém doses importantes de vitamina C e E, dois antioxidantes poderosos que impedem a ação negativa dos radicais livres.
  • Se isso não fosse suficiente, ainda contém ácidos graxos essenciais, que são necessários para regular os níveis de inflamações e o colesterol.

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8. Oleaginosas para cuidar do fígado

As nozes e outras variedades de oleaginosas são uma fonte saudável de L-arginina, um aminoácido essencial que ajuda a decompor os resíduos tóxicos retidos no fígado.

  • Esta substância, somada à fibra dietética e ácidos graxos ômega 3 das oleaginosas, promove o controle das inflamações excessivas dos tecidos, e estimula o processo de purificação.
  • Seu consumo frequente ajuda a controlar a ansiedade por comida e ajuda no controle do colesterol ruim (LDL).

Você se preocupa com a sua saúde hepática? Procure aumentar o consumo dos alimentos mencionados acima, e lembre-se de complementá-los com uma dieta balanceada, água e exercício físico.

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