Cuidados necessários após uma cesariana

9 de junho de 2018
A cesariana é um procedimento cirúrgico seguro, mas como qualquer intervenção tem seus riscos. Conheça os cuidados necessários após uma cesariana que você não pode ignorar, após trazer seu filho ao mundo.
Os cuidados necessários após uma cesariana são essenciais para proteger a vida da mãe. É uma operação segura, no entanto, os riscos após esta intervenção cirúrgica aumentam, bem como suas complicações.

Primeiro, antes de sugerir os cuidados necessários após uma cesariana, vamos ver o que envolve uma intervenção cirúrgica desse tipo.

O que é uma cesariana?

Segundo as concepções bibliográficas, a cesárea é o parto do bebê através do abdome da mãe, por meio de um corte ou incisão que atravessa o ventre e o útero. Em termos técnicos, é a realização de duas cirurgias: laparotomia e histerectomia, daí sua complexidade e risco.

Esta grande cirurgia é usada em muitas situações de risco para proteger e garantir a vida da mãe e do bebê. No entanto, devido ao seu sucesso e avanços tecnológicos, posiciona-se como o procedimento cirúrgico preferido para mães jovens, e pelas grávidas de primeira viagem.

Quais são os fatores de risco para uma cesariana?

Médico explinado os riscos de uma cesariana

A cesariana é uma cirurgia importante. Nesta classe de procedimentos, as complicações que a acompanham são superiores às de um parto vaginal.

Embora a operação seja muito segura, existem complicações associadas principalmente à mãe. Estes incluem sangramento grave, infecção no trato urinário ou na lesão, e complicações pelo uso de anestesia. Além disso,  podem ocorrer lesões em alguns órgãos próximos ao útero, entre outros efeitos.

Aprenda sobre: O que é um perinatologista, especialista em medicina materno-fetal?

Cuidados necessários após uma cesariana que você não deve perder

Após a cirurgia você provavelmente se sentirá ansioso para cuidar do seu bebê, mas também sentirá certos desconfortos, como náusea ou dormência. Por isso deverá informar ao seu médico como se sente, para que ele possa receitar um medicamento específico.

Após 24 horas você será convidada a participar de uma caminhadaProvavelmente, recomendarão que você tome banho até o terceiro dia, para evitar infecção na incisão.

A maioria das mulheres que deram à luz deixam o hospital 2 ou 3 dias após a cesárea. Por isso, haverá tempo para a equipe médica informar-lhe sobre os cuidados necessários após uma cesariana. No entanto, abaixo compartilhamos algumas diretrizes que serão muito úteis quando você estiver em casa.

1. Movimente-se devagar

Cicatriz que deixa uma cesariana

Mesmo que você já tenha removido os pontos ou suturas da incisão, deve ter cuidado para não fazer grandes esforços, ou poderá ter lesões. Tente fazer pequenas caminhadas para acelerar a recuperação, mas apenas isso.

Evite fazer tarefas domésticas e não carregue nada pesado, exceto para o seu bebê. Assim, busque toda a ajuda possível, seja da família ou dos amigos, para que possam apoiá-la com os cuidados necessários após a cesariana.

Quando você precisar espirrar, tossir ou rir, pressione levemente com um travesseiro sobre a área da incisão. Com o passar das semanas, o médico irá indicar como você poderá retomar suas atividades diárias, pouco a pouco.

2. Amamente seu bebê corretamente

Alimentar um bebê parece simples. Mas lembre-se que, nesse momentos, o efeito da anestesia terá passado e você sentirá dor na incisão.

A equipe médica mostrará  como acomodar seu filho, para amamentá-lo em uma posição que envolva menos esforço. Você provavelmente será instruída a colocar o rosto do bebê em seu peito, e as pernas sob o seu braço, para que não pressione a incisão em sua barriga.

Descubra: Como fazer uma dieta para os primeiros meses de gravidez

3. Seja paciente enquanto seu útero se recupera

Mulher recebendo seu filho após uma cesariana

Uma vez que seu bebê nasce, o útero inicia o processo de contração até atingir seu tamanho inicial. Para fazer isso, seu corpo secretará um fluxo de sangue e tecido morto do útero vermelho, conhecido como lóquio. Isso pode durar cerca de 6 semanas ou menos.

Você deve usar as toalhas que o hospital lhe deu e sugeriu. Com o passar das semanas, a coloração dos lóquios mudará até atingir um tom claro ou amarelado.

4. Beba bastante água

Além dos benefícios da hidratação, a água potável ajudará a evitar a constipação. No entanto, você deverá urinar com mais frequência; caso contrário, sua bexiga irá inchar e aumentar a pressão na incisão.

5. Relações íntimas

Relações íntimas após uma cesariana

Com relação a esse aspecto, geralmente deve-se esperar entre 6 e 8 semanas. No entanto, é necessário consultar o seu médico. Ele conhece sua condição e pode definir o período de tempo apropriado,  para retomar as relações sexuais.

Descubra: É possível o parto normal depois de uma cesariana?

6. Leve em consideração os sintomas de infecção

Em um estudo publicado pela revista do Hospital Universitário Obstetra-Ginecologia “Mariana Grajales”, são expostos alguns dos problemas mais frequentes após uma cesárea, entre os quais estão a infecção da incisão cirúrgica e a endometrite, causada por germes como o Staphylococcus aureus, e a escherichia coli.

Embora as infecções diminuam devido a melhorias tecnológicas nos procedimentos médicos, estar ciente dos sinais de infecção é parte dos cuidados necessários após uma cesariana. Alguns sinais de infecção são:

  • Você sente mais dor do que você percebia anteriormente.
  • Tem febre.
  • A região da incisão fica quente, avermelhada, ou com pus.
  • Mau cheiro no corrimento vaginal.
  • Dor, ou ardor ao urinar.
  • Cor escura na urina.
  • Dor severa nas pernas, ou inchaço

Reflexão

É verdade que a recuperação de uma cesárea é prolongada por muito mais tempo que uma por via vaginal, o que também acontece com os cuidados necessários após uma cesariana.

No entanto, um diagnóstico médico adequado permitirá que você decida o melhor método para receber seu bebê.

Recomendados para você