Cuidados após a extração dos dentes do siso

17 Julho, 2020
Após a extração dos dentes do siso, o mais importante é fazer uma limpeza correta da boca, descansar e cuidar da alimentação. Este é um procedimento associado à dor, mas muitas vezes é necessário e inevitável.

Muitas pessoas detestam ir ao dentista por medo de sentir dor. A extração dos dentes do siso costuma ser uma das das fontes de medo, pois pode causar bastante desconforto.

Os dentes do siso são aqueles que aparecem entre os 17 e 25 anos de idade. No entanto, em algumas pessoas eles nunca aparecem. Eles também são chamados de terceiros molares e ocupam o último lugar na arcada dentária.

A verdade é que a sua erupção pode passar despercebida, mas é comum que causem certos sintomas dolorosos e que seja necessário realizar a extração. É preciso fazer isso, por exemplo, quando eles pressionam o resto dos dentes e criam tensão na arcada.

Neste artigo, explicamos tudo que você precisa saber sobre a extração dos dentes do siso. Também discutiremos quais cuidados são necessários após a operação para evitar complicações.

Por que a extração dos dentes do siso é necessária?

Como já mencionamos, os dentes do siso aparecem em uma idade em que o restante da arcada dentária já está totalmente formada. Portanto, muitas pessoas não têm espaço suficiente na boca para que esses dentes saiam e se desenvolvam normalmente.

Como consequência disso, alguns dentes do siso podem crescer pressionando o dente adjacente, apoiando-se nele. Podem inclusive crescer em direção à parte posterior da boca ou não conseguir superar o osso maxilar.

Essas situações causam uma série de desconfortos e complicações. Entre eles, o mais notório é a dor intensa. As gengivas podem ser infectadas, os dentes adjacentes podem ser danificados e toda a área pode ficar inflamada.

Além disso, as pessoas que têm pouco espaço percebem como a posição de todos os seus dentes fica alterada. Os dentes podem acabar ficando encavalados devido à pressão exercida pelos dentes do siso. Mesmo nos casos em que os dentes aparecem sem nenhum contratempo no início, é possível que os problemas apareçam com o tempo.

Como estão na parte mais profunda da arcada, é muito comum que esses dentes tenham cáries ou acumulem restos de comida. Todos esses aspectos fazem com que seja mais conveniente extraí-los do que mantê-los.

Homem com dor de dente
A dor é o principal sintoma de um dente do siso mal localizado.

Leia também: O que são as cáries e como elas se formam?

O que deve ser feito quando os dentes do siso são extraídos?

Os dentes do siso podem causar dor na mandíbula e até dores de cabeça. Também costumam ser acompanhados por mau hálito e inflamação nas gengivas. A extração é feita através de uma cirurgia ambulatorial que dura cerca de uma hora e meia. Geralmente, é utilizada anestesia local.

Logo após a extração, os dentistas recomendam certos cuidados para que a recuperação não apresente problemas. Em primeiro lugar, é importante usar analgésicos para aliviar a dor ou tomá-los preventivamente para impedir que ela apareça.

Para isso, você pode tomar medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como paracetamol e ibuprofeno. Coloque também uma compressa fria na bochecha para reduzir a inflamação. Outras dicas são:

  • Não cuspa logo após a operação para evitar que a ferida sangre.
  • É importante tirar o dia de folga e não fazer atividades intensas.
  • Escolha alimentos macios nas primeiras 24 horas. Também é essencial beber muita água e evitar bebidas quentes, álcool e café.
  • Não fume ou masque tabaco pois ele pode alterar o processo de cicatrização.
Consulta odontológica
Os dentistas orientam os pacientes a respeito dos cuidados necessários depois de uma extração.

Na maioria das vezes, os dentistas colocam um ou dois pontos para fechar a ferida. Embora possa parecer desagradável, esta área deve ser limpa corretamente. Nas primeiras horas, é melhor não escovar os dentes ou enxaguar a boca.

No entanto, pouco tempo depois, a boca deve ser bem limpa, com cuidados especiais dedicados à região da ferida. Tente escovar sutilmente a área com uma escova de dentes macia. Alguns dentistas recomendam enxaguar com água salgada para melhorar a cicatrização.

Você pode estar interessado: Sangramento nas gengivas: o que é e por que ocorre?

Conclusão

A extração dos dentes do siso é um procedimento muito temido devido à dor que pode causar e ao desconforto. No entanto, se você seguir os conselhos do seu dentista e fizer controles com frequência, não haverá complicações.

Nem todas as pessoas têm dentes do siso, e nem todas apresentarão sintomas dolorosos. Entretanto, o ideal é fazer um controle periódico com um profissional para avaliar o estado geral da arcada dentária.

  • Extracción de las muelas del juicio y cuidados posteriores – Bupa. (n.d.). Retrieved January 26, 2020, from https://www.bupasalud.com/salud/extraccion-muelas-jucio
  • Recuperación tras la extracción de las muelas del juicio. (n.d.). Retrieved January 26, 2020, from https://www.sanitas.es/sanitas/seguros/es/particulares/biblioteca-de-salud/salud-dental/muelas-juicio-recuperacion.html
  •  Extracción de cordales | Extracción cordal | MaxiloDexeus. (n.d.). Retrieved January 26, 2020, from https://maxilodexeus.com/cirugia-maxilofacial/extraccion-cordales/?gclid=CjwKCAiA66_xBRBhEiwAhrMuLfiODP5mE06_r5QY02_x3VioNOvS7klC_qzuDns0KiyPwcNzFOtkIhoC20IQAvD_BwE