Cuidado! Alimentos que amarelam os dentes, como combatê-los?
Escrito e verificado por a médica Maricela Jiménez López
Todos estamos acostumados a ver na televisão sorrisos perfeitos e de reluzentes dentes brancos. Pensando nisso, hoje falaremos sobre os alimentos que amarelam os dentes.
Como manter os dentes brancos? Obviamente, a maioria dessas pessoas passa por tratamentos caros para branquear os dentes, já que é frequente que, com o tempo e nossos hábitos de vida, os dentes acabem adquirindo uma cor amarela.
Como já se sabe, uma das principais causas costuma ser o tabaco, mas é interessante saber que muitos desses alimentos que consumimos todos os dias atacam também nosso esmalte, tornando-o amarelo.
Sem dúvida, é algo que nos incomoda muito. Como evitá-lo? Descubra aqui.
Alimentos que amarelam os dentes
Geralmente, o processo mediante o qual nossos dentes se tornam amarelados é lento, mas contínuo.
O que acontece é que o ácido de muitos dos alimentos que consumimos normalmente ataca o nosso esmalte, deixando aparecer a dentina (uma capa um pouco mais profunda do dente).
Leia também: Nutrientes e cuidados com a boca
O mais habitual é que as pessoas idosas, devido ao tempo, tenham os dentes mais amarelos do que as pessoas jovens. Não obstante, esse tom amarelo pode aparecer mais cedo se levarmos uma dieta inadequada.
Descubra quais alimentos serão seus inimigos para exibir um sorriso bonito.
1. O café e o chá
O que seria das nossas manhãs sem essa xícara de café? E nossas tardes sem essa saudável xícara de chá? Bom, temos que dizer que, em geral, estes costumam ser os alimentos mais daninhos para os dentes.
A razão é simples: é o que mais consumimos ao longo de nossa vida e o que mais facilmente entra pelos poros do nosso esmalte.
Mas não se trata de eliminá-los por completo da nossa dieta, mas de não nos exceder. O ideal, por exemplo, é misturar o café ou o chá com um pouco de leite, ou com uma bebida de soja ou aveia. O impacto é muito menor.
2. O vinho tinto
Outro dos inimigos mais clássicos para o esmalte dos nossos dentes. É muito frequente que depois de ter bebido uma taça de um bom vinho tinto, nossos dentes fiquem manchados. O que podemos fazer? Como sempre, o melhor remédio é manter o equilíbrio e não nos exceder.
Já se sabe que uma taça de vinho ao dia é muito benéfica para a nossa saúde, assim não prescinda dela. Mas lembre-se de escovar os dentes depois de ter tomado essa taça.
3. Os refrigerantes de cola amarelam os dentes
Cuidado! Os refrigerantes de cola são grandes inimigos para a saúde dos seus dentes. Seus ácidos fosfóricos não só amarelam os dentes, mas também corroem o esmalte e atacam à própria peça dental, sem falar dos seus adoçantes, os que nos provocam as cáries.
Recomendação? Prescinda dos refrigerantes de cola.
4. Sorvetes e raspadinhas amarelam os dentes
Pode ser que esse dado lhe surpreenda, mas os clássicos sorvetes que consumimos no verão, ou as deliciosas raspadinhas, são grandes inimigos para o seu esmalte dental.
São produtos refrescantes elaborados com numerosos produtos químicos, como adoçantes e ácidos que contêm essas cores atraentes.
Nunca se esqueça: o melhor é não tomar e você vai conseguir então um sorriso mais saudável e bonito.
5. Cuidado com os sucos de cores escuras que amarelam os dentes
Estamos falando dos sucos de amoras, de groselhas, de mirtilos, de beterraba (betabel)… Sabemos que são muito bons para a nossa saúde, mas também amarelam os nossos dentes. Todas as frutas de cor escura e inclusive os tomates contêm ácidos que se filtram nos dentes e os danificam.
Consuma-os sempre com moderação.
Descubra: 6 razões para comer uva-passa pela manhã
6. O molho de soja
Adoramos o molho de soja. Ele é ideal para combinar com nossas verduras, nossos molhos e nesses pratos orientais que tanto gostamos. Entretanto, ele pode tingir os nossos dentes.
7. O vinagre balsâmico
Com o vinagre balsâmico ocorre o mesmo que com o molho de soja. Ele é um complemento indispensável para as nossas saladas e nossas verduras… Sempre que o vinagre for escuro, como é o caso do balsâmico, ele pode tingir nossos dentes.
Mas os dentistas nos advertem de algo interessante: sempre que incluir alface no seu prato, você vai estar usando uma barreira natural para proteger seu esmalte dos ácidos.
Então, não se esqueça, coma sempre um pouco de alface para evitar os dentes amarelos.
Como tratar os dentes amarelos?
- O ideal é cuidar sempre da nossa alimentação. Quando um dente se amarela, significa que ele está perdendo seu esmalte, então, é provável precisarmos de um tratamento médico para restaurá-lo. É fundamental que, para não chegar a esse extremo, você proteja bem seu esmalte do impacto dos ácidos presentes nos alimentos.
- Coma uma maçã por dia. É ideal para cuidar do esmalte dental e fortalecê-lo.
- Beba um copo de água depois de comer. Desse modo você facilita a salivação e evita que o esmalte se amarele.
- Lembre-se de escovar os dentes depois de cada refeição.
- Outro remédio muito tradicional para branquear os dentes que você pode experimentar é esfregá-los com a casca de uma banana. Por conter ácido salicílico, nos ajuda a manter os dentes em bom estado.
Você se anima a colocar esses conselhos em prática?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cheng, R., Yang, H., Shao, M. Y., Hu, T., & Zhou, X. D. (2009). Dental erosion and severe tooth decay related to soft drinks: a case report and literature review. Journal of Zhejiang University Science B, 10(5), 395-399. https://link.springer.com/article/10.1631/jzus.B0820245
- Addy, M., Perriam, E., & Sterry, A. (1982). Effects of sugared and sugar‐free chewing gum on the accumulation of plaque and debris on the teeth. Journal of clinical periodontology, 9(4), 346-354. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1600-051X.1982.tb02101.x
- Azer, S. S., Hague, A. L., & Johnston, W. M. (2011). Effect of bleaching on tooth discolouration from food colourant in vitro. Journal of dentistry, 39, e52-e56. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S030057121100220X
- Joiner, A. (2004). Tooth colour: a review of the literature. Journal of dentistry, 32, 3-12. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0300571203001751
- Bartlett, D. W. (2005). The role of erosion in tooth wear: aetiology, prevention and management. International dental journal, 55(S4), 277-284. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1875-595X.2005.tb00065.x
- Brennan, M. M., Hallas, D., Jacobs, S. K., Robbins, M., & Northridge, M. (2014). Home‐use whitening toothpastes for whitening teeth in adults. Cochrane Database of Systematic Reviews, (1). https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD010934
- Simon, S., Lumley, P. J., Cooper, P. R., Berdal, A., Machtou, P., & Smith, A. J. (2010). Trauma and dentinogenesis: a case report. Journal of endodontics, 36(2), 342-344. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S009923990900781X
- Sánchez, A. R., Rogers III, R. S., & Sheridan, P. J. (2004). Tetracycline and other tetracycline‐derivative staining of the teeth and oral cavity. International journal of dermatology, 43(10), 709-715. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1365-4632.2004.02108.x
- Karadas, M., & Seven, N. (2014). The effect of different drinks on tooth color after home bleaching. European journal of dentistry, 8(2), 249. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4054058/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.