CrossFit para crianças: conheça todos os seus benefícios

CrossFit é um método de treinamento amplamente difundido em todo o mundo. Atualmente, existem até exercícios para crianças com benefícios físicos e emocionais significativos.
CrossFit para crianças: conheça todos os seus benefícios

Última atualização: 24 Fevereiro, 2021

Ansioso para que seu filho se apaixone pelos esportes? Que tal apostar nos exercícios de CrossFit para crianças? Este é um sistema de treinamento muito benéfico para os nossos pequenos.

Mas antes de entrar no assunto, você sabe o que é CrossFit? Trata-se de um sistema de treinamento e condicionamento físico que inclui movimentos funcionais que devem ser executados em alta intensidade e variação constante.

O interessante do CrossFit kids (versão infantil) é que ele mescla modalidades como ginástica olímpica e corrida. Trabalha com crianças entre 4 e 12 anos e caracteriza-se por ter um nível de intensidade mínimo, com exercícios aproveitando o peso do corpo. Além disso, eles são focados em melhorar a ação motora.

Benefícios físicos do CrossFit para crianças

O importante aqui é que, por meio da diversão, as crianças iniciem uma rotina que lhes proporcione benefícios físicos e mentais. O CrossFit para crianças foca na brincadeira, então elas podem iniciar, guiadas por seus professores, rotinas voltadas para o fortalecimento de músculos e articulações.

Como já mencionamos, existem vários benefícios físicos da prática de CrossFit para as crianças. Por meio desse método, eles podem até estimular suas habilidades físicas até a idade adulta, projetando-se como atletas de alto rendimento.

Família alongando braço
O esporte é benéfico em qualquer idade, e a prática na infância aumenta a chance de que ele continue presente na vida adulta.

Aumenta a capacidade aeróbica

A capacidade aeróbica entra em jogo quando você se exercita por muito tempo e com intensidade média ou baixa, situação em que o corpo usa seus carboidratos e gorduras como fonte de energia. Com a prática do CrossFit, as crianças aumentam essa capacidade; por sua vez, isso melhora os índices de velocidade-agilidade, força muscular e composição corporal.

Melhora a aptidão geral

Os exercícios de CrossFit para crianças são funcionais e multiarticulares, ou seja, envolvem diferentes áreas do corpo, que são exercitadas ao mesmo tempo. Isso influencia a melhora do estado físico geral, permitindo um desenvolvimento mais completo.

Promove o crescimento ósseo do músculo

Como os ossos e músculos das crianças ainda estão em desenvolvimento, o CrossFit vai ajudá-las a se alongar e a ter uma maior potência para realizar qualquer atividade. Além disso, ajuda o cálcio a se ligar fácil e efetivamente aos ossosaumentando a densidade óssea.

Desenvolve a coordenação

Os exercícios de CrossFit para crianças também visam conhecer seu corpo, limitações e possibilidades. Os movimentos realizados ajudam a desenvolver a coordenação e a capacidade psicomotora graças às combinações e variações que este método inclui.

Evita lesões futuras

Durante a prática do CrossFit, as crianças melhoram sua capacidade de potência; com base em mecanismos neuromusculares, os músculos são capazes de liberar energia. Além disso, esses tipos de treinos que incluem força em uma idade precoce diminuem a incidência de lesões em futuros atletas e praticantes de esporte.

Benefícios emocionais do CrossFit para crianças

Devido à dinâmica em que se desenvolve o CrossFit para crianças, por meio de exercícios lúdicos e em grupo que buscam fazer com que os pequenos trabalhem juntos para se aprimorarem, é possível obter diversos benefícios emocionais. A seguir, discutiremos os mais importantes.

Libera energia

Em alguns países, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um problema de saúde mental muito comum em crianças em idade escolar. Essa patologia leva a criança a apresentar episódios de desatenção, hiperatividade e impulsividade, causando problemas de aprendizagem.

Uma boa alternativa para complementar o tratamento dessa condição podem ser os exercícios de CrossFit para crianças, pois ajudam a liberar e equilibrar essa sobrecarga energética. A ansiedade é reduzida e a capacidade de concentração é aprimorada.

Cria hábitos de disciplina

As crianças que praticam o CrossFit desenvolvem hábitos de disciplina que lhes permitem alcançar os seus objetivos. Elas aprendem a trabalhar pelo que desejam e entendem que atingir uma meta é difícil, mas não impossível.

Melhora a qualidade do sono

Durante o crescimento das crianças, é essencial estabelecer padrões de sono estáveis. Não fazer isso pode levar a criança a desenvolver problemas físicos e emocionais. Desta forma, os exercícios de CrossFit contribuem para melhorar a qualidade do sono após o esforço físico.

Gera autoconfiança

Hoje, mais do que nunca, as redes sociais nos cercam desde a mais tenra idade, e o bullying pode levar as crianças a criar uma desconfiança em relação aos seus corpos e habilidades. Porém, a prática esportiva desenvolve a autoconfiança, levando-as a explorar novas capacidades, motivando-as a conquistar o que querem e impactando sua aparência física.

Melhora as relações sociais

Para as crianças, o relacionamento com os colegas é muito importante; seus laços sociais no futuro dependem muito disso. Levando em consideração que o CrossFit kids acontece em grupos de crianças da mesma idade e incentiva o trabalho em equipe, os pequenos podem melhorar a forma como se relacionam. Sem dúvida, essa será uma grande vantagem para o adulto de amanhã.

Exercícios de crossfit para crianças
O desenvolvimento físico e emocional é favorecido na prática do CrossFit kids.

Precauções gerais do CrossFit para crianças

A prática de CrossFit para crianças deve ser sempre supervisionada por um treinador especializado. Ele fornecerá orientações a respeito da maneira correta de executar os movimentos, evitando lesões ósseas ou musculares.

É importante que os pais informem os treinadores sobre a condição física e psicológica da criança. Desta forma, exercícios que respondem às habilidades individuais podem ser priorizados. É necessário que os instrumentos de peso não sejam usados ​​até os 12 anos de idade para não colocar mais pressão no desenvolvimento ósseo e muscular.

Como o CrossFit é um método em que a intensidade é importante, é necessário conhecer a existência de possíveis patologias cardíacas ou congênitas para evitar problemas futuros, entre os quais a morte súbita. Esta situação foi detectada em atletas de todos os tipos, no mundo todo e incluindo jovens e adultos.

CrossFit para crianças: sim ou não?

Neste artigo, explicamos como os exercícios de CrossFit para crianças aumentam suas habilidades e proporcionam benefícios físicos e emocionais. Agora, você pode decidir com mais segurança se esta é a maneira certa para o seu filho iniciar uma boa relação com os esportes e a prática de hábitos saudáveis.

Lembre-se de que a prática de esportes e o condicionamento físico terão uma grande influência no desenvolvimento da criança. Facilitarão também a sua propriocepção ou concepção do corpo em relação ao espaço, uma habilidade fundamental em todas as fases da vida.

Pode interessar a você...
Transtorno de interação social desinibida em crianças
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Transtorno de interação social desinibida em crianças

O transtorno de interação social desinibida é caracterizado por uma extrema proximidade com pessoas desconhecidas, o que pode incluir riscos.