Como incentivar uma vida de hábitos esportivos na infância

· 9 de junho de 2018
A melhor maneira de incentivar uma vida esportiva para as crianças é ensinar com o exemplo, e fazer com que eles nos vejam praticando esportes para que, assim, os assimilem como algo natural.

Caso tenhamos o desejo de incentivar hábitos esportivos na infância, é fundamental levarmos em conta alguns aspectos dos quais vamos tratar neste artigo. O esporte é algo muito saudável e recomendável desde muito cedo na vida. Dessa forma, ele poderá se tornar um hábito.

A seguir, vamos ver como incentivar os hábitos esportivos nas crianças. Como veremos, isso é algo muito simples que requer apenas esforço. Basta ter vontade e pôr a mão na massa. Vamos lá!

Os pais são o exemplo para que os filhos desenvolvam hábitos esportivos na infância

Pai e filho surfando

Se quisermos incentivar hábitos esportivos na infância, é importante que saibamos que os pais são um exemplo. Tudo o que eles fazem será transmitido para seus filhos.

Por este motivo, se enquanto pais nós não praticamos esportes e levamos uma vida completamente sedentária, o normal é que os nossos filhos não escolham o esporte como uma atividade para praticar.

O que fazer nesses casos? O ideal é praticarmos algum tipo de esporte com as crianças. Por exemplo, sair para caminhar um pouco todos os dias ou jogar tênis nos finais de semana.

Há muitos esportes que podem ser praticados em família e que são muito divertidos. Ver os pais praticando esportes fará com que os filhos se animem a praticar também.

Matricule-os em aulas que eles gostem

Pai jogando futebol com seu filho

Algo que às vezes acontece com os pais é que eles não ouvem seus filhos. Vamos imaginar que queremos que nosso filho faça aulas de futebol, mas ele gosta de jogar basquete. Isto vai fazer com que, em vez de gostar do esporte, acabe odiando.

Caso você não saiba que tipo de esporte seu filho gosta, é interessante que ele experimente um pouco de cada. Por exemplo, se o colocamos em uma aula de tênis e ele não gostar, não force para que ele continue apenas para terminar o curso. É melhor que experimente outro esporte. Assim, sua motivação e vontade não diminuirão.

Temos que saber que os gostos dos filhos não têm que coincidir com o gosto dos pais. Do mesmo modo, é fundamental que deixemos longe de nossa mente determinadas crenças que ainda seguem vigentes atualmente

Por exemplo, se seu filho quiser se inscrever no balé, inscreva-o sem contestar; se sua filha quiser jogar futebol ou basquete, faça o mesmo. Muitos pais têm crenças sobre o que é para meninos e o que é para meninas.

Isso, sem dúvida, é algo absurdo, já que na idade adulta podemos ver profissionais, tanto mulheres quanto homens, em todos os tipos de esportes.

Incentive a constância

Crianças praticando balé

Não vale a pena fazermos um esporte, mas quando não estivermos muito bem ou quando tivermos muitos compromissos, deixarmos de praticá-lo. Para incentivar um hábito esportivo nas crianças, é indispensável que não haja desculpas.

É claro que se a criança estiver gripada ou doente e precisar de repouso, ela deve descansar. Entretanto, às vezes damos algumas desculpas que fazem as crianças entenderem que o esporte não é tão importante e que, se quiserem, podem procrastinar.

Pratique diferentes esportes

Crianças fazendo alongamento

Falamos de uma série de esportes que são bastante conhecidos e que podemos considerar “habituais”. Contudo, o ideal para incentivar a prática esportiva nas crianças é praticar alguns esportes variados, diferente dos mais comuns.

Por exemplo, fazer escalada ou canoagem são excelentes opções. De fato, há algumas atividades deste tipo feitas para as crianças menores, para que possam ser iniciadas neste tipo de esporte sem correr riscos. Algo muito divertido e que, sem dúvida, elas vão adorar.

Lembre-se de que é importante escutar as crianças para saber quais são suas preocupações, mas também é necessário que elas nos vejam praticando esportes e que saibam que isso faz parte da rotina.

O esporte deve ser algo tão natural quanto lavar o rosto todos os dias de manhã.

Portanto, para incutir hábitos esportivos na infância, comecemos seguindo os conselhos mencionados aqui. Com certeza eles ajudarão muito.

Seus filhos praticam algum tipo de esporte? É o esporte que eles querem praticar ou aquele que você impôs a eles?