Cozinhas lineares: características e dicas

As cozinhas lineares ganharam popularidade graças à sua estética minimalista. Se você se interessa por esse estilo, continue lendo este artigo para conhecer algumas dicas.
Cozinhas lineares: características e dicas

Última atualização: 01 Julho, 2021

As cozinhas lineares têm um estilo de decoração minimalista e são o exemplo perfeito de como aproveitar ao máximo um espaço pequeno. O objetivo é organizar os elementos principais em uma linha reta e em uma única parede.

Embora você possa achar esta ideia um pouco entediante, este tipo de cozinha oferece uma grande variedade de estilos. Além disso, possui muitas vantagens, como baixo custo de instalação, melhor aproveitamento de espaço, conforto garantido e acesso rápido a utensílios.

Como aproveitar ao máximo o espaço da cozinha?

Uma dúvida frequente ao remodelar a casa é em que estilo decorar a cozinha. Em algumas casas, a cozinha é o local onde há mais movimento, principalmente para os adeptos da gastronomia.

A resposta pode estar nas cozinhas lineares. Ao contrário de outros estilos, cozinhas deste tipo exigem apenas alguns metros da sala. Você pode instalar uma em apenas 3,6 metros, que é o padrão para agrupar os elementos principais: geladeira, pia, fogão, forno e lava-louças.

Por este motivo, as cozinhas lineares são a opção perfeita para apartamentos com poucos metros quadrados ou de conceito aberto. Seja qual for o motivo, as cozinhas lineares nunca comprometem o conforto e, além disso, são uma ótima solução quando se trata de acesso rápido e funcionalidade.

Dicas e ideias para cozinhas lineares

Você não precisa contratar um designer de interiores para criar sua própria cozinha linear. Felizmente, esse tipo de cozinha se baseia em um estilo simplista e discreto. Portanto, você só precisa ter em mente alguns aspectos básicos. Os mais importantes são os seguintes.

Mantenha os tons neutros

Como dissemos anteriormente, as cozinhas lineares agrupam todos os elementos em um espaço reduzido. Assim, você deve procurar cores neutras para evitar sobrecarregar uma área que já está um pouco carregada por si só.

As cores mais utilizadas neste tipo de cozinha são o branco e o cinza. As combinações possíveis são muitas mesmo usando só essas cores, graças às suas variações tonais. O preto, combinado com sutileza, também é uma opção interessante em um espaço aberto.

Se você quiser variedade na decoração, você pode incluir acessórios de outras cores. Utensílios de cozinha na cor marrom ou creme, por exemplo, são uma boa opção para quebrar a monotonia do design principal.

Saiba mais sobre as cozinhas lineares

Instale armários altos

Este truque é útil se seu espaço é muito pequeno, pois a altura irá neutralizar isso. Ela será o ponto focal, desviando a atenção das limitações de tamanho da área.

Você pode alcançar o efeito usando linhas horizontais. Lembre-se de que, com espaço limitado, você deve preferir móveis e armários que incluam várias opções de armazenamento.

Escolha um design futurista

As tendências mudam constantemente, mas o acabamento futurista veio para ficar. Você pode conseguir este estilo particular na cozinha com detalhes metálicos.

Os acabamentos metálicos são a última tendência em todos os tipos de cozinhas e você pode encontrá-los em talheres, utensílios, entre outros elementos. Procure, no entanto, evitar sobrecarregar o espaço com muitos itens de metal.

Preste atenção à iluminação

Instalar armários altos não é a única maneira de superar as limitações de espaço em cozinhas lineares. Você também pode fazer isso através da iluminação, tanto natural quanto artificial.

Em relação à iluminação artificial, você deve se atentar aos seguintes critérios:

  • Instale luminárias horizontais (isso transmite uma sensação de amplitude).
  • Varie as tonalidades (as lâmpadas de LED são as melhores para isso).
  • Considere a instalação de focos de luz no rodapé ou próximo ao chão. Isso é útil para criar uma aparência flutuante.
  • Inclua luzes pequenas e suaves em áreas movimentadas.

Tenha em mente que, além de contribuir para a estética do espaço, o conjunto de luminárias que você escolher deve ser funcional para cozinhar.

Siga uma linha ininterrupta

As cozinhas lineares não recebem esse nome apenas porque ocupam uma única parede da cozinha. Elas também se caracterizam por seguirem linhas ininterruptas, de forma que seus elementos combinem entre si. Isso cria harmonia e equilíbrio.

Mas como fazer isso? É muito fácil, basta organizar os elementos da cozinha de forma a seguir uma linha reta do início ao fim. Claro, você pode ser criativo, mas procure manter uma linha por pelo menos um metro de comprimento.

Leve em consideração as linhas dos armários, da geladeira, do micro-ondas e da pia. Tudo deve fazer parte de um todo, ou seja, você não deve posicionar os elementos aleatoriamente.

Use gavetas sem puxadores

Para maximizar o estilo minimalista e obter uma estética ainda mais fluida, considere instalar gavetas sem puxadores. Isso manterá a sensação de linearidade e tornará a cozinha mais discreta de frente.

Se você precisar deles, instale puxadores simples, de um tipo que permita um acesso rápido ao interior da gaveta, mas que não fique tão visível. Existem muitas opções no mercado, então você não precisa gastar uma fortuna com eles.

Mude o estilo com a ajuda de uma ilha

Instalar uma ilha na sua cozinha linear foge um pouco da ideia inicial. Afinal, o objetivo desse tipo de cozinha é que todo o processo gastronômico seja realizado em apenas uma parede.

No entanto, se você tiver muito espaço disponível, esta pode ser uma opção interessante, especialmente em uma cozinha de conceito aberto.

Como certas receitas podem exigir mais espaço, uma ilha pode ajudar bastante, adicionando espaço de trabalho extra para cozinhar. Procure manter o conceito linear para que ela combine perfeitamente.

Tenha em mente a distribuição dos elementos

Ao organizar os acessórios de cozinha, você não deve priorizar a estética sobre a funcionalidade. Ambos devem se alinhar a um estilo minimalista e linear, mas também devem ser funcionais e permitir cozinhar de forma fluida.

Além disso, você deve ter cuidado com certas combinações. Por exemplo, nunca coloque o fogão perto da geladeira. O contraste de quente e frio não é bom para nenhum dos aparelhos.

As cozinhas lineares resolvem problemas funcionais

As cozinhas lineares resolvem problemas funcionais

Além das dicas acima, que são fundamentais para criar uma cozinha linear, você também deve ter em mente os seguintes conselhos:

  • Mantenha uma distância mínima de 50 centímetros entre cada acessório de cozinha.
  • Se você for instalar uma coifa, opte entre uma pequena ou embutida.
  • Distribua as coisas com base em como você costuma cozinhar.
  • Não economize nas despesas se você achar que certa modificação fará diferença.
  • Procure combinar o estilo da cozinha (cores, formas e design) com os outros lugares da casa.
  • Considere ter uma mesa dobrável ou uma banqueta como apoio.

Um conselho profissional sobre como aproveitar ao máximo seu espaço ou que tipo de bancada escolher pode fazer uma grande diferença. Portanto, não tenha medo de procurar um especialista em cozinhas lineares.

Pode interessar a você...
Ideias imperdíveis para organizar a cozinha
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Ideias imperdíveis para organizar a cozinha

Essas oito ideias irão ajudá-lo a organizar a cozinha e vão garantir um espaço para você apreciar enquanto prepara aquela comida deliciosa.



  • Felip Guiñón, S. Diseño de interiores. Rediseño y reforma de una cocina. 2018
  • Montes, E., Lloret, I., & López, M. Diseño y gestión de cocinas. Manual de higiene alimentaria aplicada al sector de la restauración. 2009.
  • Ventura, A. T., & González, S. C. Ideas prácticas en decoración. Lexus Editores, Lima (Perú). 2006.