Prepare deliciosas costelas de porco em molho agridoce com esta receita

30 de setembro de 2019
As costelas de porco são um prato forte, ideal para pessoas com muita atividade física. A combinação de carne e molho agridoce é simples e deliciosa. 

As costelas de porco agridoce são uma delícia que é frequentemente encontrada em restaurantes asiáticos. No entanto, este é um daqueles pratos que parecem complexos, mas, na realidade, são fáceis de fazer.

Certamente, o segredo do sabor desta proposta está no molho agridoce. A melhor coisa sobre o uso das costelas é que sua estrutura e suculência agradam crianças e adultos. Esta pode ser uma excelente alternativa para introduzir outros tipos de sabores aos pequenos.

Propriedades do molho agridoce 

Lombo de porco

Embora pareça apenas um ingrediente para o sabor, o molho agridoce tem contribuições nutricionais consideráveis. Além disso, a mistura de produtos alimentares utilizados para a sua preparação fornece vitaminas B, C, E, iodo e outros elementos que, em pequenas quantidades, são positivos para o nosso corpo.

Sem dúvida alguma, a melhor coisa sobre esse molho é que ele é feito principalmente de ingredientes naturais. Por isso, será melhor prepará-lo em casa do que optar pelas alternativas comerciais que podemos ver no mercado.

Não perca: A importância de uma boa alimentação para um estilo de vida saudável

Receita de costelas de porco em molho agridoce 

A proporção de ingredientes que mostraremos abaixo é para quatro pessoas. Sabendo disso, podemos reduzir ou aumentar as quantidades, dependendo das rações que serão servidas.

Ingredientes 

  • 1 ½ quilos de costelinha de porco
  • 4 cabeças de alface
  • 1 cebolinha
  • 1 colher de sopa de pimentão vermelho (15 g)
  • ½ pimentão verde
  • 3 colheres de sopa de vinagre (45 ml)
  • Azeite de oliva
  • Sal (a gosto)
  • Pimenta do reino (a gosto)
  • Água
  • Salsa

Ingredientes para a preparação do molho 

  • ½ xícara de molho de tomate (natural ou ketchup) (100 g)
  • 3 colheres de sopa de vinagre de arroz (45 ml)
  • 2 colheres de sopa de vinho branco (30 ml)
  • 2 colheres de sopa de farinha de milho (refinado) (30 g)
  • 3 colheres de sopa de açúcar (45 g)
  • Água (quantidade necessária)

Não deixe de ler: Você sabe do que são feitos os hambúrgueres dos locais de comida rápida?

Preparação das costelas de porco em molho agridoce: 

  1. Em primeiro lugar, prepare o molho agridoce. Para isso, coloque o molho de açúcar, vinagre de arroz, vinho branco, e ketchup em uma panela. Adicione um pouco de água fria e leve ao fogo por alguns minutos, até reduzir e adquirir consistência.
  2. Posteriormente, separe as costelas e as coloque em uma tigela grande. Tempere a carne, e cubra uniformemente cada pedaço com óleo.
  3. Logo coloque tudo em uma assadeira e leve ao forno a 200 ºC, por cerca de 25 minutos.
  4. Além disso, é importante que todas as chamas do forno estejam acesas, mas não coloque a carne muito perto da chama de cima. Isso impedirá a superfície se queime.
  5. Logo após cinco minutos antes do final do cozimento, retire as costelas e espalhe o molho sobre olhas, permitindo que o molho se adira à carne e a caramelize.
  6. Por outro lado, prepare o vinagrete. Para fazer isso, corte a cebolinha em pedaços pequenos e o pimentão verde. Misture os dois em uma tigela com azeite, páprica, sal, e um pouco de vinagre.
  7. Logo em seguida, abra a cabeça de alface e espalhe-a em uma tigela ou prato. Em cima dela, coloque o vinagrete que acabou de preparar.
  8. Cada porção pode ser servida com 4 costelinhas de porco, que serão acompanhadas por alface. Para finalizar a preparação deste prato suculento, usaremos a salsa picada como elemento decorativo.
  9. Finalmente, deixe ao ponto desejado de sal, e sirva quente.

Conteúdo nutricional do prato 

Costelas de porco com molho

A melhor coisa de preparar as costelas de porco com molho agridoce acompanhadas de vinagrete, é que o prato é equilibrado. Embora a carne de porco tenha um importante teor calórico e de gordura, a falta de carboidratos pesados ​​equilibrará a balança, e fará desta refeição uma alternativa saudável.

A preparação de carne de porco assada e o uso de azeite de oliva permitem que os alimentos sejam um pouco menos gordurosos. Além disso, esse azeite óleo é uma fonte inesgotável de ácidos graxos, com grandes benefícios para o corpo. Sem dúvida alguma sua ingestão contribui para o funcionamento do sistema nervoso, cardiovascular e, além disso, possui propriedades anti-inflamatórias.

Em resumo, esta receita de costelas de porco em molho agridoce é muito simples, e sua preparação pode ser espetacular. Talvez o nível nutricional mais importante seja a combinação de gorduras e vegetais, para garantir um equilíbrio saudável.