"Coquette Aesthetic': em que consiste esta tendência?

A moda "Aesthetic" continua a ser popular nas redes sociais. Descubra o que é e como implementar a estética "Coquette", caracterizada pela exaltação da feminilidade e pela elegância de babados, laços e vestidos florais.
"Coquette Aesthetic': em que consiste esta tendência?

Escrito por Jonatan Menguez

Última atualização: 15 junho, 2023

Um retorno às rendas e babados da era vitoriana, combinados com elementos como sapatilhas ou meias brancas compridas. Acentuar o feminino, o elegante e também o infantil, é o eixo central da tendência Coquette Aesthetic, que está na moda entre os jovens e adolescentes da geração Z.

Implementá-lo requer a incorporação de roupas como vestidos longos de renda, estampas florais e colares de pérolas. O estilo regressa à sumptuosidade das senhoras do século XIX, embora procurando a simplicidade e ancorando-se na modernidade. A seguir, contaremos em detalhes em que consiste.

O que é Coquette Aesthetic?

O significado literal da tendência é ‘estética vaidosa’. Portanto, a ideia central é atravessada pela beleza, delicadeza e tudo o que agrada aos olhos. Sendo um estilo vintage, essa beleza remete a detalhes do passado, alguns que se tornaram excêntricos e outros que nunca saíram de moda.

Por exemplo, rendas exageradas, babados, recortes e laços de cabelo. O Coquette Aesthetic nasceu como uma tendência derivada do estilo Aesthetic, que também remete ao vintage, porém mais próximo da segunda metade do século XX. No Coquette Aesthetic o que predomina é uma concepção clássica de beleza, romantismo e amor.

Embora esta tendência acentue o feminino, também o faz a partir de um lugar tradicional, já que abundam as cores rosa e branco, juntamente com os tons pastel. Além disso, está ligado a uma fase da juventude e adolescência, aproximando-se dos estilos conhecidos como Soft Girl ou movimento Lolita.

Como surgiu?

Como muitas das tendências atuais, os jovens as tornam virais por meio das redes sociais, especialmente Instagram e TikTok. Quando o assunto é moda, não dá para ignorar o que rola no Pinterest, site especializado em arte, decoração e vestuário.

O Coquette Aesthetic emergiu como um subestilo da tendência estética geral.

Porém, é um olhar com raízes em outra rede social: o Tumblr. Ali, no início dos anos 2010, muitas jovens começaram a se apropriar da estética Lolita, em referência à obra de Vladimir Nabokov. Com grande furor em países como China, Japão e Coreia do Sul, o estilo foi agregando detalhes como a cor vermelha e maquiagem acentuada.

Quanto ao visual, poderia ser tomado como referência ao Shabby Chic, tendência decorativa, mas com semelhanças com a Coquette, principalmente no quesito sofisticação e gama de cores.

Hoje, a tendência Coquette Aesthetic já conta com mais de 300.000 postagens no Instagram e quase 2 bilhões de visualizações no TikTok.

Veja: Qual é o estilo “glam” e como trazê-lo para sua casa?

Roupas e acessórios para usar no estilo Coquette Aesthetic

Desde 2021, a evolução e a combinação de elegantes tendências vintage resultaram no surgimento do estilo Coquette Aesthetic. Como eixo central, essa moda faz com que detalhes delicados e finos convivam com cores, acessórios e até objetos que remetam à ternura. As roupas a seguir são as mais usadas.

Vestidos

Se alguém olhar uma foto do século 19, principalmente as da alta sociedade, encontrará vestidos bem característicos. Longo, com rendas, muitas dobras, anáguas e fitas. A tendência Coquette busca retornar àquela elegância típica da era vitoriana. Sem deixar de lado os bordados, estampas florais e rendas.

A gama de cores dominante é branca e bege. Também marrom claro, rosa e cinza entram na tendência. O importante é que não fujam dos tons pasteis, ou seja, suaves e claros.

Como roupas alternativas, incluem-se também vestidos de cetim, outros com estampas florais e até cardigãs, principalmente os de ombros nus. Vestidos de tule com brilhos e transparências também combinam com a moda Coquette.

Cabelo

Os penteados podem ser muito variados, sendo possível usá-los tanto com cabelos soltos quanto presos. Porém, há um elemento cuja presença remete diretamente à Estética Coquete; a fita para prender o cabelo. Junto com os laços, esse objeto também pode estar presente em alguns detalhes dos vestidos.

Calçados

São duas opções de calçados que combinam perfeitamente com o estilo. De um lado, as botas. Do outro, sapatos fechados, seguindo a tendência Lolita.

A segunda opção é um pouco mais ousada, pois permite a combinação com meias brancas e longas. Qualquer calçado em Coquette permite o uso de meias-calças e meias com rendas ou bordados..

Acessórios e detalhes

A roupa estilo Coquette pode ser completada com uma série de acessórios e joias. Aliás, a incorporação de pérolas em pulseiras ou colares é um dos principais detalhes que distinguem esta moda. Possíveis acessórios incluem:

  • Botões. Camisas com botões e rendas remetem à elegância dos vestidos antigos.
  • Pérolas. Um dos detalhes fundamentais do Coquette Aesthetic. Elss podem ser vistas em anéis, brincos, colares e até mesmo em certas roupas.
  • Babados. Esta peça, típica dos vestidos de flamenco espanhol, é incorporada em mangas, saias ou camisas como um detalhe muito característico do estilo.
  • Luvas. Algumas pessoas optam por adicionar luvas de renda que adicionam elegância à roupa.

As referências da tendência Coquette Aesthetic

Como toda moda, o Coquette Aesthetic não se limita a roupas e acessórios, mas inclui uma estética visual geral. Algumas celebridades servem de inspiração para encontrar e adaptar o estilo às preferências pessoais. Entre as famosas que o exibem está a atriz Elle Fanning.

Além disso, certos personagens do filme permaneceram como referências para o Coquette Aesthetic. Por exemplo, Nina, protagonista do filme Cisne Negro, interpretada por Natalie Portman. Com seu visual jovem de bailarina, ela é uma clara inspiração para esta moda.

Junto com ela, a elegância demonstrada pela atriz Kirsten Dunst com sua personagem como Maria Antonieta no filme de 2006, expõe os detalhes mais suntuosos que o estilo busca. A música também complementa uma moda que coloca a obra e o visual de Lana del Rey como trilha sonora principal.

Coquette Aesthetic é uma tendência ideal para eventos

Embora à primeira vista possa parecer um estilo pretensioso e exagerado, a febre dos vestidos e da estética vintage está inundando as redes sociais. Tanto nas postagens quanto nas pesquisas, o  Coquette Aesthetic foi posicionado como uma das principais variantes dentro do amplo espectro do estilo estético.

Nesse caso, o importante é apostar nos detalhes que apelam à história e ao exagero da feminilidade clássica. Vestir uma roupa Coquette é uma maneira elegante e atraente de ficar na moda, tornando-se uma ótima escolha para festas ou eventos.

Pode interessar a você...
Estilo “Milipili”: em que consiste essa tendência do TikTok
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Estilo “Milipili”: em que consiste essa tendência do TikTok

O estilo "milipili" propõe looks irreverentes e descontraídos. Sua base é resgatar peças no estilo dos anos 90 e criar “looks” incríveis.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.