O consumo de chá verde e chá preto reduz o risco de AVC

Vários estudos afirmam que tanto o chá verde quanto o chá preto têm propriedades anticoagulantes que beneficiam o sistema cerebrovascular.
O consumo de chá verde e chá preto reduz o risco de AVC

Última atualização: 15 Setembro, 2021

Se você se considera um amante de chás de ervas, vai gostar deste artigo. Estudos recentes revelaram que o consumo regular de chá verde e chá preto reduz o risco de derrame e outros acidentes vasculares.

A chave, como sempre, está no equilíbrio. Não se trata de consumir muitas xícaras por dia. Uma xícara de chá preto pela manhã e outra de chá verde à tarde bastariam para desfrutar de seus maravilhosos efeitos.

O consumo de chá verde e de chá preto reduz o risco de derrame em 20%

Proteger o cérebro

O estudo foi realizado no National Brain and Cardiovascular Center, no Japão. Trata-se de um trabalho meticuloso que já dura cerca de 13 anos e acompanha 83.269 pessoas.

De acordo com o diretor deste estudo, Dr. Yoshihiro Kokubo, os resultados são animadores. Às vezes, fazer uma pequena mudança em nosso estilo de vida, como incluir uma xícara de chá verde e chá preto em nossa dieta, pode nos ajudar a evitar alguns problemas de saúde. Vejamos os resultados deste interessante trabalho:

  • Os participantes do estudo tinham entre 45 e 74 anos.
  • Eles foram divididos em dois grupos. Por um lado, aqueles que eram consumidores regulares de chá verde e chá preto e, por outro, aqueles que não eram.
  • Verificou-se que aqueles que bebiam entre duas e quatro xícaras de chá verde e chá preto tinham uma probabilidade 20% menor de sofrer derrames em comparação com aqueles que não consumiram essas infusões.
  • Também foi interessante ver que pessoas que bebiam pelo menos uma xícara de café ou duas xícaras de chá verde ou preto por dia tinham um risco 32% menor de ter um derrame.
  • Também foi constatado que, em média, as pessoas que consumiam chá verde e chá preto tendiam a ter estilos de vida mais saudáveis, o que também explicaria o menor risco de doenças cerebrovasculares.

O que explica essa relação?

Os médicos explicam que o mais interessante do trabalho foi ver como as pessoas que consumiam uma xícara de café no café da manhã e chá verde ou chá preto à tarde eram, em geral, cardiovascularmente saudáveis.

  • Isso seria explicado pelos benefícios dessas bebidas naturais para evitar a formação de coágulos. Tanto o chá verde quanto o chá preto são ricos em catequinas, que fornecem um poderoso efeito antioxidante e anti-inflamatório.
  • O chá verde e o chá preto aumentam os efeitos antitrombogênicos endógenos.
  • Os especialistas recomendam o consumo de café ou chá preto pela manhã e chá verde à tarde. Dessa forma, graças ao ácido clorogênico do café, reduziremos o risco de derrame e a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2.

Outros grandes benefícios do consumo de chá verde e de chá preto

Chá verde e chá preto

Você sabia que o chá preto é usado desde a antiguidade como remédio para melhorar a memória? Esses dados seriam explicados pelo seu poder estimulante e energético. Vamos conhecer mais benefícios dessa bebida originada da Camellia sintensis.

  • Existem dados científicos que mostram que o chá preto é energético e estimulante. É muito rico em cafeína e em um estimulante chamado teofilina.
  • O chá preto também é muito rico em polifenóis, um tipo de antioxidante que nos permite proteger as células contra os danos dos radicais livres.
  • É adstringente, daí seu sabor amargo e seu poder de melhorar a digestão e tratar a gastrite.
  • É um diurético ideal para combater a retenção de líquidos no corpo.
  • Ajuda a emagrecer graças à sensação de saciedade que proporciona e às suas poucas calorias, como mostra este artigo. O chá preto é ideal para o café da manhã ou após as refeições.

O chá verde, um presente da natureza

Depois do chá branco, o chá verde é a bebida mais rica em antioxidantes. É rico em vitamina C, vitamina E, luteína e zeaxantina.

  • Além disso, tem a capacidade de ativar o nosso metabolismo, o que é muito bom para emagrecer, desde que mantenhamos uma alimentação saudável e equilibrada.
  • Outro fato interessante é que o chá verde favorece a saúde das grandes artérias do corpo. Previne o seu endurecimento e estimula a correta circulação do sangue, controlando o nível de colesterol. É, portanto, uma bebida muito adequada para favorecer a nossa saúde geral.

Então, não hesite. Você pode começar suas manhãs com uma xícara de café ou de chá preto. À tarde ou após as refeições, você pode tomar uma xícara de chá verde. Se você também mantiver uma vida ativa, vai prevenir o surgimento de doenças cerebrovasculares.

Pode interessar a você...
O chá verde pode aumentar a longevidade?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
O chá verde pode aumentar a longevidade?

Existem certos produtos que podem ser incluídos em sua dieta com o objetivo de aumentar a longevidade, como o chá verde. Saiba mais aqui!