Conheça os benefícios de praticar mountain bike

20 Agosto, 2019
O mountain bike é considerado um esporte de risco, então você deve tomar as precauções necessárias e usar equipamentos de proteção ao fazer a atividade.
 

Se você é apaixonado por esportes radicais e se exercitar em espaços naturais, praticar mountain bike pode ser um excelente convite para encher sua vida de aventura. Explorar a montanha em duas rodas não é apenas uma atividade que irá adicionar adrenalina à sua vida mas, é também um grande aliado para a sua saúde física, mental e emocional.

Se, a qualquer momento, a ideia de iniciar essa prática tiver passado pela sua cabeça, este artigo é para você. Por isso, te contaremos as razões pelas quais praticar o mountain bike é uma opção fantástica para o seu corpo e mente.

O que é o mountain bike?

Prática de mountain bike

Se você pensou que para praticar mountain bike, basta pegar a bicicleta que você usa na cidade e dirigir até a montanha, lhe dizemos que vai muito mais além. O mountain bike, também conhecido como MTB, é considerado um esporte de risco.

É uma competição que ocorre em circuitos naturais, quase sempre através de florestas ou estradas estreitas com encostas íngremes e descidas muito rápidas. Existem diferentes especialidades deste esporte. Entre elas:

  • Cross Country ou Rally (XC): É a variante mais conhecida e consiste na competição por terrenos ascendentes e descendentes.
 
  • Downhill: É um termo relacionado a rotas descendentes.
  • Uphill: Ao contrário do anterior, trata-se de corridas de subida. Ganha quem consegue percorrer a maior distância em menos tempo.
  • Cross Country Olympics: Esta é uma competição que segue as regras olímpicas.
  • XCR: É uma competição em que surgem relevos no final da corrida.
  • XCE: É uma modalidade na qual o último a chegar é eliminado.

Com o tempo, mais e mais variantes deste esporte radical surgiram. Entre as infinitas modalidades que existem, cada uma tem suas regras e seu charme.

Leia também este artigo: Como a inteligência emocional nos ajuda no esporte?

Benefícios do mountain bike

Ajuda a manter o peso

Este esporte radical permitirá que você mantenha uma boa figura. Por isso, se o seu objetivo é perder alguns quilos e tonificar seu corpo, o mountain bike é um bom plano para você. A prática constante te ajudará a queimar gordura, tonificar os músculos e controlar seu peso corporal.

Os exercícios de longa distância fazem com que o corpo forneça muito mais sangue rico em oxigênio para os músculos que trabalham durante a prática física. Além disso, as mitocôndrias usam um influxo maior de oxigênio. Assim, a partir disso, mais energia será gerada em seu corpo e você vai queimar mais gordura.

Ajuda a se conectar mais com a natureza

A conexão com a natureza às vezes pode ser a melhor terapia. Ao contrário do ciclismo urbano, o mountain bike te ajudará a ter uma conexão muito mais íntima com florestas, selvas e outros espaços naturais.

 
  • Além disso, um passeio nas montanhas também significa uma ruptura com os cenários que enfrentamos diariamente. Uma pausa da rotina!

Promove sua saúde cardiovascular

O ciclismo, em geral, é altamente recomendado para pacientes com doenças cardiovasculares. Assim, se realizada com frequência, essa prática reduz o risco de doença coronariana e até a chance de ataque cardíaco em pelo menos 20%.

Como se isso não bastasse, esses exercícios influenciam positivamente na circulação. O colesterol ruim (LDL) no sangue é significativamente reduzido. Além disso, cada pedalada estimula a circulação e previne o aparecimento de varizes e estrias.

Fortalece seu sistema imunológico

O Mountain bike requer esforço. Tanto é assim que dentro do sistema imunológico começa um processo de inflamação que faz com que novas fibras nasçam ou regenerem as existentes. Isso ocorre com o objetivo de preparar o corpo para quando ele é submetido novamente a tal situação de estresse.

Todo esse processo ajuda a prevenir doenças, porque acelera o movimento dos glóbulos brancos que combatem vírus, bactérias e células doentes.

Não deixe de ler ademais: Como uma boa companhia influencia a ativação cerebral?

O mountain bike beneficia a sua saúde mental e emocional

Andar de bicicleta é um bom exercício para o coração.
 

Esta atividade esportiva tem um grande impacto no funcionamento do cérebro. Isso ocorre porque o exercício fortalece a memória e aguça a capacidade de resolver problemas complicados.

Andar de bicicleta, como a maioria dos exercícios físicos, faz você se sentir melhor porque libera endorfinas, o hormônio da felicidade. Esses neurotransmissores funcionam como analgésicos naturais que nos fazem sentir mais leves e geram uma sensação de bem-estar.

Por fim, agora você tem mais razões para começar a se exercitar através do mountain bike. Quando vai começar? Anime-se: seu corpo e sua mente vão agradecer.

 
  • Strasser B, Spreitzer A, Haber P. Fat loss depends on energy deficit only, independently of the method for weight loss. Ann Nutr Metab. 2007;51(5):428-432. doi:10.1159/000111162
  • Harber, V.J., Sutton, J.R. Endorphins and Exercise. Sports Medicine 1, 154–171 (1984). https://doi.org/10.2165/00007256-198401020-00004
  • Pedro Celaya Lezama. Ciclismo. Archivos de Medicina del Deporte. Volumen II – Nº 77 – Págs. 251-254. http://femede.es/documentos/Ciclismo_251_7.pdf
  • Lanier, J., Bury, D. and Richardson, S., 2020. Diet And Physical Activity For Cardiovascular Disease Prevention. [online] Aafp.org. Available at: <https://www.aafp.org/afp/2016/0601/p919.html#sec-3> [Accessed 6 September 2020].
  • Brian Johnston. 2018. Beneficios del ejercicio. Manual Merck. https://www.merckmanuals.com/es-us/hogar/fundamentos/ejercicio-y-forma-f%C3%ADsica/beneficios-del-ejercicio
  • CICLISMO PARA EL PACIENTE CARDIOVASCULAR. Fundación del Corazón. https://fundaciondelcorazon.com/ejercicio/deportes/821-ciclismo-para-el-paciente-cardiovascular.html
  • Moreno-Eutimio MA, Acosta-Altamirano G. El inmunometabolismo del ejercicio físico y la vida sedentaria. Cir Cir. 2014;82(3):344-351.