Conheça os benefícios de praticar mountain bike

O mountain bike é considerado um esporte de risco, então você deve tomar as precauções necessárias e usar equipamentos de proteção ao fazer a atividade. Com esses cuidados, há muitos benefícios dos quais você tirar proveito.
Conheça os benefícios de praticar mountain bike

Última atualização: 26 Maio, 2021

Se você é apaixonado por esportes radicais e se exercitar em espaços naturais, praticar mountain bike pode ser um excelente convite para encher sua vida de aventura. Explorar a montanha em duas rodas não é apenas uma atividade que irá adicionar adrenalina à sua vida mas, é também um grande aliado para a sua saúde física, mental e emocional.

Se, a qualquer momento, a ideia de iniciar essa prática tiver passado pela sua cabeça, você deve manter algumas questões em mente. Por isso, te contaremos as razões pelas quais praticar o mountain bike é uma opção fantástica para o seu corpo e mente.

O que é o mountain bike?

Obesidade
O sobrepeso e a obesidade são condições que podem melhorar durante o mountain bike.

Se você pensou que para praticar mountain bike, basta pegar a bicicleta que você usa na cidade e dirigir até a montanha, lhe dizemos que vai muito mais além. O mountain bike, também conhecido como MTB, é considerado um esporte de risco.

É uma competição que ocorre em circuitos naturais, quase sempre através de florestas ou estradas estreitas com encostas íngremes e descidas muito rápidas. Existem diferentes especialidades deste esporte. Entre elas:

  • Cross Country ou Rally (XC): É a variante mais conhecida e consiste na competição por terrenos ascendentes e descendentes.
  • Downhill: é um termo relacionado a rotas descendentes.
  • Uphill: ao contrário do anterior, trata-se de corridas de subida. Ganha quem consegue percorrer a maior distância em menos tempo.
  • Cross Country Olympics: esta é uma competição que segue as regras olímpicas.
  • XCR: é uma competição em que surgem relevos no final da corrida.
  • XCE: é uma modalidade na qual o último a chegar é eliminado.

Com o tempo, mais e mais variantes deste esporte radical surgiram. Entre as infinitas modalidades que existem, cada uma tem suas regras e seu charme.

Benefícios do mountain bike

Além dos benefícios que listaremos a seguir, você deve saber que o mountain bike não é uma disciplina adequada para todos. Como explica uma publicação da Sociedade Espanhola de Medicina do Esporteesta atividade não é recomendada para quem sofre de alguma das seguintes condições:

  • Insuficiência cardíaca, respiratória ou renal.
  • Reumatismos crônicos.
  • Hemofilia.
  • Diabetes dependente de insulina.
  • Distúrbios do sistema locomotor que afetam o equilíbrio.

Além dos itens listados, há outras contraindicações a serem consideradas. No entanto, também existem muitos benefícios e consequências positivas para a saúde. Aqui apresentamos os mais importantes.

Ajuda a manter o peso

Este esporte radical permitirá que você mantenha uma boa figura. Se o seu objetivo é perder alguns quilos e tonificar seu corpo, o mountain bike é um bom plano para você. A prática constante te ajudará a queimar gordura, tonificar os músculos e, como indica uma publicação da Heart Foundation, será útil para controlar o peso corporal.

Os exercícios de longa distância fazem com que o corpo forneça muito mais sangue rico em oxigênio para os músculos que trabalham durante a prática física. Além disso, gastar mais energia fará com que o corpo queime mais gordura, conforme explicado em um estudo publicado pela revista Annals of Nutrition & Metabolism.

Ajuda a se conectar mais com a natureza

A conexão com a natureza às vezes pode ser a melhor terapia. Ao contrário do ciclismo urbano, o mountain bike te ajudará a ter uma conexão muito mais íntima com florestas, selvas e outros espaços naturais.

Além disso, um passeio nas montanhas também significa uma ruptura com os cenários que enfrentamos diariamente. Uma pausa da rotina!

Promove sua saúde cardiovascular

Hipertensão
Pacientes com hipertensão podem se beneficiar da prática desse esporte.

Em geral, o ciclismo é altamente recomendado para pacientes com doenças cardiovasculares, desde que as instruções do médico sejam seguidas. Se realizada com frequência, essa prática reduz o risco de doença coronariana, de acordo com um estudo publicado pelo American Family Physician.

Como se não bastasse, esses exercícios influenciam positivamente a circulação, e o colesterol ruim (LDL) no sangue é reduzido significativamente, conforme indica publicação do Manual Merck sobre atividade física. Além disso, a pedalada estimula a circulação e, assim, ajuda a prevenir o aparecimento de varizes e estrias.

Fortalece seu sistema imunológico

O mountain bike é uma atividade ideal para evitar o sedentarismo, que prejudica as defesas do organismo. De acordo com um estudo publicado pela Surgery and Surgeons, o exercício promove um estado anti-inflamatório que previne o aparecimento de várias doenças.

O mountain bike beneficia a sua saúde mental e emocional

Essa atividade esportiva tem um grande impacto na função cerebral. Isso porque o ciclismo, como na maioria dos exercícios físicos, libera endorfinas, conhecidas como “o hormônio da felicidade”.

Esses neurotransmissores funcionam como analgésicos naturais que fazem você se sentir melhor e criam uma sensação de bem-estar. Este link é confirmado por um estudo publicado pela Sports Medicine em 2012.

Experimente o mountain bike para melhorar sua saúde

Como última recomendação, vale destacar a importância de consultar um médico no caso de sofrer algum dos fatores de risco associados ao ciclismo em geral. Dessa forma, você poderá saber se sua prática envolve ou não riscos à sua saúde.

Ao tomar todas as precauções necessárias, agora você tem mais motivos para começar a se exercitar no mountain bike. Anime-se: seu corpo e sua mente vão agradecer.

Pode interessar a você...
4 benefícios de andar de bicicleta
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 benefícios de andar de bicicleta

Andar de bicicleta tem muitos benefícios que podemos não conhecer. Em alguns países, é utilizada como meio de transporte habitual.