Como uma boa companhia influencia a ativação cerebral?

17 de agosto de 2019
Ao cercar-se de pessoas positivas, você será mais feliz, pois uma boa companhia estimula a ativação cerebral e favorece a produção de endorfinas.

O indivíduo é cercado por familiares, amigos, parceiros, colegas de trabalho e conhecidos. Estar acompanhado faz parte do processo de socialização humana e isso ajuda a manter sua saúde mental. Saiba como as boas companhias influenciam a ativação cerebral.

O cérebro determina toda a nossa atividade mental, desde processos inconscientes, como a respiração, até os pensamentos mais elaborados. Os neurônios processam informações e nos permitem pensar e agir em situações que surgem na vida.

O cérebro representa apenas 2% do peso do corpo, entretanto, consome mais de 20% da ingestão calórica diária de energia. A utilização do cérebro faz parte da vida cotidiana, portanto o seu bom uso nos permite viver melhor.

A informação que é processada no cérebro é influenciada pelo que rodeia o indivíduo. Os processos mentais são construídos por informação externa, que é aprendida em lugares onde o indivíduo se desenvolve diariamente.

Se você acha que a boa companhia só lhe dará bons momentos em sua vida, aqui explicaremos os efeitos de ter uma boa companhia na ativação cerebral.

Boas companhias brindam apoio emocional

Ativação cerebral

O cérebro gera emoções. Assim, ter um apoio neste âmbito, com a companhia dos entes queridos, ajudará a controlar as emoções e ter estabilidade mental. Quando você está passando por uma situação que gera emoções tristes, o apoio de uma boa companhia será fundamental para superar a tristeza.

Os seres humanos são cheios de emoções, e ter pessoas ao seu lado que o apoiam lhe dará confiança para superar os obstáculos. Em momentos felizes e comemorativos, você também fortalecerá esses laços. A vida é construída entre celebrações e tristezas: está em você cercar-se de pessoas que o acompanhem no caminho da vida.

Leia também: Descubra a importância de expressar as emoções

Estimula os processos mentais

Estar rodeado por boas companhias estimulará processos mentais porque você sentirá uma conexão com a outra pessoa. Isso ajuda a pensar mais rápido, porque há conversas e problemas comuns para discutir.

A comunicação assertiva com pessoas que contribuem para a sua vida irá enchê-lo com confiança. Discernir sobre situações e conhecimentos faz parte do processo social do ser humano. Com cada pessoa com a qual nos relacionamos aprendemos algo. Não necessariamente como um processo formal ou educacional, mas a partir de experiências de vida você pode crescer mentalmente.

As boas companhias liberam endorfinas

Os amigos ajudam a liberar endorfinas

Quando você compartilha momentos com seus amigos, familiares, parceiros e conhecidos, você libera endorfinas, mais conhecidas como os hormônios da felicidade. Estar rodeado de pessoas positivas lhe dará momentos alegres; aproveite então o lugar e a ocasião em que você compartilha com os outros.

Se você se cercar de pessoas negativas ou que não buscam o bem para você, você sentirá um fardo emocional porque não poderá seguir em frente. A pessoa procura o seu bem quando ele aceita você com suas virtudes e defeitos. Aceite os outros como eles são e deixe de lado os preconceitos.

Gera um equilíbrio mental

Estar bem com você mesmo, gera um equilíbrio mental e, portanto, os níveis de ansiedade serão reduzidos. As boas companhias trazem benefícios na ativação do cérebro e ajudam você a se sentir estável. Além disso, aumentam a autoestima.

A autoconfiança é um processo interno, mas fatores externos também são essenciais para fortalecer a autoestima. Se tiver ao seu lado uma pessoa que critica você negativamente ou julga suas ações, é melhor deixá-la ir e ficar longe de pessoas tóxicas.

Não deixe de ler também: 6 tipos de relações tóxicas para serem evitadas

Cabe a você escolher as pessoas ao seu redor. Portanto, não se empolgue com uma situação de momento e escolha pessoas que dão e não que tiram. Uma boa companhia ajuda na ativação do cérebro e lhe dará estabilidade emocional.

Desfrute de seus entes queridos e viva o momento, assim a tristeza não perturbará a sua mente. Cerque-se de pessoas que ajudam você a continuar a seguir em frente na vida. Certamente, a boa companhia o fará mais feliz.

Não procure a amizade daqueles que têm uma alma impura; não busque a companhia de homens com uma alma perversa. Associe-se com aqueles que têm uma alma bonita e boa”.

– Buda –