Logo image
Logo image

Como usar o óleo de bebê em sua rotina de beleza

5 minutos
O óleo de bebê é tão versátil que você pode adicioná-lo aos seus rituais de cuidados pessoais. A composição suaviza, nutre, hidrata e relaxa a pele adulta.
Como usar o óleo de bebê em sua rotina de beleza
Leidy Mora Molina

Revisado e aprovado por a enfermeira Leidy Mora Molina

Última atualização: 28 outubro, 2022

Existem produtos que foram projetados para um único propósito, mas com o tempo descobre-se que são úteis em diferentes aspectos. É o caso do óleo de bebê, que você pode adicionar à sua rotina de beleza.

As propriedades deste elemento estão relacionadas a benefícios dentro do campo da beleza. Embora sejam necessárias mais pesquisas para apoiar totalmente sua eficácia como cosmético adulto, a experiência anedótica destaca os benefícios da substância.

O argumento sustenta que, por ser fabricado para cuidar de uma pele tão delicada quanto a das crianças, não deve causar danos. Pelo contrário, quem experimentou comenta as características hidratantes, purificantes e revitalizantes da fórmula.

Do que é feito o óleo de bebê?

Os óleos infantis são compostos hipoalergênicos, livres de corantes, ftalatos e parabenos. São basicamente 98% de óleo mineral (também conhecido como parafina líquida ou petrolato líquido) e os 2% restantes são fragrâncias.

No entanto, uma publicação da Dermofarmacia afirma que a mistura desses produtos é muito variada, pois alguns contêm vaselina leve estéril e óleos vegetais com alto teor de poli-insaturados.

Vitaminas A e E, mel, aloe vera e outros ingredientes naturais podem ser adicionados ao líquido. Em qualquer caso, os componentes são selecionados para que a pele retenha umidade, frescor e suavidade.

Os óleos são considerados uma alternativa segura para a maioria das pessoas.

Confira: Descubra as duas “regras de ouro” de Larissa Manoela para uma pele bonita!

Maneiras de incluir o óleo de bebê em sua rotina de beleza

Graças ao seu grau de purificação, o óleo mineral está presente em muitos cosméticos. Não deve reagir com outras substâncias que entram em contato com ele. É por esta razão que algumas pessoas o incorporam em seu regime de beleza das seguintes maneiras.

Some figure
O óleo de bebê recebeu diferentes e variados usos na história. 

Máscara de cabelo

Algumas gotas de óleo de bebê no cabelo, de acordo com o seu volume, reduzem o frizz, protegem do calor emitido pelas chapinhas e secadores e protegem-no de produtos químicos, como o cloro das piscinas. É uma excelente máscara capilar, pois proporciona sedosidade aos cabelos.

Melhora os pés secos

Uma redação da Farmácia Profissional indica que descamação e rachaduras nos pés são causadas por fatores como os seguintes:

  • Calor.
  • Excesso de peso.
  • Extrema secura
  • Uso frequente de sandálias.
  • Ficar em pé por muito tempo.

Aplicar óleo à noite, pouco antes de dormir, renova a suavidade nas solas dos pés. Da mesma forma, após passar a pedra-pomes, espalhe um pouco de óleo e cubra os pés com meias durante toda a noite.

Hidratante de pernas

A aspereza e irritação após depilar as pernas é atenuada massageando com óleo infantil. Se você depilar com cera, também é um remédio eficaz, removendo os restos que são difíceis de remover. Uma leve camada nas pernas ajuda-as a ficarem sedosas e hidratadas.

Removedor de maquiagem

Sobre o uso de óleo de bebê na pele facial, as opiniões são controversas.

Embora haja quem afirme que é viável, é preciso ampliar as pesquisas dermatológicas. Algumas pessoas preferem colocar outras alternativas ao óleo mineral no rosto.

Quem o utiliza para remover a maquiagem afirma que não causa nenhum tipo de dano. Eles sugerem impregnar um disco de algodão e esfregá-lo sobre o rosto até que esteja livre de impurezas.

Hidratante

O óleo de bebê tem ingredientes úteis, acalmando a derme sensível. Esta substância penetra profundamente para restaurar a umidade. É aconselhável aplicar o óleo após o banho, com a pele ainda úmida, pois os poros irão absorvê-lo melhor.

Nesse sentido, um estudo revisado pela revista Acta Dermato-Venereológica mostra que o óleo de bebê e a água têm um grande efeito hidratante, suavizando a derme e tornando-a mais flexível.

Complemento de manicure

Com este cosmético você hidrata as cutículas para que suas unhas fiquem impecáveis. Amoleça o revestimento com óleo. Em seguida, retire com um palito ou um alicate de cutícula. Essa técnica é perfeita para não machucar a borda da unha.

Para o contorno dos olhos

Um pouco de óleo mineral sob os olhos é bom para suavizar a aparência das bolsas. Massageie o contorno com os dedos por alguns minutos. Com um lenço ou uma bola de algodão, retire o excesso.

Some figure

O óleo de bebê tem efeitos colaterais?

Os tipos de pele sensíveis devem evitar esta classe de óleos, pois a fragrância adicionada pode irritá-los. Outros efeitos que podem ocorrer com este líquido são os seguintes:

  • Alergias: Embora seja raro ocorrer, há uma chance de coceira ou vermelhidão. Não é grave, mas para evitá-lo, você pode fazer um teste.
  • Queimadura solar: Existe uma hipótese sobre o óleo de bebê e sua atração de raios UV. Se for verdade, essa suposição aumenta a possibilidade de danos às células e queimaduras.
  • Erupções de acne: os óleos de bebê geralmente não são comedogênicos, portanto, não devem obstruir os poros. Mas esta situação é provável na pele com acne. Se sua derme apresentar essa condição, melhor procurar outro óleo.

Veja: Pele oleosa: tudo o que você precisa saber

Dicas para usar óleo de bebê em sua rotina de beleza

Ao aplicar esta substância em seu corpo ou cabelo, certifique-se de que a quantidade não seja maior do que a necessária para uma camada fina; assim, não haverá resíduos ou excessos que sufoquem a derme.

Leia sempre as instruções do fabricante. Nunca cubra pontos sensíveis como os olhos. E o mais importante é que você tenha orientação médica para levar um produto confiável para sua pele.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Jemec G, Overgaard Olsen L. La influencia del agua, la glicerina, el aceite de parafina y el etanol en la mecánica de la piel. Acta dermato-Venereológica. Vol. 73. Núm. 6. Suecia; 1993. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/7906448/
  • Nieto C. La salud de los pies. Farmacia Profesional. Vol. 29. Núm. 6. pp. 26-30. España; 2015. https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-la-salud-pies-X0213932415442106
  • Pareja B. Los cosméticos para bebés. Dermofarmacia. Vol. 8. Núm. 3. Perú; 1997. https://sisbib.unmsm.edu.pe/bvrevistas/folia/vol8_n3/cosmeticos_para_bebes.htm

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.