Como tratar a pele queimada pelo sol?

16 Agosto, 2020
A exposição excessiva ao sol faz com que nosso corpo perca água e sais minerais essenciais, por isso é fundamental que mantenhamos uma boa hidratação tanto externa quanto internamente.

Todos os dias a nossa pele pode ficar exposta aos raios solares e, como consequência, temos a pele queimada pelo sol. Estas queimaduras se apresentam quando os raios ultravioletas penetram na pele e causam a morte do tecido da epiderme, deixando uma vermelhidão que pode ser muito dolorosa.

Quando a nossa pele sofre danos pela exposição solar, é muito importante iniciar um tratamento, visto que além de afetar nossa beleza, isso também pode afetar a saúde da pele.

No mercado, existem diferentes tratamentos para prevenir que a pele se queime, mas quando a pele já está queimada, o melhor sempre será aplicar um tratamento natural que a ajudará a se restaurar. A seguir, mostraremos como você deve atuar caso esteja com a pele queimada pelo sol.

Mantenha-se na sombra caso esteja com a pele queimada pelo sol

Se a sua pele se encontra queimada, o melhor será procurar se manter na sombra, já que a exposição ao sol só vai piorar o problema. Nos casos de ter que sair para fazer compras ou qualquer outra atividade, procure usar roupas que protejam a pele e, se possível, proteja o rosto com protetor solar e um chapéu.

Descubra: 5 conselhos dos dermatologistas para se proteger do sol

Água fria

ducha fria
Quando a pele sofre danos pelo sol, uma das primeiras coisas que você deve fazer é tomar um banho de água fria para refrescar a região afetada. Se possível, faça compressas de água fria durante uns minutos na parte queimada, aproveitando-se de suas propriedades calmantes.

Além disso, é muito importante beber uma boa quantidade de água para evitar as consequências da desidratação, já que a exposição ao sol faz com que seu corpo perda água e sais essenciais.

Recomendamos a leitura: 5 erros de hidratação mais comuns

Compressas com leite frio

O leite é um grande remédio para aliviar a pele queimada pelo sol, já que contém ácidos graxos e ácido lático, que funcionam como calmantes para as queimaduras.

Que devemos fazer?

Mergulhe um pano limpo e suave em uma boa quantidade de leite integral. Aplique com suaves toques de massagem sobre a área afetada por 20 minutos e depois enxágue com água fria abundante.

Chá de camomila

chá de camomila estômago

A camomila é uma planta com propriedades medicinais calmantes ideais para aliviar a dor e o ardor das queimaduras. Prepare uma infusão de camomila e deixe que se esfrie por completo. Você pode guardá-la na geladeira ou colocar alguns cubos de gelo para que esfrie mais rápido.

Quando estiver bem fria, aplique em toda a área afetada utilizando um chumaço de algodão ou uma toalha.

Babosa

Babosa

A babosa é uma das plantas e tratamentos mais utilizados para tratar a pele queimada pelo sol, já que além de aliviar a dor da queimadura, também regenera os tecidos e ajuda a recuperá-lo mais rápido e eficazmente.

Que devemos fazer?

Extraia o gel da babosa e o aplique diretamente sobre a área afetada da pele. Também é recomendado como tratamento interno, bebendo o líquido da babosa com água ou suco.

Aveia

aveia

A aveia é ideal para hidratar a pele queimada pelo sol, suaviza e restaura os danos causados depois da queimadura

O que devemos fazer?

Prepare uma especie de água utilizando uma boa quantidade de aveia em flocos misturada com água. Aplique a pasta nas áreas afetadas da pele fazendo suaves massagens e deixe atuar durante uns minutos, depois retire com água fria,

Vinagre de maçã

Vinagre

O vinagre de maçã é um dos melhores tratamentos para aliviar a pele queimada pelo sol, já que além de aliviar a dor, também é ideal para prevenir a aparição de bolhas e a descamação da pele.

O que devemos fazer?

É recomendado diluir o vinagre em uma parte igual de água e não colocá-lo diretamente sobre a pele, já que o ácido acético pode causar reações negativas.

Você pode colocar compressas de vinagre de maça sobre a pele afetada durante 15 minutos. Passado esse tempo, umedeça novamente o pano para que sua ação refrescante atue com mais eficácia.

Outra opção é realizar banhos de vinagre de maçã usando uma quantidade maior de vinagre do que de água. Misture duas xícaras de vinagre de maçã em água e logo mergulhe na mistura.

Lembre-se

A  melhor forma de não sofrer as consequências das queimaduras causadas pelo sol é evitando se expor a ele.

Para isso, é muito importante que você tome medidas preventivas, como a utilização de protetor solar, e consumir água diariamente, assim como uma boa hidratação da pele, uma boa dieta, esfoliação e a limpeza diária.

  • Titscher, A., Lumenta, D. B., Kamolz, L. P., Mittlboeck, M., & Frey, M. (2010). Emotional associations with skin: Differences between burned and non-burned individuals. Burns. https://doi.org/10.1016/j.burns.2010.05.020
  • Auger, F. A., Lacroix, D., & Germain, L. (2009). Skin substitutes and wound healing. Skin Pharmacology and Physiology. https://doi.org/10.1159/000178868
  • Barret, J. P. (2015). The burned hand. In Disorders of the Hand: Volume 3: Inflammation, Arthritis and Contractures. https://doi.org/10.1007/978-1-4471-6557-6_11