Como ter a mente treinada e em boas condições?

Com o passar do tempo, nosso cérebro sofre mudanças. Assim como nos preocupamos em manter o corpo em forma, também devemos fazê-lo com a mente. Mostramos aqui as chaves para alcançar uma mente treinada e em boas condições.

Para manter a mente treinada, você deve encontrar o equilíbrio entre a vigília e o sono.

O cérebro é muito delicado e suas funções cognitivas sofrem mais do que percebemos. Não só pode ser afetado pela passagem do tempo, mas também a ansiedade e emoções negativas.

Por esse motivo, em certos momentos estamos mais predispostos a ficar confundidos, a esquecer palavras ou datas, além de sofrer problemas de concentração. Para evitar que isso aconteça, é melhor dedicar algum tempo aos seus cuidados

Devemos lidar com a nossa mente da mesma forma que nos preocupamos com nossa higiene pessoal.

Por mais difícil que seja a etapa que esteja atravessando, com as seguintes dicas, você encontrará a solução para seus problemas nesse artigo.

Dicas simples para ter uma mente treinada

1. Peixe azul, frutas e vegetais, a combinação ideal

Consumir peixes ajuda a manter a mente treinada

O salmão, a sardinha ou o atum são ricos em ácidos graxos, especificamente em Ômega 3. Como você sabe, é altamente recomendável comer alimentos que o contenham, já que nosso corpo não o gera sozinho.

Ômega 3 potencia a ação de antioxidantes. Estes são essenciais para prevenir a deterioração celular e, portanto, para manter os neurônios com a maior vitalidade possível.

Para obtê-lo, recomendamos que você aumente o consumo de frutas e legumes, dado que estes são a maior fonte de antioxidantes.

Veja também: 9 tipos de peixe que é melhor evitar

2. Para ter uma mente treinada mude suas rotas usuais

A automação é o inimigo número um da mente. Quando fazemos coisas sem pensar, nosso cérebro diminui nossa atenção, então o usamos para executar ações com o menor esforço possível.

Tal como acontece com o resto do corpo, o resultado é que nos tornamos vagos, por isso é comum encontrar dificuldades quando queremos reter informações ou nos concentrar em algo.

Portanto, é aconselhável que você altere suas rotas usuais. Quando caminhamos ou dirigimos por um lugar que não conhecemos, o cérebro desperta e começa a se exercitar.

3. Leia pelo menos dois livros por vez

Ler livros ajuda a manter a mente treinada

É verdade que a leitura é, por si só, um esporte formidável para a mente. Qualquer gênero requer concentração e memória. Caso contrário, é impossível seguir o enredo de uma história ou entender um argumento.

Mas se lermos mais de um livro, ao mesmo tempo, aprimoramos essa atividade. A partir desse momento, não só fazemos o que é necessário para apreciar uma leitura, mas para diferenciar uma da outra.

Tenha em mente que tudo o que produz prazer melhora o funcionamento de nossa mente.

4. Meditação

Você acha que é contraditório com o conselho prévio? Se assim for, pense em qualquer outro esporte. Após períodos de intensa atividade, é essencial relaxar os músculos.

A meditação tem essa função, mas com uma particularidade: promove um momento de autoconsciência total. Trata-se de entrar a si mesmo e libertar-se de tudo o que nos altera.

No entanto, por muitos exercícios que façamos, quando temos um cérebro cheio de cortisol, é quase impossível obter bons resultados. Portanto, devemos passar algum tempo do nosso dia para nos livrarmos do estresse.

Recomendamos que você leia: 7 tipos de meditação e seus benefícios

5. Dança

Fazer exercício ajuda a manter a mente treinada

Ir para a aula de dança é uma ótima maneira de liberar energia. Além disso, ajuda a formar elementos como habilidades psicomotoras e coordenação.

Mas se, em vez de uma dança espontânea, optamos pela coreografia, estaremos trabalhando para melhorar nossas habilidades de concentração e memória.

Nós que escolhemos a dança, costumamos fazê-lo porque adoramos. Portanto, adicionamos alegria à experiência para ter uma mente treinada. Questão que, como dissemos, é sinônimo de eficiência.

Graças a estas cinco dicas, teremos nossas mentes em forma e prontas para superar os desafios da passagem do tempo e do estresse do nosso estilo de vida. Quando experimentar alguma dessas dicas, conte para nós como você se sente!

Recomendados para você