Como ter a mente treinada e em boas condições?

Com o passar do tempo, nosso cérebro sofre mudanças. Assim como nos preocupamos em manter o corpo em forma, também devemos fazê-lo com a mente. Mostramos aqui as chaves para alcançar uma mente treinada e em boas condições.
Como ter a mente treinada e em boas condições?

Escrito por Ángela Aragón

Última atualização: 23 agosto, 2022

Para manter a mente treinada, você deve encontrar o equilíbrio entre a vigília e o sono.

O cérebro é muito delicado e suas funções cognitivas sofrem mais do que percebemos. Não só pode ser afetado pela passagem do tempo, mas também a ansiedade e emoções negativas.

Por esse motivo, em certos momentos estamos mais predispostos a ficar confundidos, a esquecer palavras ou datas, além de sofrer problemas de concentração. Para evitar que isso aconteça, é melhor dedicar algum tempo aos seus cuidados

Devemos lidar com a nossa mente da mesma forma que nos preocupamos com nossa higiene pessoal.

Por mais difícil que seja a etapa que esteja atravessando, com as seguintes dicas, você encontrará a solução para seus problemas nesse artigo.

Dicas simples para ter uma mente treinada

1. Peixe azul, frutas e vegetais, a combinação ideal

Consumir peixes ajuda a manter a mente treinada

O salmão, a sardinha ou o atum são ricos em ácidos graxos, especificamente em Ômega 3. Como você sabe, é altamente recomendável comer alimentos que o contenham, já que nosso corpo não o gera sozinho.

Ômega 3 potencia a ação de antioxidantes. Estes são essenciais para prevenir a deterioração celular e, portanto, para manter os neurônios com a maior vitalidade possível.

Para obtê-lo, recomendamos que você aumente o consumo de frutas e legumes, dado que estes são a maior fonte de antioxidantes.

Veja também: 9 tipos de peixe que é melhor evitar

2. Para ter uma mente treinada mude suas rotas usuais

A automação é o inimigo número um da mente. Quando fazemos coisas sem pensar, nosso cérebro diminui nossa atenção, então o usamos para executar ações com o menor esforço possível.

Tal como acontece com o resto do corpo, o resultado é que nos tornamos vagos, por isso é comum encontrar dificuldades quando queremos reter informações ou nos concentrar em algo.

Portanto, é aconselhável que você altere suas rotas usuais. Quando caminhamos ou dirigimos por um lugar que não conhecemos, o cérebro desperta e começa a se exercitar.

3. Leia pelo menos dois livros por vez

É verdade que a leitura é, por si só, um esporte formidável para a mente. Qualquer gênero requer concentração e memória. Caso contrário, é impossível seguir o enredo de uma história ou entender um argumento.

Mas se lermos mais de um livro, ao mesmo tempo, aprimoramos essa atividade. A partir desse momento, não só fazemos o que é necessário para apreciar uma leitura, mas para diferenciar uma da outra.

Tenha em mente que tudo o que produz prazer melhora o funcionamento de nossa mente.

4. Meditação

Você acha que é contraditório com o conselho prévio? Se assim for, pense em qualquer outro esporte. Após períodos de intensa atividade, é essencial relaxar os músculos.

A meditação tem essa função, mas com uma particularidade: promove um momento de autoconsciência total. Trata-se de entrar a si mesmo e libertar-se de tudo o que nos altera.

No entanto, por muitos exercícios que façamos, quando temos um cérebro cheio de cortisol, é quase impossível obter bons resultados. Portanto, devemos passar algum tempo do nosso dia para nos livrarmos do estresse.

Recomendamos que você leia: 7 tipos de meditação e seus benefícios

5. Dança

Fazer exercício ajuda a manter a mente treinada

Ir para a aula de dança é uma ótima maneira de liberar energia. Além disso, ajuda a formar elementos como habilidades psicomotoras e coordenação.

Mas se, em vez de uma dança espontânea, optamos pela coreografia, estaremos trabalhando para melhorar nossas habilidades de concentração e memória.

Nós que escolhemos a dança, costumamos fazê-lo porque adoramos. Portanto, adicionamos alegria à experiência para ter uma mente treinada. Questão que, como dissemos, é sinônimo de eficiência.

Graças a estas cinco dicas, teremos nossas mentes em forma e prontas para superar os desafios da passagem do tempo e do estresse do nosso estilo de vida. Quando experimentar alguma dessas dicas, conte para nós como você se sente!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Díaz, José Luis. (2009). Persona, mente y memoria. Salud mental32(6), 513-526. Recuperado en 18 de febrero de 2019, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-33252009000600009&lng=es&tlng=es.
  • Rodríguez Fernández, María del Carmen. (2016). Eficacia de la meditación para el control del malestar psicológico en gestantes con riesgo de complicaciones inminentes. MEDISAN20(5), 652-657. Recuperado en 18 de febrero de 2019, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1029-30192016000500009&lng=es&tlng=es.
  • Sandoval-Almazán, Rodrigo. (2011). Mentes en peligro: El daño de internet en nuestro cerebro. Convergencia18(56), 241-248. Recuperado en 18 de febrero de 2019, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-14352011000200010&lng=es&tlng=es.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.