Como preparar sopas mais saudáveis
Você chega em casa após um dia frio e cansativo… A primeira coisa que você quer fazer é tomar um banho quente e, em seguida, tomar algo gostoso e que aumente sua temperatura. Como uma de suas sopas caseiras, por exemplo!
Além de ser um alimento reconfortante, também é nutritivo e com certeza faz você se lembrar da sua infância. Entretanto, você se pergunta se poderia estar consumindo sopas mais saudáveis?
Sendo assim, no artigo a seguir, vamos dizer-lhe quais são os benefícios de tomar sopas e como prepará-las de forma mais nutritiva e benéfica para o organismo.
Por que as sopas fazem bem?
Quando estamos doentes ou queremos elevar a temperatura do corpo, ou ainda como uma forma de reunir a família em torno da mesa… Sem dúvida, são muitas as vantagens de tomar uma sopa! Aqui estão algumas delas:
É uma tradição
Geração após geração, a sopa permanece firme entre os pratos mais consumidos no mundo. Você sabia que a primeira referência a este alimento data do período Paleolítico? Pois é! Foram encontradas pinturas nas cavernas francesas de Les Eyzies de Tayac que representavam um grupo de pessoas cozinhando sopa.
Mas você não precisa ir tão longe nem voltar tanto em termos de tempo. Em suas lembranças de memória coletiva com certeza há imagens de sua infância, onde avós, tias ou sua mãe estavam preparando uma sopa.
É apropriada para todos
Bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos… ou seja, todo mundo pode aproveitar os benefícios de uma deliciosa sopa de legumes! Além disso, é um prato muito reconfortante e uma fantástica entrada durante o inverno.
É, portanto, o primeiro contato familiar na mesa durante o jantar. Pode-se dizer que um caldo faz a união entre pais, filhos, irmãos, etc…
Veja também: 4 sopas para depurar o fígado e os rins
É nutritiva
Do ponto de vista nutricional, a sopa nos fornece uma grande quantidade de vitaminas e proteínas. Ela é feita com legumes, mas também pode conter carne, aves, peixe, massa ou arroz. Portanto, é uma ótima maneira de agregar todos os grupos de alimentos em uma refeição.
É hidratante
Quando estamos doentes, com febre, por exemplo, nos recomendam beber sopa, já que ela contém um elevado teor de água e sais minerais que ajudam o organismo a manter o seu equilíbrio de hidratação.
É baixa em calorias
Para atender a esta máxima, deve-se prepará-la apenas com vegetais e água, isto é, sem alimentos ricos em gordura nem carboidratos, como as massas. Assim, a sopa fornece poucas calorias em relação ao seu volume.
É compatível com qualquer dieta de baixa caloria, pois é saciante e evita que comamos entre as refeições.
É de fácil digestão
Como muitos dos alimentos estão processados ou esmagados, são facilmente mastigados e digeridos. Portanto, bebês ou idosos podem consumi-las sem problemas.
É medicinal
Uma sopa rica evita resfriados ou gripes no inverno. A tradicional canja de galinha é um espetacular remédio caseiro para estes tipos de doenças. Contém ingredientes anti-inflamatórios e antibacterianos, e por isso é tão poderosa.
É acessível
Finalmente, a sopa é fácil de preparar e, sem dúvida, seus elementos podem ser encontrados em qualquer casa. Muitas vezes combinamos os vegetais que temos na geladeira com algum outro ingrediente no armário, um pouco de água e pronto!
Como fazer sopas mais saudáveis
Em primeiro lugar, existem milhares de receitas para sopas e cada uma tem uma tradição ou foi criada por uma avó décadas atrás. Sendo assim, vamos dar uma receita “básica”:
Ingredientes
- Cebola
- Pimenta vermelha ou verde
- Cenoura
- Aipo
- Alho-poró
- Alho
- Salsa
Também podemos adicionar o que quisermos, como, por exemplo:
- Tomate
- Batata
- Abobrinha
- Erva-doce
- Acelga
- Espinafre
Mas, atenção! Não se esqueça dos condimentos e ervas:
- Sal
- Tomilho
- Orégano
- Louro
- Azeite de oliva
Nem dos adicionais:
- Arroz
- Macarrão
- Carne
- Frango
- Peixe
- Cogumelos
Existem diferentes técnicas para preparar uma sopa:
Juliana
O nome deriva da forma como cortamos os legumes da receita. É uma preparação sem dúvida colorida, cheia de vitaminas, fibras e cálcio.
Os vegetais são cozidos com água temperada até que tudo esteja macio. E, além disso, você pode adicionar arroz ou macarrão.
Cremosa
A sopa cremosa ou creme passa pelo mesmo processo anterior. Os vegetais pré-cozidos são, em seguida, batidos no liquidificador. Podem ser misturados com o leite, por exemplo. Alguns fazem essa sopa com sêmola.
Visite este artigo: 8 idéias interessantes para não perder como muitas frutas e legumes
Refogada
É uma combinação com a primeira opção, pois uma vez que os vegetais são cortados à Juliana, são refogados com um pouco de azeite de oliva. Adiciona-se, em seguida, a água ou caldo até tudo ficar bem cozido.
De único ingrediente
Pode ser cremosa, à Juliana ou com pedaços maiores, mas com um único componente. Por exemplo, tomate, peixe ou abóbora.
Huertana
Acrescenta-se alguns pedaços de presunto e também leva caldo de carne. É servida quente e comida com pão. Mas, cuidado! Pois essa sopa é um pouco gordurosa e não recomendada para dieta.
Sopa fria
É perfeita para o verão e uma solução para os amantes de sopa que não querem esperar pelo inverno para aproveitar este prato. Pode ser feita, por exemplo, usando tomate, pepino ou beterraba.
E o caldo em cubos?
Há diferentes opiniões sobre os benefícios ou malefícios que possam ter os típicos caldos industrializados de carne e legumes que são adicionados às sopas.
Isso porque é inegável que eles têm uma grande quantidade de sódio. No entanto, também é verdade que proporcionam um sabor diferente aos alimentos (não apenas ao caldo).
Alguns escolhem não colocar estes cubos em seus pratos e outros procuram maneiras de substituí-los por legumes processados ou desidratados. Você pode verificar com o seu médico o que ele recomenda, caso você sofra de pressão alta ou problemas nos rins, por exemplo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.