Como perder peso após a menopausa?
Perder peso é algo muito comum em nossa lista de “coisas para fazer”. Sempre procuramos por dietas, remédios ou dicas que nos ajudem a perder peso. Pensando nisso, hoje falaremos sobre como perder peso após a menopausa.
O período após a menopausa é o momento no qual é mais difícil perder peso, por isso vamos dar aqui algumas dicas sobre o que fazer nessa época tão específica para que nos sintamos bem com nós mesmas e com nossa aparência.
O que é a menopausa? Sintomas
A menopausa é o período em que a fase reprodutiva da mulher termina. Com o tempo, nossos ovários perdem progressivamente a habilidade de produzir os hormônios que regulam o ciclo menstrual: estrogênio e progesterona.
Por isso, quando acaba a menstruação, começa a menopausa. Costuma acontecer isso em mulheres entre 45 e 55 anos.
Nesse momento, nosso corpo muda, e aparecem desequilíbrios principalmente de caráter hormonal, que provocam sintomas, geralmente desagradáveis, como suores, calafrios, problemas para dormir, dores nas articulações, problemas urinários, problemas sexuais e psicológicos, dentre outros.
Leia também: Como usar a raiz da Maca Peruana para controlar os sintomas da menopausa
Perder peso após a menopausa?
Nesse período é conveniente ter um cuidado especial com nossa saúde, já que o corpo está experimentando mudanças.
Uma vez que o metabolismo diminui sua velocidade, o resultado é que ganhamos peso com mais facilidade, apesar de consumirmos os mesmos alimentos de sempre e com a mesma frequência.
Descubra: 4 encantos da menopausa
Dicas para perder peso após a menopausa
– Não é recomendado seguir uma dieta rigorosa, que nos prive de consumir certos alimentos, já que necessitamos de uma dieta completa.
Além disso, esse tipo de dieta, geralmente, consegue resultados imediatos mas ao longo dos meses voltamos a ganhar peso.
Dessa forma, entramos em um ciclo vicioso de perder e ganhar peso de maneira instantânea.
– A melhor maneira de ter uma dieta completa e equilibrada, que nos ajude a perder peso de forma gradual e sem resultados visíveis a curto prazo, porém de forma segura, é incrementar à dieta um consumo maior de frutas e verduras, por sua quantidade de minerais e vitaminas.
Também, pouco a pouco, é possível substituir pratos de carne por aqueles que levam peixes. Os dois tipos de alimentos são ricos em proteínas, mas é necessária uma compensação em seu consumo e no desequilíbrio do corpo.
Por fim, convém deixar de lado alimentos que contenham excesso de gorduras, como frituras ou aqueles que contém altos teores de açúcar, como os doces.
– A redução do sal na comida também é uma boa ideia, já que previne a retenção de líquidos, problema muito normal nesse período.
– Por fim, realizar exercícios físicos deve ser uma tarefa presente no dia a dia. Ao realizar exercícios pelo menos três vezes por semana, estaremos mais saudáveis e perderemos peso progressivamente.
O mais importante não é fazer esforço na realização do exercício, já que isso pode resultar em lesões, mas sim a segurança e a constância.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.