Como o bem-estar físico e emocional estão ligados?

27 de outubro de 2019
O bem-estar físico e emocional estão estreitamente ligados. Por isso, é bom conhecer algumas dicas para se cuidar por dentro e por fora e gozar de um maior bem-estar.

A mente e o corpo são inseparáveis. De fato, é bem sabido que a doença vem frequentemente acompanhada de sentimentos de tristeza, frustração, ansiedade ou depressão. O que é pouco reconhecido é que tais emoções também podem afetar a saúde, o que demonstra a maneira com a qual o bem-estar físico e emocional estão ligados.

É possível que em algum momento de sua vida tenha sofrido algum imprevisto que tenha causado um mal-estar físico, como uma lesão ou um acidente. Às vezes, isso te permitirá comprovar que, na maioria dos casos, o mal-estar físico envolve sentimentos negativos.

Com relação às emoções, saiba que aquelas são experimentadas livremente e são expressadas sem preconceito ou apego tendem a fluir sem afetar a saúde. Contudo, as emoções que estão reprimidas, especialmente as temerosas ou negativas, podem afetar a saúde mental.

Além disso, existem estudos que demonstram que cada emoção tem um impacto em uma determinada zona do corpo. Isso explica que todas as emoções básicas, desde a ira até a tristeza, têm uma correlação corporal.

Como o bem-estar físico e emocional estão ligados?

O primeiro que deve saber é que o bem-estar físico se refere ao funcionamento equilibrado dos vários componentes do organismo. Por outro lado, uma pessoa que tem um bom bem-estar emocional, significa que mantém uma atitude positiva, tem uma alta autoestima, está satisfeita com a vida e se comunica e se conecta regularmente com outras pessoas, entre outras coisas.

Ademais, as pessoas emocionalmente saudáveis sentem o controle de suas emoções quando enfrentam desafios, sem se sentirem sobrecarregadas. Para evitar que as emoções afetem o bem-estar físico, propomos adotar certos mecanismos. Por exemplo, é possível realizar atividades de relaxamento como caminhar, ler, escutar música, fazer yoga ou meditar.

Da mesma maneira, é recomendável avaliar as situações com tranquilidade para conduzir melhor as emoções negativas. Em suma, não deve ter medo de compartilhar as emoções que se alojam em seu interior com as outras pessoas.

Descubra: 5 exercícios para se manter em forma em qualquer lugar

Como o bem-estar físico afeta as emoções?

Sentir-se bem fisicamente é fundamental para ver a vida de uma maneira positiva. Por isso, sempre e quando respeitemos o corpo, é muito recomendado praticar exercício físico.

Certamente, a atividade física regular tem muitos benefícios para o bem-estar mental. Além disso, tem um efeito estimulante no estado de ânimo e melhora a concentração.

O bem-estar físico também recebe benefícios a longo prazo, que incluem reduzir as chances de sofrer depressão, ansiedade ou estresse, assim como melhorar a qualidade do sono. Isso demonstra a relação entre o bem-estar físico e as emoções. No entanto, também pode acontecer o contrário.

Como as emoções afetam o bem-estar físico?

As emoções são as causadoras do bem-estar ou mal-estar físico. Por isso, queremos aproveitar para te explicar como os sentimentos podem te afetar e como estes se traduzem no corpo:

  • A depressão e a melancolia afetam o intestino grosso, a pele e os pulmões, cujos sintomas comuns são prisão de ventre, baixa contagem de oxigênio no sangue e dificuldade para respirar.
  • A desconfiança, a ansiedade e a preocupação podem causar má digestão e dificuldade de eliminação de resíduos. Ainda, estas emoções geralmente têm um efeito negativo no estômago, no baço e na saúde pancreática.
  • A impaciência e o ódio podem afetar a saúde intestinal e cardíaca. Os sintomas mais comuns são palpitações, dor no peito e hipertensão.
  • O medo afeta a bexiga urinária, os rins e os ouvidos. Os sintomas mais comuns são resistência sexual deficiente, transtornos do sistema nervoso, excesso de produção de ácido no corpo e nós abdominais.
  • A inveja, a frustração e a ira têm um efeito negativo nos olhos, na vesícula biliar e no fígado. Os sintomas comuns incluem desintoxicação obstaculizada devido ao sangue estancado no fígado, excesso de colesterol e má digestão devido à produção desequilibrada de bile.

Conheça os 7 sinais de intoxicação emocional

Como é possível cuidar do seu corpo e mente?

O bem-estar pessoal depende de uma mente e de um corpo saudáveis. Portanto, é bom tomar um tempo para nutrir ambos. Aproveitamos para mostrar algumas dicas que ajudarão a fortalecer a saúde mental e física:

  • Coma bem. Uma dieta saudável e regular é boa para o corpo e para a mente.
  • Durma bem. Perder o sono é ruim para o coração, pode te fazer ganhar peso e definitivamente faz subir o medidor de irritabilidade.
  • Se cair, volte a se levantar. A resiliência frente à adversidade é um presente que continuará te trazendo benefícios tanto mentais como físicos.
  • Saia e se divirta. Deve tirar um tempo para relaxar e socializar, já que é bom para a saúde emocional e física.
  • Exercício. Alguns estudos demonstraram que o exercício melhora o estado de ânimo e tem benefícios integrais para a saúde física e mental.

Por fim, lembre que é importante aprender a relaxar e a superar o estresse para obter um maior bem-estar físico. Pensar positivo e tentar ser feliz é a melhor forma de consegui-lo. Também sugerimos praticar outras técnicas, como a meditação ou o yoga, que ajudarão a encontrar um equilíbrio entre o corpo e a mente.