Como mudar a dieta para controlar o diabetes tipo 2

· 9 de abril de 2019
Para controlar o diabetes tipo 2, é importante monitorar nossa dieta. Além disso, devemos falar com um especialista para nos aconselhar sobre os alimentos mais apropriados para o nosso caso.

Em nossa sociedade, uma das doenças mais comuns é o diabetes. Existem duas formas desta doença. O tipo 1 deve ser controlado com o fornecimento de insulina. Por outro lado, o diabetes tipo 2 pode ser controlado com uma nutrição adequada.

Hoje decidimos falar sobre os detalhes de como usar a sua dieta para controlar o diabetes tipo 2. Então, se você sofre desta condição ou se você tiver um histórico familiar dela, preste atenção no que contaremos a seguir.

Tipos de diabetes

Diabetes tipo 1

É caracterizada porque o pâncreas deixa de produzir um hormônio chamado insulina.

Neste estado de não-existência de insulina, o paciente requer necessariamente do suprimento artificial da referida substância. De acordo com diferentes pesquisas, este tipo de diabetes tem um caráter genético, por isso não pode ser evitado.

Diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 também envolve insuficiência de insulina, mas não é absoluta. Ou seja, a insulina é produzida, mas não nas quantidades corretas.

No entanto, também pode acontecer que muita insulina seja produzida, mas não funciona adequadamente.

Insulina e glicose

Alimentos para controlar o diabetes tipo 2

Você deve ter notado que mencionamos a insulina várias vezes. Isso ocorre porque esse hormônio tem um papel muito importante em nossa saúde devido ao que faz com a glicose.

Quando nos alimentamos, parte da comida é convertida em glicose. Este é um processo muito importante para o nosso corpo, uma vez que a glicose é a nossa principal fonte de energia.

A insulina permite que a glicose atinja as células que precisam dela. Quando temos falta de insulina, toda a glicose permanece no sangue, causando problemas de saúde.

Controle do diabetes

O diabetes tipo 1 e tipo 2 diferem, principalmente, no seguinte: no primeiro não há produção de insulina, enquanto no segundo existe, embora seja deficiente.

Portanto, o diabetes tipo 1 não pode ser controlado se não for com o suprimento de insulina. Isso não acontece com o tipo 2, no qual você pode tomar certas medidas com a intenção de regulá-lo.

Isso não significa que os dependentes de insulina não tenham que cuidar de sua dieta e isso não significa que os pacientes com diabetes tipo 2 não precisem tomar medicação, já que em muitos casos é necessário.

Simplesmente indica que a nutrição adequada pode desempenhar um papel crítico no controle do diabetes tipo 2, e você deve prestar muita atenção nela.

Como controlar o diabetes tipo 2

Cuidado com a glicose

É um erro pensar que seus níveis de açúcar no sangue aumentam apenas quando você come doces. A glicose ocorre porque alguns alimentos que ingerimos são convertidos nesta substância, mesmo quando não estamos comendo doces.

É importante esclarecer isso, porque muitas pessoas com diabetes tipo 2 acreditam que, ao parar de comer alimentos doces, elas não têm mais riscos de elevar seu nível de açúcar no sangue, mas isso não é verdade. Você deve ficar ciente de que os carboidratos também aumentam os níveis de glicose.

Confira também: Camomila e canela para controlar a glicemia

Consuma carboidratos complexos

Consuma carboidratos complexos para controlar o diabetes tipo 2

Embora os carboidratos se tornem açúcar no sangue, você não pode parar de consumi-los. O fato de você sofrer de diabetes tipo 2 não significa que você deve eliminar qualquer grupo nutricional.

O que você deve fazer é procurar os melhores alimentos de cada grupo de alimentos, dependendo da condição que você sofre. No caso dos carboidratos, dê preferência aos complexos em vez dos simples.

Em outras palavras, é melhor comer arroz integral, cereais integrais, legumes e grãos, em vez de macarrão, farinha, geleias e cereais embalados.

Não consuma adoçantes em excesso

É importante evitar o consumo de açúcar, pois isso afeta diretamente os níveis de glicose no sangue. No entanto, entende-se que você quer comer alimentos que têm o sabor doce. Para isso, os adoçantes podem ser utilizados.

No entanto, há uma extensa discussão sobre a possibilidade de que os adoçantes causem efeitos colaterais. Por esta razão, você deve consumi-los com moderação suficiente para que eles não prejudiquem a sua saúde.

Consuma proteína

Consuma proteína para controlar o diabetes tipo 2

As proteínas não têm o mesmo efeito que os carboidratos. Ou seja, elas não se transformam em glicose, razão pela qual este é um tipo de alimento que você pode consumir sem medo de alterar o açúcar no sangue.

Cuidado com as gorduras

As gorduras também não se transformam em glicose. No entanto, elas aumentam os níveis de colesterol.

Isso pode aumentar o seu peso se você for diabético. Portanto, é muito importante melhorar a dieta.

Não deixe de ler: Diabetes em crianças: como tratá-la

Absorventes de insulina

Consuma produtos que ajudem a absorver melhor a insulina. Além de eliminar os alimentos que se transformam em glicose após ingeridos, você também deve procurar melhorar a função da insulina que você produz. Nesse sentido, você pode consumir óleo de coco, cogumelos e canela.

Como você viu, existem muitos alimentos que talvez você nunca tenha pensado que poderiam afetar o diabetes. Sempre verifique com seu médico que tipo de dieta você deve seguir.

  • Cernuda-Martinez, J. A., & Fernández García, A. (2016). Los edulcorantes y su papel sobre el metabolismo humano. Enfermería Comunitaria.
  • Ramírez, M. P. R., González, J. A. M., & Santillán, E. O. M. (2009). Diabetes. Tratamiento nutricional. Medicina Interna de Mexico.
  • Socarrás Suárez, M. M., Bolet Astoviza, M., & Licea Puig, M. (2002). Diabetes mellitus: tratamiento dietético. Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas21(2), 102-108.