Como manter o fígado e os rins saudáveis de maneira natural
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
Os rins e o fígado desempenham funções vitais em nosso organismo, pois são responsáveis pela filtração, absorção de nutrientes, eliminação de resíduos além de contribuírem para a digestão.
Ter estes órgãos completamente saudáveis proporciona ao nosso organismo a capacidade de aproveitar ao máximo os nutrientes e benefícios dos alimentos que consumimos.
Uma dieta pouco saudável com alimentos processados, gordurosos, ricos em sódio e outros compostos causa a deterioração desses órgãos e o acúmulo de toxinas e resíduos.
Felizmente, tanto o fígado como os rins têm uma resposta rápida e positiva aos tratamentos de limpeza natural.
Você quer saber como manter o fígado e os rins saudáveis? Continue lendo!
Limite o consumo de proteínas de alta qualidade
O consumo de proteínas é necessário para um correto funcionamento dos órgãos do nosso corpo, assim como para reparar os tecidos danificados.
No entanto, quando a função hepática e renal está comprometida, o consumo excessivo de proteínas de alta qualidade pode exercer pressão sobre esses órgãos.
Este tipo de proteína está presente em alimentos como carnes, frango, peixe e ovos.
Os vegetais e cereais têm proteínas de baixa qualidade, mas ambos os tipos de proteínas são necessários para o bom funcionamento do fígado e dos rins.
A nutricionista Rachel Link recomenda nesses casos planejar com uma nutricionista, pois a deficiência de proteínas pode causar outros problemas.
Leia também: Dieta depurativa para o fígado
Evite o excesso de peso e a obesidade
O peso desempenha um papel muito importante na saúde do fígado e dos rins, uma vez que as pessoas com excesso de peso e obesidade tendem a exercer pressão sobre estes dois órgãos vitais.
Uma pessoa que tenha funções renais comprometidas deve fazer todo o possível para alcançar e manter um peso saudável.
O excesso de calorias pode armazenar gorduras no interior do fígado e prejudicar seu funcionamento. É muito importante consumir alimentos saudáveis.
Não consumir sódio em excesso
O sódio ou sal é um mineral essencial. No entanto, seu consumo excessivo pode causar desequilíbrio nos fluidos corporais, afetando, como resultado, a saúde dos rins.
O sal é uma das principais causas da retenção de líquidos, especialmente em pessoas com insuficiência hepática e renal.
A retenção de líquidos é um problema que deve ser controlado, já que pode causar infartos e derrames.
O ideal é ingerir sódio naturalmente dos alimentos e não utilizá-los como um ingrediente adicional.
A American Kidney Foundation recomenda também evitar os substitutos do sal, por conterem excesso de potássio, que também pode prejudicar os rins.
Pode te interessar: 5 conselhos para ter rins saudáveis
Cuidado com o consumo excessivo de álcool
O consumo excessivo de álcool causa sérios danos ao fígado e aos rins.
O álcool faz com que as células do fígado fiquem debilitadas e se destruam, causando um desequilíbrio de eletrólitos que o corpo mantém para sua estabilidade biológica.
Além disso, também causa a retenção de líquidos, que origina a deterioração da função hepática e renal.
Suco poderoso para limpar o fígado e os rins
Além de ter em mente o conselho acima, é muito bom limpar o fígado e os rins naturalmente com ingredientes que favorecem a eliminação de toxinas e resíduos.
Embora existam vários sucos depurativos para uma boa limpeza do fígado e dos rins, desta vez compartilhamos um suco muito poderoso com um sabor que você vai adorar.
Ingredientes
- 5 cenouras
- Uma maçã
- Duas peras
- Um punhado de salsa.
Como preparar?
Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata bem com um pouco de água para facilitar sua incorporação.
Quando estiver pronto, deve ser consumido de preferência fresco por três dias seguidos e em jejum. Repita todos os meses.
Embora você tenha a opção de coá-lo depois de prepará-lo, é ideal que você não o faça, para aproveitar melhor todas as suas propriedades.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ellies, L. G., Johnson, A., & Olefsky, J. M. (2013). Obesity, inflammation, and insulin resistance. In Obesity, Inflammation and Cancer. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-6819-6_1
- Finer, N. (2015). Medical consequences of obesity. Medicine (United Kingdom). https://doi.org/10.1016/j.mpmed.2014.11.003
- Maric-Bilkan, C. (2013). Obesity and Diabetic Kidney Disease. Medical Clinics of North America. https://doi.org/10.1016/j.mcna.2012.10.010
- Chen, X., & Beddhu, S. (2015). Nutrition and chronic kidney disease. In Handbook of Clinical Nutrition and Aging, Third Edition. https://doi.org/10.1007/978-1-4939-1929-1_16
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.