Como limpar o fogão e o micro-ondas de maneira natural

21 de janeiro de 2019
Se você gosta de limpar o fogão e o micro-ondas com produtos naturais, deve saber que estes também podem brilhar com algumas soluções simples e amigáveis ​​com o meio ambiente.

Ao contrário de outros cômodos da casa, a limpeza da cozinha requer certos conhecimentos específicos, para o correto tratamento dos aparelhos ali encontrados. O uso do fogão em si pode levar ao aparecimento de manchas, ou que se suje com restos de comida.

Algo semelhante acontece com o micro-ondas; estes são elementos que dia após dia estão expostos a uma constante sujeira. Por isso, será muito útil ter recomendações como as listadas abaixo.

Dicas para limpar o fogão e o micro-ondas de maneira natural

Abaixo oferecemos algumas dicas valiosas para se livrar da sujeira que pode afetar esses objetos do dia a dia. O melhor de tudo é que você pode fazer isso de uma forma totalmente natural, e sem recorrer a produtos caros com elementos químicos.

Truques para limpar o fogão

Água quente como primeira aliada

Se o fogão tiver uma camada superficial de gordura que precisamos remover, não há nada mais eficaz do que a água quente para conseguir isso. Aqueça um pouco de água em uma panela e despeje sobre a superfície suja. Você não precisa jogar muito; o objetivo é apenas desgrudar e suavizar a sujeira grudada.

Depois de esperar alguns minutos, para que a água fervente cumpra seu propósito, proceda à limpeza como costumava fazer. Você pode usar uma esponja macia ou uma esponja de aço, dependendo do material do aparelho.

Leia: 7 truques simples para limpar os lugares mais inacessíveis em sua casa

Bicarbonato e limão

Esses dois ingredientes naturais podem formar uma excelente solução para limpar o fogão e o micro-ondas, embora neste caso nos concentremos na primeira dessas duas opções.

Do que você precisa?

  • 3 ou 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (27 ou 36 g)
  • O suco de 2 ou 3 limões

As quantidades irão variar dependendo da quantidade de gordura grudada.

O que você deve fazer?

  • Misture os dois ingredientes. Você vai ver que uma massa vai se formar, que fará espuma no começo.
  • Quando terminar de efervescer, aplique-a no fogão e deixe fazer efeito.
  • Em seguida, use uma esponja – de preferência de aço, se a superfície permitir – e esfregue para remover a sujeira. Por fim, retire os restos com um pano e muita água.

Álcool e algodão

Mulher limpando o fogão de maneira natural

Você sabia que o álcool é outro elemento que pode ajudar na limpeza do fogão e do micro-ondas?

  • O que você tem que fazer é mergulhar o algodão em álcool e passá-lo por toda a superfície suja.
  • A seguir, depois de esperar alguns minutos, esfregue novamente com uma escova de dentes velha embebida em álcool.
  • Por último, passe um pano seco para remover os restos da sujeira.

Veja também: 7 truques para limpar as torneiras da sua casa de forma natural

Dicas para limpar o micro-ondas

Com água e limão

Esse truque é extremamente simples, mas muito útil.

Do que você precisa?

  • O suco de uma rodela de limão
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 folha de salsa, ou 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (4 g) (opcional)

O que você deve fazer?

  • Em primeiro lugar, coloque uma rodela de limão, ou esprema seu suco em um copo de água; você também pode adicionar uma folha de salsa ou uma colher de chá de bicarbonato de sódio.
  • Logo depois disso você deve ligar o aparelho em potência alta por alguns minutos – a duração, na realidade, dependerá de cada micro-ondas. A ideia é que o vapor de água seja aderido às paredes, e você deverá ver o vidro embaçado.

Nesse momento, abra a porta e retire o copo com muito cuidado para não se queimar. Em seguida, você só terá que completar o processo passando um pano de prato por todo o seu interior. O aparelho deve agora estar perfeitamente limpo e, além disso, bem desodorizado.

Use bicarbonato de sódio

Use bicarbonato de sódio para limpar o fogão e o micro-ondas de maneira natural

Esse elemento permite realizar uma limpeza tão rápida e eficaz quanto a do ponto anterior.

  • Você apenas precisa colocar uma colher de bicarbonato de sódio (9 g) sobre uma esponja molhada, e depois passá-la no interior do aparelho.
  • Finalmente, lave com bastante água, e seque as paredes com um pano.
  • Não se esqueça de também remover o prato e as rodas, pois ficam sujos e podem acumular o mau cheiro. Lave-o como um prato normal.

Vinagre para desinfetar

A terceira dica desta lista aponta para outro elemento natural que você certamente tem em sua casa: o vinagre. Com ele, você pode limpar, desinfetar e desodorizar rapidamente o micro-ondas; no entanto, o aroma que vai sair não será tão agradável quanto o do limão.

Do que você precisa?

  • 1 colher de sopa de vinagre branco (15 ml)
  • 1 ½ copo de água (300 ml)

O que você deve fazer?

  • Em primeiro lugar adicione o vinagre branco junto com a água em uma tigela de vidro, e coloque-o no micro-ondas. Ligue-o por 3 minutos em potência alta.
  • Logo depois disso, como no caso anterior, simplesmente limpe com um pano quando o interior estiver resfriado. Se você usar bicarbonato de sódio e água no pano de limpeza, perceberá que será muito mais fácil remover a sujeira.

Em conclusão, a limpeza do fogão e do micro-ondas não requer grandes segredos nem produtos caros. Com um pouco de criatividade e alguns ingredientes específicos, essa tarefa pode ser concluída em questão de minutos.