Limpar o cólon naturalmente: descubra como

5 de janeiro de 2017
Limpar o cólon é fundamental para que todo o nosso organismo funcione corretamente, já que, do contrário, não expulsaremos as toxinas e elas terão um efeito negativo em nossa saúde.

Devido ao tipo de alimentação que mantemos, cada vez mais pessoas sofrem problemas no cólon. Essa é uma das regiões do intestino grosso por onde passam os dejetos da comida que ingerimos.

Por isso, é necessário limpá-lo de vez em quando para excretar os resíduos que se acumularam. Nesse artigo, contamos como fazer isso de maneira natural.

O trabalho do cólon

O cólon fica no final do intestino grosso e é por onde passam os dejetos, justo antes de serem eliminados do organismo.

A função que cumpre é muito simples, mas o problema reside em nossos hábitos alimentares e estilo de vida.

Por quê? Porque o obrigamos a trabalhar mais e vamos enfraquecendo-o dia após o dia. A consequência disso é que não pode cumprir com sua única e fundamental função, e isso causa doenças e transtornos.

Os dejetos e toxinas vão se acumulando nas paredes do cólon e provocam todo tipo de problemas. Desde a prisão de ventre até a indigestão, passando por dores articulares ou de cabeça.

Em casos crônicos, pode até levar a doenças graves nos rins e no fígado.

Para manter o cólon saudável, é preciso prestar atenção na alimentação, que deve ser rica em fibras.

Também é conveniente realizar certos tratamentos de limpeza várias vezes ao ano, para eliminar os resíduos acumulados no intestino.

Recomendamos realizá-lo durante um final de semana, um feriado ou nas férias (em qualquer momento em que esteja em casa).

Não se esqueça de ler: Limpe seu intestino com a combinação destes dois ingredientes

Maçãs para limpar o cólon

maças-limpar-o-colon

A limpeza ou desintoxicação do cólon pode ser um processo um pouco desagradável, porque inclui ir muitas vezes ao banheiro no mesmo dia.

No entanto, a boa notícia é que, se o intestino está limpo e saudável, se sentirá melhor e evitará certas doenças ou transtornos.

Durante todo o processo, deverá beber uma boa quantidade de água para manter a hidratação e ao mesmo tempo ajudar na excreção de dejetos.

Aconselhamos que beba entre 6 e 8 copos (cerca de 2 litros), ao longo do dia.

Se quiser, para começar o dia, consuma em jejum uma xícara de água morna com algumas gotas de suco de limão para acelerar o metabolismo.

A maçã é um dos melhores limpadores do cólon que existe.

Por isso, aconselhamos que realize uma dieta de três dias, durante os quais deve-se consumi-la em grandes quantidades (e em diferentes apresentações, para não enjoar).

Essa fruta, com ou sem casca, in natura ou como suco, é prefeita para evacuar as toxinas.

  • Logo após beber água com limão, consuma um copo de suco de maçã recém-preparado.
  • Em seguida, consuma um copo de água e repita ao longo do dia, até completar os quatro copos de suco e os quatro de água.

Os movimentos intestinais começam a se “animar” graças às pectinas que a maçã possui. Esses componentes rompem as toxinas e favorecem a sua eliminação.

Esse procedimento pode ser feito em qualquer final de semana, como um “começo” de limpeza, mas, em seguida,  é necessário cumprir com a dieta detox por 72 horas.

Os passos são os seguintes:

  • Coma quantas maçãs quiser (cruas e sem nenhuma cobertura).
  • Consuma uma colher de azeite de oliva ao se levantar e outra ao se deitar.
  • Beba, ao menos, três litros de água em diferentes momentos (meia hora antes e meia hora depois de comer as maçãs).
  • Não coma nenhum outro alimento nesses três dias.
  • Ao terminar a dieta, pode ir acrescentando comidas leves e que contenham uma boa quantidade de fibras (sopas, verduras cruas, frutas etc.).
  • Além disso, não se esqueça de beber muita água, diariamente.

Como é um tratamento forte, não deve realizá-lo mais que três ou quatro vezes por ano (a cada três ou quatro meses).

Limpeza do cólon com sal

sal-limpar-o-colon

Este é outro dos tratamentos que podem ser usados para limpar o intestino. A saber, trata-se de uma técnica não recomendada para pessoas que sofrem com pressão alta ou com problemas renais.

A limpeza é realizada durante todo o dia; ao longo do qual deverá permanecer em casa e não fazer nenhum tipo de esforço ou movimento brusco.

Siga estes passos:

  • Ao se levantar, ferva um copo de água (200 ml) e acrescente uma colher de sal marinho (10 gramas).
  • Deixe esfriar o suficiente para não se queimar, e beba lentamente.
  • Talvez sinta dor de cabeça ou náuseas, é normal.
  • Deite-se na cama, se necessário, e massageie levemente o estômago.

Quer saber mais? Leia: Em que momento uma dor de cabeça passa a ser algo preocupante?

Espere alguns minutos (talvez, uma hora) tranquilo, no sofá ou na cama, até que tenha necessidade de ir ao banheiro. Esse processo se repetirá varias vezes ao longo do dia.

Consuma comidas leves durante o dia: sopa de legumes, sucos naturais e chás de ervas. Não coma frituras, carne, farinhas e doces.

Repita a ingestão de água com sal ao meio-dia e à tarde. Trata-se de ficar em casa o fim de semana inteiro, porque irá evacuar várias vezes.

  • Andre, S. B., Rodriguez, T. N., & Moraes Filho, J. P. P. (2000). Constipação intestinal. Rev Bras Medicina57(12).