Como limpar o aço inoxidável de uma forma ecológica?

12 Novembro, 2020
Para limpar o aço inoxidável, podemos usar alguns ingredientes de origem natural. Você tem elementos deste material em casa? Descubra como limpá-los sem expor a sua saúde a produtos químicos industrializados.

Para limpar o aço inoxidável, não é estritamente necessário usar produtos de origem industrial. Embora suas fórmulas costumem ser eficazes, também existem alternativas ecológicas que oferecem resultados interessantes. Seus elementos de aço parecem opacos? Descubra como limpá-los.

O aço inoxidável é um material resistente que geralmente é mantido em boas condições, apesar da passagem dos anos. No entanto, ele não está isento de adquirir uma aparência opaca e suja quando não recebe os devidos cuidados. Descubra abaixo um método simples para deixá-lo brilhando.

Por que é importante limpar o aço inoxidável?

Por que é importante limpar o aço inoxidável?
Quando o aço inoxidável está sujo, fica mais suscetível à ferrugem e à corrosão, degradando o material.

Antes de conhecer a preparação para a limpeza do aço inoxidável, vale lembrar por que é tão importante gastar um pouco de tempo limpando e cuidando dele. Este material costuma ser usado com muita frequência em espaços como a cozinha, devido à sua resistência ao calor e à corrosão.

Além disso, diferentemente de outros tipos de metais, possui uma maior durabilidade, não enferruja rapidamente em contato com a umidade e geralmente não desenvolve manchas. O problema é que ele pode se deteriorar visivelmente quando a sua superfície começa a ficar coberta de gordura, poeira e outros tipos de sujeira.

Essa situação impede que o cromo do aço inoxidável reaja de maneira ideal ao oxigênio no ar, o que evita que a camada protetora impeça a formação da ferrugem. Portanto, quando não tratado adequadamente, o material fica vulnerável à corrosão e ao desgaste.

O que podemos fazer para evitar essa situação? Como cuidar melhor desse material? Sugerimos que você aplique uma técnica simples que permite limpar e polir qualquer elemento deste material: bandejas, pias, geladeiras e superfícies de preparação de alimentos na cozinha.

Método ecológico para limpar o aço inoxidável

Sabão e esponja
O uso de métodos ecológicos para a limpeza do aço inoxidável garante um menor impacto ambiental.

Atualmente, existem muitos produtos para restaurar o brilho dos produtos feitos de aço inoxidável. No entanto, devido à necessidade de reduzir o uso de produtos químicos prejudiciais ao meio ambientemuitos vêm optando por usar soluções ecológicas. 

A boa notícia é que existem ingredientes naturais para a limpeza do aço inoxidável que não custam muito e funcionam bem. Além disso, você pode usá-los em todos os tipos de utensílios ou superfícies deste material. O que você acha de experimentá-los?

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de sal grosso (15 g)
  • Sabão líquido (o necessário)
  • O suco de 1/2 limão
  • Pano de algodão ou toalha macia

Instruções

  • Para limpar o aço inoxidável, use primeiro as colheres de cera de abelha. Esfregue na superfície e deixe solidificar.
  • Quando terminar, polvilhe uma colher de sopa de sal grosso por cima.
  • Em seguida, esfregue vigorosamente com o pano de algodão ou toalha macia. Nesse ponto, você vai perceber que o aço começará a recuperar o seu brilho.
  • No entanto, para deixá-lo completamente limpo, você precisará fazer uma solução com sabão. Combine o sabão líquido com um pouco de água e borrife-o.
  • Em seguida, esfregue novamente com o pano e enxágue. Evite usar esponjas e sabão em pó, pois eles podem arranhar o material.
  • Seque com um pano limpo e, finalmente, esfregue-o com um pano úmido impregnado com suco de limão. As propriedades deste ingrediente são o complemento final para deixar os materiais feitos de aço como novos.
  • Obviamente, para manter o aço inoxidável em perfeitas condições, repita esse processo de limpeza a cada 2 a 3 semanas.

Outras recomendações

Mulher limpando a cozinha
Criar uma rotina de limpeza impedirá que seus elementos de aço inoxidável acumulem aquela ferrugem que é difícil de remover.

Além de usar regularmente o limpador de aço inoxidável da seção anterior, é importante colocar em prática outras recomendações básicas para manter os elementos deste material em ótimas condições. Observe o seguinte:

  • Mantenha uma rotina de limpeza de móveis e utensílios de aço inoxidável com água morna e um pano macio. Além disso, certifique-se de usar uma toalha seca para remover o excesso de água.
  • Sempre limpe na mesma direção do esmalte cromado para evitar manchas e desgaste do material.
  • Se os utensílios tiverem resíduos de gordura ou alimentos, escolha aplicar um pouco de sabão líquido diluído em água morna.
  • Se as superfícies apresentarem marcas de impressões digitais ou manchas de poeira, borrife-as com um pouco de limpador de vidro misturado com água e limpe qualquer excesso com um pano macio. Ficará como novo!

Você já experimentou este método para limpar o aço inoxidável na sua casa? Reúna os ingredientes e veja por si mesmo o quão útil ele pode ser.

  • Cera de abejas. (n.d.). Retrieved May 8, 2019, from http://www.fao.org/3/y5110s/y5110s07.htm
  • Jiménez, F. (2019). Tipos de campanas para la cocina. Retrieved May 8, 2019, from https://midecoracion.com/cocina/tipos-de-campanas-para-la-cocina/