5 usos do limpador de vidro que talvez você não conheça

22 de setembro de 2019
Há alguns usos do limpador de vidro que com certeza você não conhece. Vamos contar quais são neste artigo!

O limpador de vidro foi inventado nos anos 1930, no século passado, e desde então passou a proporcionar a limpeza impecável dos vidros de uma maneira rápida e efetiva. No entanto, você sabe que esse líquido pode ser utilizado para muitas outras tarefas?

O limpador de vidro

Esse líquido, que em sua origem se apresentava somente de cor azul claro e transparente, hoje em dia pode ser encontrada em múltiplas apresentações, com vários componentes e fragrâncias. Em sua origem, era um produto facilmente inflamável, mas mais tarde foi reformulado à base de surfactantes.

O limpador de vidro atual costuma ser comercializado em uma embalagem de plástico que tem um spray para facilitar sua aplicação. Mas, embora seja vendido com o fim específico de limpar os vidros, têm outros usos menos conhecidos que podem te surpreender.

Leia também: Truques simples para organizar a despensa

Usos do limpador de vidro

1. Contra os insetos

Mulher limpando o vidro

Um dos curiosos usos do limpador de vidro é como produto para eliminar e afastar os insetos indesejáveis. Nesse sentido, podemos usá-lo pulverizando diretamente nos insetos ao mesmo tempo que evitamos o forte odor de outros inseticidas.

Além disso, se o limpador contiver amoníaco em sua fórmula, como costuma acontecer, também pode ser útil para repeli-los. Como o odor às vezes pode ser desagradável, podemos aplica-lo nas janelas e portas para manter os insetos longe. 

2. Limpeza de algumas joias

Você sabia que pode usar o limpa-vidros para manter algumas joias como se fossem novas? No entanto, tenha certeza de que são feitas com materiais que não são danificados com amoníaco ou álcool. Por exemplo, é ideal para devolver brilho a um diamante. 

A única coisa com a qual você precisa se preocupar é não deixar o produtor agir por mais de 2 minutos. Para passar, você pode usar, por exemplo, uma escova de dentes. Depois de limpar, enxague bem e seque com algodão ou uma toalha para que suas joias fiquem em perfeitas condições.

3. Usos do limpador de vidro: Desengordurante

Moça limpando a cozinha

A gordura tende a se acumular em determinadas partes da casa e não é fácil de remover. Embora existam produtos desengordurantes específicos para remover gordura, também podemos simplificar e usar nosso limpa-vidros habitual. 

A gordura que se acumula no fogão, nas panelas, nas frigideiras, no balcão ou, até mesmo, no carro, vai desaparecer com facilidade com esse produto. No entanto, depois de aplicar você deve limpar bem com água para que não sobrem restos desse produto cáustico. 

4. Para dar brilho ao chão e aos azulejos

Outro dos usos do limpador de vidro é como produto destinado a dar brilho ao chão quando for de granito ou mármore. Só é preciso diluir o limpador com água do mesmo modo que você faz com o produto que usa para limpar o chão. Em contrapartida, não se recomenda seu uso em madeira ou outras superfícies que podem ser danificadas com amoníaco.

Do mesmo modo, esse limpador também é ideal para dar brilho aos azulejos, por exemplo, do banheiro ou da cozinha. No banheiro, também podemos usá-lo no vaso sanitário ou na banheira, deixando agir por alguns minutos no caso de manchas difíceis.

Leia também: 5 soluções para limpar a casa sem produtos químicos

5. Para a sujeira mais rebelde

Limpavidros para deixar a roupa branca

Por fim, entre os usos do limpador de vidro, encontramos muitos outros bastante curiosos e eficientes:

  • Tirar manchas das roupas (exceto em tecidos de seda ou lã). É efetivo, inclusive, para as manchas mais rebeldes, como as de tomate ou sangue. E também para manchas em tapetes, se estes não forem de lã.
  • Brinquedos de crianças. Usando o limpador de vidro, garantimos a eliminação de bactérias.
  • Apagador de quadro branco. Para aquelas marcas que ficam no quadro branco e não saem por nada.
  • Móveis externos.
  • Tábua de cortar alimentos.

Agora já conhecemos os diferentes e surpreendentes usos de um produto que quase todos nós temos em casa. Com todas essas utilidades, podemos simplificar a quantidade de produtos de limpeza que usamos. Além disso, também podemos adicionar poucas gotas de algum óleo essencial da nossa fragrância favorita.

  • Papa, Y. (2018). 6 trucos para limpiar la casa en poco tiempo. Retrieved May 23, 2019, from https://midecoracion.com/casas/6-trucos-para-limpiar-la-casa-en-poco-tiempo/
  • Moreira, A. (2019). Cómo quitar manchas en ropa blanca. Retrieved May 23, 2019, from https://eresmama.com/como-quitar-manchas-en-ropa-blanca/