Logo image
Logo image

Como lidar com um filho respondão

2 minutos
Gritar nunca é uma boa opção. Existem vários motivos que interferem no comportamento das crianças respondonas.
Como lidar com um filho respondão
Última atualização: 10 janeiro, 2023

Como lidar com um filho respondão? Nesse momento, muitos pais ficam sem saber o que fazer e acabam testando várias possibilidades que nem sempre dão bons resultados.

Todas as crianças, em alguma fase da vida, ficam um pouco respondonas, com expressões surpreendentes na ponta da língua para contrariar os pais.

É uma situação incômoda, mas não é um bicho de sete cabeças. Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para lidar com isso. No entanto, existem algumas maneiras de inibir esse tipo de comportamento. Veja as dicas:

Mantenha a compostura

Mantenha a calma. Você não precisa aturar o mal comportamento do seu filho, mas é preciso ficar atento a como você reage ao que ele fizer.

Se você for muito tolerante com a atitude da criança, o mais comum é que isso vá se tornando um hábito. Por outro lado, se você for muito rigoroso, a criança pode entender que não pode se expressar.

Tente não gritar e não fazer ameaças. É importante ressaltar que crianças que começam a responder estão sentindo emoções intensas que não são capazes de compreender, então elas se expressam de uma maneira que faz aliviar as emoções. Respire fundo e conte até 10. Além disso, evite discussões em público.

Encontre a causa

Converse com seu filho. A causa pode estar enraizada em algo não relacionado a você. Pergunte como ele está, se houve algo na escola que queira dividir com você, por exemplo. Dê espaço para ele refletir sobre o momento pelo qual está passando e mostre que você é um porto seguro no qual ele pode confiar.

Lembre-se também de que ele pode estar apenas replicando algo que viu outra criança ou um adulto fazer. As crianças ainda estão aprendendo o que é certo e o que é errado.

Filho respondão: explique o que é aceitável

Seja explícito sobre o que seu filho pode dizer ou não. Mostre que não há problema em conversar sobre o que está sentindo, nem dizer que está cansado ou com raiva.  No entanto, isso não deve ser feito em forma de xingamento. Xingar, gritar, ou dizer para você ir embora é inaceitável.

Determine as consequências

Frases e comportamentos inapropriados podem trazer consequências. Estabeleça também os limites e mostre que se eles forem ultrapassados haverá consequências. Por exemplo, perder alguns privilégios, fazer algumas tarefas, ir para cama mais cedo, etc. Tudo isso para que a criança não seja pega de surpresa quando for punida.

Crianças aprendem pelo exemplo

O mais importante é lembrar que os adultos são os espelhos das crianças. Elas aprendem imitando o que veem, principalmente em casa. Se você trata alguém mal na frente do seu filho, ele vai internalizar que é daquela maneira que ele deve tratar as pessoas.

Molde o comportamento dos seus filhos através das suas atitudes. E não se esqueça de elogiá-los sempre. Eles precisam se sentir bem consigo mesmos para lidar melhor com as situações do dia a dia.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.