Como fazer pipoca?

Estamos falando de um dos lanches mais populares, leves e saudáveis que você pode encontrar. Saiba como fazer pipoca da forma correta para evitar grandes quantidades de sal, gorduras e açúcar.
Como fazer pipoca?

Última atualização: 26 Março, 2021

Você reserva este alimento para as sessões de cinema? Costuma comprá-la pronta ou é uma daquelas pessoas que usa o micro-ondas para esquentar um saco e pronto? Você sabia que também pode fazer pipoca em casa de forma fácil, rápida e barata? 

O melhor de tudo é que, assim, poderá controlar as porções e a quantidade de sal e gordura que adiciona à elas. Apresentamos algumas dicas para fazer este delicioso aperitivo em casa, ideias para dar-lhe um toque diferente, e também analisamos o seu valor nutricional.

O que a pipoca oferece: nutrientes e benefícios

Este lanche tão conhecido e consumido em todo o mundo é feito a partir dos grãos do milho. Este é um tipo especial que explode quando exposto ao calor. É, portanto, um alimento integral que tem suas próprias propriedades nutricionais e até alguns benefícios para a saúde:

  • É composto principalmente por carboidratos, 9 gramas de proteínas e 5 gramas de gorduras (monoinsaturadas e poli-insaturadas).
  • Fornece vitaminas do complexo B e minerais como magnésio, fósforo, zinco e cobre.
  • Possui polifenóis antioxidantes, que protegem as células dos danos dos radicais livres.
  • Possui uma boa quantidade de fibra. Observou-se que a sua ingestão regular reduz o risco de problemas como hipertensão, doença coronariana, derrame, diabetes e obesidade.
  • Pode ajudar a reduzir o peso corporal se substituir outros lanches mais calóricos. Além disso, apresenta uma capacidade de saciedade superior à das batatas fritas industrializadas.

Todas essas propriedades se devem aos nutrientes que o grão de milho possui. Portanto, trata-se de um bom alimento se consumido em quantidades moderadas e na sua receita básica. As coberturas e condimentos, como o chocolate, o mel ou o queijo, devem ser guardadas para ocasiões específicas. Para o dia a dia, um toque especial pode ser obtido com orégano, especiarias ou um pouco de cacau em pó.

Filme com pipoca
A pipoca pode ser preparada para acompanhar um filme em casa, e não necessariamente no cinema.

Como fazer pipoca em casa

3 ingredientes básicos e 3 etapas: isso é tudo que precisamos para preparar este aperitivo. A pipoca pode ser armazenada por um longo período de tempo para responder a qualquer desejo inesperado.

Ingredientes necessários

O primeiro passo é conseguir os grãos de milho certos para fazer a pipoca. Esse ponto é muito importante, caso contrário, eles não incharão.

Eles podem ser encontrados em muitas lojas de atacado especializadas. Também são vendidos já embalados em supermercados e em lojas de departamento.

Os outros dois ingredientes de que necessitamos são sal e uma pequena quantidade de azeite de oliva extravirgem. Este tipo é o mais recomendado pois resiste bem a altas temperaturas e é uma opção saudável, que pode ser encontrada no mercado.

Utensílios de cozinha

Nesse caso, a lista é novamente curta e concisa. Para fazer pipoca em casa, basta ter uma panela grande com tampa. Os grãos requerem espaço suficiente para crescer à medida que multiplicam seu volume. Para servir, você pode usar uma tigela de salada ou recipientes pequenos.

3 passos a seguir para preparar a receita

A seguir, detalhamos o preparo básico desse snack em casa. Uma vez prontas, as pipocas podem ser personalizadas de várias maneiras. Com as quantidades abaixo, você vai obter uma tigela de pipoca suficiente para comer como lanche entre 4 pessoas. Se forem verdadeiros fãs de pipoca, é aconselhável aumentar as quantidades.

  1. Despeje entre 2 e 3 colheres de sopa de óleo na panela ou recipiente escolhido. Essa quantidade é necessária para criar vapor suficiente. Leve ao fogo médio.
  2. Adicione meia xícara de grãos de milho. Misture os grãos com o óleo e mexa de vez em quando, até que comecem a ficar corados. Tampe a panela e deixe-os até que estourem.
  3. A pipoca faz seu barulho característico após cerca de dois minutos. Neste momento, agite a panela de cabeça para baixo e misture bem. Espere um pouco mais, mas se sair fumaça por baixo da tampa, é preciso baixar o fogo. Quando o ruído for menos frequente, retire do fogo e abra a tampa para que elas não amoleçam. Despeje imediatamente em uma tigela para servir.
Tigela com pipoca
A preparação deste alimento é simples, por isso não há desculpas para não fazê-lo em casa.

Como conseguir um aperitivo personalizado

A pipoca sem nenhum ingrediente adicionado e com o seu toque de sal já é um petisco saboroso e aromático. No entanto, muitas pessoas gostam de explorar novas combinações e sabores. Outras, por outro lado, a consomem com tanta frequência que desejam mais variedade. Sem problemas, pois se trata de um alimento fácil de temperar com alguns condimentos.

Embora todos tenham suas combinações favoritas, aqui estão algumas idéias para adicionar um toque especial:

  • Sabor de queijo: adicione um pouco de óleo e rale o queijo por cima. A levedura nutricional tem um efeito parecido, mas na versão vegana.
  • Pimenta em pó: ou em flocos, se quiser um toque picante.
  • Mistura de especiarias:  a imaginação e os gostos pessoais entram em jogo: pimenta, açafrão, curry, massalas.
  • Ao vinagrete: basta preparar um vinagrete simples ou dar-lhe um toque especial, como mostarda ou mel. 
  • Para os amantes de doces: derreta alguns gramas do seu chocolate favorito e misture com a pipoca depois de cozida. Também se consegue o mesmo efeito polvilhando cacau em pó.

Fazer pipoca em casa é fácil

Para fazer uma pipoca caseira, basta ter os grãos de milho certos, sal e azeite. Eles podem ser cozidos em qualquer panela grande com tampa, pois precisam de espaço para crescer. Em poucos minutos, a pipoca estará pronta para ser saboreada.

Este é um lanche muito consumido que, elaborado em casa, pode ser uma opção saudável para comer entre as refeições. Mesmo que você siga uma dieta para perder peso, poderá adicioná-las ao seu plano alimentar. Com os ingredientes certos, sem exagerar no sal e no azeite, poderá apreciá-las sem problemas.

Pode interessar a você...

As pipocas de microondas são boas para a saúde?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
As pipocas de microondas são boas para a saúde?

As pipocas de milho feitas em casa são muito mais saudáveis e evitam a ingestão de toxinas e óleos hidrogenados que, ainda que não sejam descritos ...



  • Anderson J.W, et al. Health benefits of dietary fiber. Nutrition Reviews. Abril 2009. 67(4):188-205.
  • Coco MG Jr, Vinson JA. Analysis of Popcorn (Zea mays L. var. everta) for Antioxidant Capacity and Total Phenolic Content. Antioxidants (Basel). Enero 2019. 8(1):22.
  • Grandjean A.C, et la. Popcorn consumption and dietary and physiological parameters of US children and adults: analysis of the National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) 1999-2002 dietary survey data. Journal of the American Dietetic Association. Mayo 2008. 108(5):853-6
  • Nguyen V,  et al. Popcorn is more satiating than potato chips in normal-weight adults. Nutrition Journal. Setiembre 2012. 11:71.