Como fazer óleo de alho em casa: receita e usos

O óleo de alho é um produto natural que pode ser utilizado para temperar pratos e promover a saúde. Vamos mostrar como prepará-lo e quais são seus benefícios mais importantes. Não perca!
Como fazer óleo de alho em casa: receita e usos

Última atualização: 26 Fevereiro, 2021

Fazer o óleo de alho em casa nos permite ter à mão um produto versátil, ideal para temperar pratos e melhorar a saúde. Embora não seja tão popular como os outros óleos, essa preparação concentra nutrientes e propriedades que podem contribuir para o nosso bem-estar. Você ainda não experimentou?

O que é óleo de alho?

O óleo de alho é um produto natural que podemos fazer em casa a partir de bulbos de alho e óleos saudáveis ​​como o de oliva. Graças ao seu sabor particular, é um produto que podemos utilizar posteriormente para temperar carnes, saladas, ensopados e muitas outras receitas.

Da mesma forma, devido à sua qualidade nutricional e suas propriedades, também podemos utilizá-lo como um remédio complementar para melhorar a nossa saúde. Embora não apresente efeitos “milagrosos” ou semelhantes, seu consumo moderado pode contribuir para a prevenção e o tratamento de algumas doenças.

Propriedades nutricionais do alho

Como preparar óleo de alho

Como alimento, o alho é valorizado por sua interessante qualidade nutricional. De acordo com informações do banco de dados de alimentos, publicado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o alho contém:

  • Fibra
  • Selênio
  • Vitamina C
  • Manganês
  • Vitamina B6
  • Em menor quantidade: cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1

Por outro lado, como mostra um artigo publicado em Avicenna Journal of Phytomedicine, o alho possui outros compostos saudáveis, como a alicina, que possui efeitos imunomoduladores, antimicrobianos, antioxidantes e anti-inflamatórios.

Como fazer óleo de alho?

Como havíamos antecipado, para fazer o óleo de alho só precisamos de alho fresco e azeite, de preferência extra virgem. Além disso, para melhores resultados, também sugerimos usar um pouco de suco de limão espremido na hora.

Ingredientes

  • 6 cabeças completas de alho
  • 2 xícaras de azeite de oliva extra virgem (500 ml)
  • ½ copo de suco de limão (100 ml)

Modo de preparo

  • Primeiro lave bem os alhos com água morna abundante. Deixe repousar por uns 20 minutos, sem mexer.
  • Passado esse tempo, comece a retirar a pele de cada bulbo até deixar tudo descoberto. Coloque-os em uma bandeja pequena e preaqueça o forno em 180 ºC.
  • Cozinhe os alhos por 15 minutos e deixe esfriar um pouco.
  • Despeje em um recipiente o conteúdo da xícara de suco de limão e depois os alhos. O limão ajudará a neutralizar um pouco o odor forte.
  • Em seguida, coloque também o azeite de oliva extra virgem no recipiente e misture com os alhos.
  • Volte a introduzi-lo no forno, com a mesma temperatura, durante 5 minutos.
  • Retire, deixe esfriar e coe. Para terminar, introduza novamente os alhos no recipiente de vidro.

Usos do óleo de alho

Potinho com óleo de alho

O produto obtido ao combinar alho com azeite pode ser utilizado para temperar receitas. Porém, além disso, podemos aproveitá-lo como aliado na promoção da saúde. Claro, não é um tratamento de primeira linha para doenças nem se trata de um produto curativo.

Simplesmente, quando incluído como parte da dieta regular, é algo benéfico. Por exemplo, uma revisão publicada na Nutrition Research Reviews sugere que o alho em pó, o alho envelhecido e o óleo de alho têm efeitos antiplaquetários e anticoagulante. Portanto, podem contribuir para uma melhor circulação sanguínea e uma boa saúde cardiovascular.

Enquanto isso, uma pesquisa na revista médica Advances in Therapy indica que os suplementos com alho podem reduzir o número de resfriados em 63% em comparação com um placebo. Isso, aparentemente, graças à sua capacidade de estimular o sistema imunológico.

Também é um bom aliado para minimizar o impacto dos radicais livres no organismo. A revista científica Journal of Nutrition sugere que seus antioxidantes protegem o corpo contra o dano oxidativo, reduzindo o risco de envelhecimento prematuro e doenças.

Descobrimos que fazer óleo de alho vai além de seus usos na gastronomia. Seu consumo moderado, por exemplo, uma colher de chá por dia, contribui para a promoção da saúde. Em todo caso, não é um tratamento para doenças, mas um complemento para manter o bem-estar.

Pode interessar a você...
5 óleos essenciais e seus benefícios
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 óleos essenciais e seus benefícios

Existem muitos óleos essenciais que oferecem muitos benefícios para a nossa saúde. Atualmente muitas pessoas usam os óleos essenciais de diferentes...



  • Bayan L, Koulivand PH, Gorji A. Garlic: a review of potential therapeutic effects. Avicenna J Phytomed. 2014;4(1):1–14.
  • Morales-González JA, Madrigal-Bujaidar E, Sánchez-Gutiérrez M, et al. Garlic (Allium sativum L.): A Brief Review of Its Antigenotoxic Effects. Foods. 2019;8(8):343. Published 2019 Aug 13. doi:10.3390/foods8080343
  • Tsai, C. W., Chen, H. W., Sheen, L. Y., & Lii, C. K. (2012). Garlic: Health benefits and actions. BioMedicine (Netherlands). https://doi.org/10.1016/j.biomed.2011.12.002
  • Rana, S. V., Pal, R., Vaiphei, K., Sharma, S. K., & Ola, R. P. (2011). Garlic in health and disease. Nutrition Research Reviews. https://doi.org/10.1017/S0954422410000338
  • Amagase, H., Petesch, B. L., Matsuura, H., Kasuga, S., & Itakura, Y. (2001). Intake of Garlic and Its Bioactive Components. The Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1093/jn/131.3.955s