Conheça os benefícios do suco de alho

5 de dezembro de 2018
O suco de alho tem propriedades antibacterianas e antifúngicas e impede a formação de coágulos, protegendo assim a nossa saúde cardiovascular. Ele também pode evitar o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Você já provou o suco de alho? Os benefícios medicinais que o alho oferece à saúde são conhecidos no mundo todo há vários séculos.

Afinal, ele contém uma grande quantidade de substâncias que fornecem ao organismo as ferramentas indispensáveis para manter seu bom funcionamento.

A melhor maneira de aproveitar os benefícios do alho é consumindo seu suco cru. Isso porque quando consumido como condimento, a maioria de suas propriedades se perde na cocção.

Entre os componentes do alho podemos destacar as vitaminas A, B6, C e E, além dos minerais como cálcio, cobre, enxofre, magnésio, ferro, potássio, selênio e fósforo.

Usos medicinais do alho

Entre os usos mais destacados do suco de alho, podemos encontrar o que é de grande ajuda para tratar as pessoas que sofrem de constantes resfriados, asmas e outras complicações do sistema respiratório.

Afinal, o alho aumenta as defesas do organismo, tornando-o muito mais resistente ao ataque de muitos vírus e bactérias que se encontram no ambiente.

O consumo frequente do suco de alho ajuda a prevenir doenças do sistema circulatório. Ele é bastante eficiente para manter uma boa saúde cardiovascular, mantendo a pressão arterial nos níveis adequados e aumentando o colesterol bom. Isso evita que se acumulem quantidades exageradas de gordura nas artérias.

Além disso, também reduz a possibilidade de formação de coágulos nas artérias, o que é muito útil para prevenir os derrames cerebrais que, na maioria dos casos, geram um dano irreversível.

Vários estudos demonstraram que quem consome diariamente o suco de alho, apresenta menor risco de desenvolver alguns tipos de câncer, como por exemplo de pulmão, de estômago e de cólon.

Por fim, também sabe-se que seus poderosos componentes possuem propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e antimicrobianas, por isso combate a todo tipo de infecções.

Como tomar o suco de alho?

como tomar e preparar o suco de alho

O suco de alho pode ser preparado da seguinte maneira:

  • Duas ou três cenouras
  • Dois dentes de alho
  • Uma maçã
  • Alguns ramos de salsinha
  • Um pedaço pequeno de gengibre

Primeiramente, bata todos os ingredientes no liquidificador com dois copos de água. Em seguida, tome o suco em jejum todos os dias.

Outro exemplo de suco com alho pode ser:

Primeiramente, bata tudo com um copo de água. Em seguida, tome em jejum.

Leonêz, A. C. (2009). Alho: alimento e saúde.
Silva, E. Y. Y. D. (2009). Propriedades funcionais “in vitro” e “in vivo” de alhos frescos e processados.
Cruz, A. C. R. D. (2015). Potencial terapêutico do alho (Doctoral dissertation).