Como fazer as unhas com resultados profissionais

Ter unhas bonitas e saudáveis é o resultado de uma série de cuidados básicos, entre os quais está o de fazer as unhas. Que tal aprender como fazê-las em casa?
Como fazer as unhas com resultados profissionais

Última atualização: 22 abril, 2022

Fazer uma sessão de spa das unhas é bastante relaxante. Nada melhor do que reservar um tempo para os cuidados pessoais e para embelezar as unhas. De fato, há quem se atreva a fazer as próprias unhas, principalmente quando não há tempo suficiente para o deslocamento até o salão de beleza. Mas como podemos obter resultados profissionais? Vamos te contar a seguir!

Para começar, é preciso considerar que praticar é decisivo para aprender a executar corretamente cada etapa do processo de fazer as unhas. Além disso, também é essencial contar com as ferramentas adequadas, tais como cortador de unhas, lixa, broca de unhas, removedor de cutículas, esmaltes, removedor de esmalte, entre outros itens. Que tal experimentar? Tome nota!

Passo a passo para fazer as unhas com resultados profissionais

Atualmente, fazer as unhas vai muito além de apenas exibir mãos bonitas; um dos seus objetivos é contribuir para a saúde e o bem-estar das mãos e unhas. E, embora o ideal fosse fazer as unhas com um profissional, também existem passos básicos para fazê-las em casa. Tudo é uma questão de prática.

1.  Preparar as ferramentas adequadas

Conforme já mencionamos, é essencial contar com todas as ferramentas que permitem a intervenção nas unhas. Além disso, elas devem ser devidamente esterilizadas antes de iniciar o processo. Os itens básicos são os seguintes:

  • Lixa.
  • Cortador de unhas.
  • Alicate de cutículas.
  • Broca de unhas (para um acabamento mais profissional).
  • Creme para as cutículas.
  • Esfoliante para as mãos.
  • Removedor de esmalte.
  • Algodão.
  • Base para as unhas.
  • Esmaltes (com as cores da sua preferência).
  • Secante de esmalte.

Sem dúvida, também é conveniente contar com uma mesa e um espaço confortável. Então, com tudo em mãos, já podemos seguir adiante.

2. Preparar as unhas

Em primeiro lugar, você deve remover o esmalte das suas unhas – se estiver usando um – com a ajuda de um pouco de algodão e removedor de esmalte. É preciso retirar todo o produto para obter um bom acabamento quando você fizer as unhas.

Uma vez que isto tenha sido feito, corte e lixe as unhas com delicadeza. Evite arrastar a lixa de um lado para o outro porque isso pode enfraquecer as unhas. Lixe as unhas com o formato que você mais gosta, seja ele amendoado, quadrado ou com bordas ligeiramente arredondadas.

Se você tiver uma broca de unhas, use-a para polir a superfície cuidadosamente, sobretudo se houver pontos irregulares. Caso você não tenha essa ferramenta, poderá utilizar uma lixa. O importante é que isso seja feito com delicadeza para não afetar a proteção natural das unhas.

3. Lavar e esfoliar

Quando as unhas estiverem prontas, coloque-as de molho em uma tigela com água morna e um pouco de sabonete neutro. Deixe de molho durante cerca de 5 minutos e depois seque bem. Então, aplique um creme para cutículas e deixe agir por mais alguns minutos. Depois desse tempo, use o empurrador de cutículas ou um palito de laranjeira. Por fim, corte o excesso com o alicate de cutículas. Sempre com cuidado.

Para finalizar este passo, aplique uma boa quantidade de creme esfoliante nas mãos e esfregue-as bem, para cobrir também as unhas. Finalmente, enxague, seque bem e passe uma camada de creme hidratante nas mãos.

4. Pintar as unhas

Com as unhas preparadas, é hora de pintar. Primeiramente, aplique a base fortalecedora e deixe secar um pouco. Então, prossiga com a aplicação do esmalte da cor que você preferir. O ideal é passar camadas bem finas para que não se formem grumos ou bolinhas. Geralmente bastam 2 camadas; no entanto, podem ser até 3. Feito isso, finalize aplicando o secante para acelerar a secagem.

Então, que tal fazer as suas próprias unhas?

A estética das unhas se tornou uma carta de apresentação no meio social. Por isso, vale a pena dedicar um pouco de tempo para fazer as unhas. Além disso, fazer este processo regulamente permite manter as unhas limpas, fortes e bonitas.

This might interest you...
7 maneiras de prevenir a micose nas unhas
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
7 maneiras de prevenir a micose nas unhas

Como a micose nas unhas é difícil de tratar, o mais recomendável é prevenir ou tratá-la o mais rápido possível, caso venha a aparecer.