Como entender se estou pronta para ter um bebê?

· 3 de maio de 2019
Muitas mulheres se perguntam se estão realmente preparadas para ser mães. Saber disso não é fácil, não é?

Você já conversou com seu parceiro sobre a possibilidade de ser pai e ainda está em dúvida? Gostaria de saber se está pronta para ter um bebê? A realidade é que a resposta para essa pergunta está dentro de você. Por isso, ninguém melhor do que você pode responder.

No entanto, podemos tentar ajudá-la na busca da resposta verdadeira à sua pergunta! Assim, continue lendo para descobrir os sinais que mostram que você está pronta para engravidar.

Pronta para ter um bebê…ou não?

Como já dissemos, não há ciência exata que possa lhe assegurar uma resposta. Ter um bebê é uma decisão totalmente pessoal! Mas, apesar disso, existem alguns sinais que podem ajudá-la a avaliar se você está pronta ou não para embarcar nesta aventura. Vamos descobri-los juntas?

1. Você quer ter um bebê

Mulher que quer ter um bebê

O primeiro passo para saber se você está pronta para ter um bebê é refletir se você realmente quer isso! Parece óbvio, mas não é assim. Você quer ser mãe? Você está disposta a colocar algumas coisas de lado (como, por exemplo, dormir por 8 horas seguidas) por seu bebê?

Ter um filho é maravilhoso e, ao mesmo tempo, uma enorme responsabilidade. Por isso, avalie se você realmente quer, se é um desejo do seu parceiro ou se você sente que “o arroz queimou”.

Você vê um bebê e sente uma sensação de calor que inunda seu corpo e faz você sorrir? Quando uma amiga lhe diz que vai ser mãe, você fica feliz por ela, mas ao mesmo tempo sente uma pontada de inveja? Se suas respostas forem positivas, você parece pronta para ter um bebê.

Leia também: «7 mitos mais famosos sobre gravidez»

2. Está disposta a adaptar sua vida ao seu filho

Durante a gravidez, você deve seguir um estilo de vida saudável.

Sim, é exatamente o que você está lendo. A vida de uma mãe muda radicalmente. Mulheres fumantes devem parar de fumar pelo bem do bebê e, além disso, é preciso saber que o álcool não é compatível com uma gravidez saudável.

Além disso, pelo menos durante a primeira vez, você deve renunciar a folia e sua vida será preenchida com fraldas…mas também com sorrisos, gargalhadas e um amor que você nunca sentiu antes.

Ser mãe não significa desistir de sua vida e dos prazeres dela. No entanto, é verdade que sua vida vai mudar e não será mais aquela que você conhece. Assim, você está disposta a mudar sua vida para responder às necessidades do seu filho? Te custaria desistir dos prazeres que você tem hoje (beber, fumar, sair tarde …) em troca de ter um filho? Pense nisso.

3. Você tem estabilidade econômica

Outro ponto a ter em mente para saber se você está pronta para ter um bebê é considerar se você e seu parceiro têm estabilidade econômica. Vocês têm empregos fixos ou temporários? É importante que você considere que procurar uma criança aumentará as despesas do casal. Você deve, por exemplo, comprar um berço, roupas, fraldas, carrinho de bebê e muitas outras coisas. Você pode arcar com as despesas?

Talvez te interesse ler também: «Como identificar seus dias férteis e engravidar»

4. Você é emocionalmente estável

Não há nada mais desestabilizador do que ser mãe. É um sentimento difícil de explicar que engloba um imenso amor, uma enorme fadiga e um inexplicável medo de cometer erros. Você é uma pessoa emocionalmente estável que sabe enfrentar os desafios com calma? Você sabe administrar suas emoções?

5. Seu parceiro também quer um bebê

Consultar o seu parceiro deve ser um passo essencial.

Se você está em casal, lembre-se que ter um filho é uma decisão de dois. Por isso, não apresse seu parceiro, cada pessoa tem seus tempos. Fale sem pressão, compartilhe o que você sente e o que acontece com você. Uma criança é uma decisão do casal e para toda a vida.

6. Você tem uma tribo

O conceito de tribo refere-se à contenção emocional e ajuda diária. Uma tribo acompanha, ajuda, levanta a mãe quando ela precisa. Por isso, sua mãe, sua sogra, suas cunhadas e seus amigos desempenham um papel importante em sua vida. Na era da tecnologia, também existem comunidades online de mães que compartilham experiências, dúvidas e medos.

Todas essas mulheres, de carne e osso que estão ao seu lado e aquelas que irão acompanhá-la através de uma tela, serão seu apoio, sua contenção além de seu parceiro. Assim, serão essas mulheres que te escutarão e entenderão quando você precisar fazer catarse.

Por fim, agora que você leu os sinais que podem fazer você perceber que está pronta, o que acha? Se sente pronta para ter um bebê? Se assim for, boa sorte na busca!