Como diminuir as rugas com remédios caseiros

· 1 de setembro de 2017
Para evitar o aparecimento de rugas ou diminuir as já existentes, devemos combinar alguns hábitos saudáveis com a aplicação de diferentes remédios naturais que nos ajudarão a esticar a pele.

À medida que envelhecemos, a pele perde colágeno e elastina; por isso fica cada vez menos flexível e mais enrugada. Se a isso somarmos alguns hábitos cotidianos como, por exemplo, fumar, expor-se ao sol ou franzir o cenho, é mais provável que o rosto deixe de ser jovem. Neste artigo, contaremos como diminuir as rugas com remédios caseiros.

Mude seus hábitos para diminuir as rugas

Além de remédios caseiros e de tratamentos, também é muito importante melhorar alguns hábitos se quisermos ter uma pele mais suave e jovem:

Evitar se expor ao sol

Isso não quer dizer que não podemos “pegar um bronze”, mas que devemos ter cuidado e não passar horas ao sol sem proteger a pele. Os raios UV aceleram o processo de envelhecimento.

Não fumar

Quando você fuma, a boca realiza um movimento específico… e os arredores dos lábios enrugam! Se multiplicarmos este fato pela quantidade de vezes que isso é repetido, é fácil compreender porque aparecem as “marcas”.

Além disso, os agentes tóxicos que se adicionam ao tabaco, impedem uma boa oxigenação dos tecidos.

Leia também: 8 motivos para parar de fumar agora mesmo

Esfoliar

Esfoliar a pele pode ajudar a diminuir as rugas

Devemos começar com as esfoliações e as limpezas profundas da pele a partir dos 30 anos se não quisermos ter o rosto cheio de rugas quando tivermos 50 ou 60 anos.

Lembre-se de que os resto de maquiagem, o pó, a transpiração, e a sujeira se acumulam e obstruem os poros. Ao eliminar as células mortas, nossa pele estará mais saudável e menos enrugada.

Descansar

Durma 7 horas seguidas todas as noites já que, do contrário, o corpo produzirá mais cortisol. Este hormônio, além de nos deixar em estado de alerta, decompõe as células.

A falta de sono também é culpada pelo aparecimento das olheiras e de impedir que a epiderme se recupere dos danos sofridos ao longo do dia.

Alimentação saudável

Se não quisermos ter rugas na pele, devemos nos alimentar de forma equilibrada. Isso significa deixar de lado as frituras, o café, os doces e as farinhas.

Procure aumentar o consumo de:

  • Frutas
  • Verduras
  • Peixes azuis
  • Cereais e grãos integrais.

Comer um pouco de chocolate de vez em quando pode te proteger de danos solares.

Remédios caseiros para diminuir as rugas

Como complemento aos bons hábitos para diminuir as rugas, você pode utilizar alguns remédios caseiros que ofereceremos a seguir:

1. Máscara de cenoura

A cenoura contém antioxidantes que previnem o envelhecimento da pele. Pode ser consumida crua em saladas ou sucos, e também ser aplicada no rosto como máscara.

Ingredientes

  • 2 cenouras médias
  • Uma xícara de água (250 ml)

Modo de preparo

  • Tire a casca das cenouras e corte-as em rodelas.
  • Coloque-as no liquidificador e acrescente a água.
  • Bata bem até formar um creme homogêneo.
  • Aplique na pele limpa e seca com a ajuda de um algodão.
  • Deixe agir por 10 minutos e depois enxágue com água morna.
  • Repita uma ou duas vezes por semana antes de ir dormir.

2. Azeite de oliva

O azeite de oliva pode ajudar a diminuir as rugas

Este ouro em forma de líquido possui muitos benefícios para a pele devido ao seu fornecimento de gorduras essenciais.

Algumas mulheres o utilizam como demaquilante, embora também possa servir para diminuir o ressecamento da pele. Não é recomendável caso você tenha uma pele oleosa.

O que você deve fazer?

  • Para aproveitar seus benefícios, você só precisa embeber um pouco de algodão com azeite de oliva e passar no rosto depois do banho. Não é preciso enxaguar.
  • Você também pode utilizar óleo de amêndoas, já que ele possui propriedades hidratantes e nutritivas semelhantes às do azeite.

3. Loção de leite

O leite possui alfa-hidroxiácidos (AHA) que ajudam na eliminação de células mortas, ao mesmo tempo que estimulam a produção de colágeno. Assim, proporcionam à pele mais elasticidade e jovialidade.

O que você deve fazer?

  • Se quer eliminar as rugas, molhe um pano ou um pouco de algodão em um pouco de leite (frio ou a temperatura ambiente) e aplique no rosto limpo.
  • Após 10 minutos, enxague com água morna.

4. Aloe vera

O gel de aloe vera possui muitas propriedades e melhora a saúde da pele de forma natural. Não é apenas útil para tratar feridas ou eczemas, mas também para diminuir as rugas.

Isso se deve ao fato de que o aloe vera é um regenerador por excelência.

O que você deve fazer?

  • Todas as noites, antes de dormir, espalhe um pouco do gel interno de um talo (abra-o pela metade com cuidado) no rosto. Não é preciso enxaguar.
  • Deixe agir durante toda a noite.

Visite também este artigo: Máscaras de aloe vera para cada tipo de pele

5. Chá de damianaO chá de damiana pode ajudar a diminuir as rugas

É dito que a damiana (Turnera diffusa) é “a fonte da juventude eterna”. Por isso, muitas mulheres consomem infusões feitas com essa planta. Também pode servir como um remédio caseiro externo para atenuar as rugas.

Quando o chá estiver pronto, deixe esfriar e passe no rosto e no pescoço com um algodão.

6. Máscara de clara de ovo

O ovo possui muitos nutrientes e, por isso, está presente em vários produtos de beleza, tanto para a pele como para o cabelo.

Com uma clara de ovo você consegue um “lifting” caseiro em questão de minutos.

Basta aplicá-lo no rosto e deixar agir por 20 minutos. Depois retire com água morna. Logo depois você conseguirá notar a pele mais macia.

  • Para esfoliar, você pode combinar uma clara de ovo batida com um pouco de aveia para formar uma pasta.
  • Aplique com movimentos circulares e deixe por 15 minutos.
  • Enxágue com água morna e em seguida aplique seu creme habitual.
  • Carreiro, E. M., Soares, I. L. D. O., Silva, R. M. V., Oliveira, G. M. C. De, Santos, G. G. C., Moraes, M. D. F. S. De, & Meyer, P. F. M. (2012). Tratamento De Rejuvenescimento Facial Pela Estética E Fisioterapia Dermato Funcional: Estudo De Caso. Catussaba - Revista Científica Da Escola Da Saúde. https://doi.org/10.1103/PhysRevLett.56.777